PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião Empty Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião

Mensagem por GuilhermeRM Qui 29 Dez 2011, 18:32

Olá pessoal:

Contexto: Pêndulo grudado no teto de um avião que estava em repouso, após acelerar ele se desloca para a esquerda.

Bem, haverá tração e peso. Mas o que faz o pêndulo deslocar-se é o deslocamento do teto não é? Ao estudar as forças, não sei se devo colocar um vetor a mais para a direita representando a força que o avião faz no pêndulo, ou o teto - não sei ao certo - , ou se devo considerar que a tração já corresponde à força que o teto (ou o avião) faz no pêndulo. Outra coisa, o pêndulo se desloca por inércia, mas a força que puxa para o estado de velocidade em que estava representa a reação da força que movimentou o avião?
Abraços

GuilhermeRM
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião Empty Re: Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião

Mensagem por ferrreira Qui 29 Dez 2011, 19:01

Não se deve considerar uma "força a mais", nessa situação, que faz com que o corpo "vá para a esquerda". O que faz o corpo se mover para a esquerda é explicado pela primeira lei de newton: Inércia! O corpo tendia a ficar em repouso, quando o avião se moveu.

Só deve ser considerado, nesse caso, a Força-Peso e a Tração!

"Outra coisa, o pêndulo se desloca por inércia, mas a força que puxa para
o estado de velocidade em que estava representa a reação da força que
movimentou o avião?"

Se eu bem entendi, você estaria considerando nesse caso a Inércia como uma força. A inércia é uma propriedade da matéria...
ferrreira
ferrreira
Jedi
Jedi

Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião Empty Re: Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião

Mensagem por Euclides Qui 29 Dez 2011, 19:09

Situação:

o pêndulo estava lá, quietinho e sem aborrecer ninguém. O avião parte sem avisar o pêndulo. O avião vai embora e o pêndulo, por inércia, vai ficando para trás, até que a resultante entre a tração no fio que o prende ao teto e o seu peso lhe dê uma aceleração igual à do avião. Então o pêndulo, agora avisado, vai também, com o fio formando um ângulo com a vertical.

A força que agora o acelera é uma resultante entre duas outras. O avião puxa o fio, que puxa o pêndulo, que puxa o fio que puxa o avião.

É sempre melhor isolar o sistema em estudo do menor tamanho possível ou vão aparecer forças que nada têm a ver com a solução e vão causar muita confusão.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por ferrreira Qui 29 Dez 2011, 19:15

Bela explicação, professor!

Dúvida sobre Pêndulo Pendurado em Avião Representacao

(https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/683/representacao.jpg/)

Aí está a representação da situação, com a "F" resultante da Tração e do Peso.
ferrreira
ferrreira
Jedi
Jedi

Mensagem por GuilhermeRM Qui 29 Dez 2011, 20:38

Hummm, agora estou compreendendo melhor! Valeu pelas explicações Very Happy

GuilhermeRM
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo