Velocidade escalar média
+3
William Carlos
denisrocha
Leonardo Sueiro
7 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 3 de 5
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Velocidade escalar média
Relembrando a primeira mensagem :
gab: 8m/s
gab: 8m/s
Leonardo Sueiro- Fera
Re: Velocidade escalar média
Euclides- Fundador
vlw euclides
Leonardo Sueiro- Fera
A velocidade escalar pode ser sim igual a zero.
Essa questão, do ponto de vista teórico, deveria ter gabarito igual a zero. O DESLOCAMENTO ESCALAR é igual a zero, logo a velocidade média também é.
Ou os livros de ensino média precisam ser TODOS revistos ou eu não entendo o que eles querem dizer.
Muito deles (livros) trazem exemplos assim e consideram que a velocidade média é nula. Porém, em outras questões, não fazem o mesmo.
Enfim, é muita loucura.
Essa questão, do ponto de vista teórico, deveria ter gabarito igual a zero. O DESLOCAMENTO ESCALAR é igual a zero, logo a velocidade média também é.
Ou os livros de ensino média precisam ser TODOS revistos ou eu não entendo o que eles querem dizer.
Muito deles (livros) trazem exemplos assim e consideram que a velocidade média é nula. Porém, em outras questões, não fazem o mesmo.
Enfim, é muita loucura.
DiegoCarvalho1- Recebeu o sabre de luz
O deslocamento escalar é um conceito usado para aquelas equações horárias. Quando você orienta as posições. É um facilitador.
Velocidade média envolve distância percorrida.
http://www.brasilescola.com/matematica/equacoes-no-calculo-velocidade-media-um-veiculo.htm
http://www.brasilescola.com/matematica/equacoes-no-calculo-velocidade-media-um-veiculo.htm
Leonardo Sueiro- Fera
leosueiro123 escreveu:O deslocamento escalar é um conceito usado para aquelas equações horárias. Quando você orienta as posições. É um facilitador.
Não li tudo, mas essa equação da forma que se encontra no site, não está correta.
A velocidade escalar média NÃO é a distância percorrida dividido pelo intervalo de tempo.
Velocidade escalar média entre dois instantes é a VARIAÇÃO DE ESPAÇO OCORRIDA, em média, por unidade de tempo. Em equação, temos que:
Vm = ∆s/∆t
Onde:
Vm = velocidade escalar média;
∆s = variação de espaço (e não distância percorrida!)
∆t = intervalo de tempo
Mas ∆s = Sf - Si, onde:
Sf = espaço final
Si = espaço inicial
Se o espaço final e o inicial coincidirem, a velocidade média será NULA (zero)!
Isso é o que consta nos livros! Ou seja, os livros ensinam dessa maneira! Eu já li o "Tópicos de Física 1", "Os Fundamentos da Física 1" e se não me engano, também no "Física Clássica - Cinemática".
Veja imagem abaixo e confirme o que eu estou falando:
e
Agora veja mais, um exercício resolvido do próprio livro (Tópicos de Física 1). Observe que o resultado apresentado é zero!
Ou existe alguma incoerência nesses conceitos ou as questões NÃO respeitam corretamente os conceitos da Física Clássica, pelo menos no que se refere à velocidade média.
No outro livro (Os Fundamentos da Física 1) também tem algo parecido, mas não escaneei, acho que o que tem aqui já é o suficiente para comprovar o que eu estava falando. Esses livros são (a nível de ensino médio) uns dos melhores para ter uma boa base. São bem recomendados. Acredito que não errariam em algo relativamente trivial.
Tem alguma coisa estranha nas questões, elas não respeitam os conceitos.
Eu também tenho livros aqui, também de nivel medio, que dão a definição dada pelo euclides. Essa do seu livro eu achei várias na internet.
E agora? ... Vou esperar novas respostas abaixo.
E agora? ... Vou esperar novas respostas abaixo.
Leonardo Sueiro- Fera
Eu acho que está ocorrendo confusão entre velocidade média e velocidade ESCALAR média!!!
Leonardo Sueiro- Fera
Algo estranho tem, com certeza.
E olhe que esses três livros que citei aqui são os sempre mais indicados por alunos e até mesmo professores:
Tópicos de Física;
Fundamentos da Física;
Física Clássica.
Observe que não sou eu quem estou falando ou querendo discordar. Eu só queria achar definições corretas e não ficar mais na dúvida...
E olhe que esses três livros que citei aqui são os sempre mais indicados por alunos e até mesmo professores:
Tópicos de Física;
Fundamentos da Física;
Física Clássica.
Observe que não sou eu quem estou falando ou querendo discordar. Eu só queria achar definições corretas e não ficar mais na dúvida...
Detalhe: a confusão também está comigo.
Leia o topico inteiro. As pessoas que postaram uma hora falaram em velocidade media, outra hora em velocidade escalar média :cyclops:
Aliás achei varios topicos com essa confusão no forum
Leia o topico inteiro. As pessoas que postaram uma hora falaram em velocidade media, outra hora em velocidade escalar média :cyclops:
Aliás achei varios topicos com essa confusão no forum
Leonardo Sueiro- Fera
Existe tanto velocidade escalar média quanto velocidade média. Acho que é por aí que estamos errando
Leonardo Sueiro- Fera
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5