PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

2 participantes

Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por jojo Sex 15 Jun 2012, 18:42

Pessoal, me ajudem, por favor.


(PUC-RJ) Considere duas lâmpadas, A e B, idênticas a não ser pelo
fato de que o filamento de B é mais grosso que o filamento de A. Se cada
uma estiver sujeita a uma ddp de 110 volts:


a) A será a mais brilhante, pois tem a maior resistência.
b) B será a mais brilhante, pois tem a maior resistência.
c) A será a mais brilhante, pois tem a menor resistência.
d) B será a mais brilhante, pois tem a menor resistência.
e) ambas terão o mesmo brilho.

R: d

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Ssshy

Vejam o texto do meu livro:

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade 20120615183225



Eu entendo que quanto maior a potência mais energia passa por segundo, mas de que adianta mais energia se a maior parte dela passará para o outro potencial com mais facilidade?

Quanto maior a resistência, maior a dificuldade de passar, mais colisões com os cátions do condutor, mais energia térmica, mais luminosidade.
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por Euclides Sex 15 Jun 2012, 19:03

Não entendi o que você está pensando. A situação proposta pelo exercício é esta:

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Trik

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por jojo Sex 15 Jun 2012, 19:14

Sim, eu penso que por causa da resistência de A ser maior que a de B, A vai promover maior luminosidade por dificultar a passagem dos elétrons e aumentar o Efeito Joule. Mas pelos cálculos, isso é impossível.
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por Euclides Sex 15 Jun 2012, 19:19

Acredite nas equações. Sob ddp constante



quanto menor a resistência maior a potência dissipada. No limite, quando você usa um fio de resistência desprezível, ocorre o curto-circuito, uma enorme dissipação de energia que causa incêndio, ou queima o seu aparelho.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por jojo Sex 15 Jun 2012, 19:22

Mas Euclides...isso não faz sentido...

Quanto menor a resistência menor o efeito joule, menor a energia térmica, menor energia luminosa :face:
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por Euclides Sex 15 Jun 2012, 20:49

Num resistor, que transforma toda a energia elétrica em calor, o efeito Joule é igual à potência dissipada. Num circuito cuja ddp vamos considerar constante,



quanto maior a corrente, maior a potência dissipada. Por outro lado, ainda considerando a mesma ddp constante,



ou seja, quanto menor a resistência, maior a corrente.



conclusões óbvias:

1- numa ddp constante, fazendo-se variar a resistência, a maior potência (efeito Joule) é dissipada pela menor resistência.

2- numa ddp constante a maior potência é dissipada pela maior corrente.

Quando um material didático nos faz crer que nas linhas de transmissão de energia elétrica são usados fios de cobre que, por serem bons condutores, minimizam as perdas por efeito Joule, estão tratando o assunto pela metade e nos induzem a confusões como a que você manifestou.

O que reduz as perdas por efeito Joule nas linhas de transmissão é o uso simultâneo de baixas resistências e baixas correntes.

Uma das maneiras de calcular a potência dissipada é pela expressão: .

Obviamente a redução simultânea de resistência e corrente reduz a potência dissipada. Acontece que a corrente é também função da resistência e, em princípio, não há como reduzir ambas, mas como



A solução adotada é o uso de bons condutores, corrente de baixa intensidade e tensões muito elevadas para compensar a baixa corrente elétrica.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por jojo Sáb 16 Jun 2012, 12:56

Euclides, eu só não entendi essa última parte. Se você diminuir a corrente, vai aumentar a Resistência mesmo com DDP variável...logo o fio não seria condutor, certo?


Quanto à questão: Quanto mais potência, maior energia dissipada, mais energia térmica será transformada em luminosa, mais brilho. Quando se aumenta a Resistência à DDP constante, diminuí-se a potência; mesmo que tenho um aumenta na capacidade de acontecer o efeito joule de nada adianta se a quantidade de energia por segundo foi diminuída.

Minha afirmação em negrito está correta? Há um aumenta na capacidade de acontecer o efeito joule com o aumento da resistência, mas ela não é aproveitada, pois não há energia suficiente para tal por causa da diminuição da potência.
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade Empty Re: Relação entre Resistência, Potência e Luminosidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos