hidrocarboneto
2 participantes
Página 1 de 1
hidrocarboneto
Assinale a alternativa do alcano que fornece um único derivado monoclorado em uma reação com Cl2 em presença de luz:
a)propano
b)2-metilpropano
c)2,2-dimetilpropano
d)butano
e)2-metilbutano
Será que alguém pode me explicar por que as outras alternativas não estão corretas, inclusive o por que da c estar correta? Estou me confundindo com isso.
a)propano
b)2-metilpropano
c)2,2-dimetilpropano
d)butano
e)2-metilbutano
Será que alguém pode me explicar por que as outras alternativas não estão corretas, inclusive o por que da c estar correta? Estou me confundindo com isso.
puiff- Mestre Jedi
Re: hidrocarboneto
Para alcanos:
1. Início: Quebra ou homólise da molécula de Cl₂ formando dois átomos de Cloro através da energia fornecida por radiações UV artificiais ou naturais da luz solar. O átomo de cloro com seu elétron livre age como um radical livre.
2. Reação em cadeia:
(duas etapas):
3. Possíveis Produtos : recombinação dos dois radicais livres:Na última possibilidade, união dos radicais livres R*, são obtidas cadeias mais longas que as originais. Pode ser desejado ou não.
A reação líquida para a cloração (nosso interesse) é:
Para o metano, devido à simetria, os 4 Hs são equivalentes, podendo haver de uma até 4 substituições.
Para alcanos de cadeias maiores, os Hs dos grupos CHn são os favoritos à substituição quanto menos Hs no grupamento CHn.
Em outras palavras, pense no carbono terciário (-CH), secundário (-CH2) e primário (-CH3). O H do terciário como 3, os do secundário como 2 e os do primário como 3. Agora a preferência: 3 > 2 > 1
Agora você mesmo vai responder:
Propano:
2-metilpropano:
2,2-dimetilpropano:
butano:
2-metilbutano:
1. Início: Quebra ou homólise da molécula de Cl₂ formando dois átomos de Cloro através da energia fornecida por radiações UV artificiais ou naturais da luz solar. O átomo de cloro com seu elétron livre age como um radical livre.
2. Reação em cadeia:
(duas etapas):
3. Possíveis Produtos : recombinação dos dois radicais livres:Na última possibilidade, união dos radicais livres R*, são obtidas cadeias mais longas que as originais. Pode ser desejado ou não.
A reação líquida para a cloração (nosso interesse) é:
Para o metano, devido à simetria, os 4 Hs são equivalentes, podendo haver de uma até 4 substituições.
Para alcanos de cadeias maiores, os Hs dos grupos CHn são os favoritos à substituição quanto menos Hs no grupamento CHn.
Em outras palavras, pense no carbono terciário (-CH), secundário (-CH2) e primário (-CH3). O H do terciário como 3, os do secundário como 2 e os do primário como 3. Agora a preferência: 3 > 2 > 1
Agora você mesmo vai responder:
Propano:
2-metilpropano:
2,2-dimetilpropano:
butano:
2-metilbutano:
rihan- Estrela Dourada
Re: hidrocarboneto
Acho que finalmente consegui entender mestre Rihan, por favor me diga se raciocinei corretamente:
Monocloração será quando apenas um Cl entra no composto orgânico, no primeiro caso propano
CH3-CH2-CH3 não haverá monocloração pois o CH2 permite a entrada de 2 Cl.
2-metilpropano
CH3-CH-CH3
.........l
.......CH3
pode haver 3 monoclorações devido ao CH.
2,2-dimetilpropano
.......CH3
.........l
CH3-C-CH3
........l
.......CH3
é a correta pois há apenas CH3 que permite 1 monocloração.
butano
CH3-CH2-CH2-CH3
pode ocorrer até2 monoclorações devido ao CH2.
2-metilbutano
.......CH3
CH3-CH-CH2-CH3
o mesmo raciocínio.
Monocloração será quando apenas um Cl entra no composto orgânico, no primeiro caso propano
CH3-CH2-CH3 não haverá monocloração pois o CH2 permite a entrada de 2 Cl.
2-metilpropano
CH3-CH-CH3
.........l
.......CH3
pode haver 3 monoclorações devido ao CH.
2,2-dimetilpropano
.......CH3
.........l
CH3-C-CH3
........l
.......CH3
é a correta pois há apenas CH3 que permite 1 monocloração.
butano
CH3-CH2-CH2-CH3
pode ocorrer até2 monoclorações devido ao CH2.
2-metilbutano
.......CH3
CH3-CH-CH2-CH3
o mesmo raciocínio.
puiff- Mestre Jedi