PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forças intermoleculares

+3
LeoMatheusc
asmaiato
jrdn
7 participantes

Ir para baixo

Forças intermoleculares Empty Forças intermoleculares

Mensagem por jrdn Sáb 19 Mar 2016, 21:03

(UFRG-RS) Analise os dados da tabela seguinte em relação
às forças de interação entre as unidades constituintes
dos sólidos.

Forças intermoleculares Dpwf9d

A ordem crescente das forças de interação, nesses sólidos é:
a) 1, 3, 2, 4
b) 2, 3, 1, 4
c) 2, 4, 1, 3
d) 3, 1, 4, 2
e) 4, 2, 3, 1

Alguém pode me explicar por que é a letra c? Eu sei (e entendi) que quanto maior o PE, mais forte a interação. Mas como é possível uma ligação covalente ser mais forte que uma iônica e metálica? Fiquei confusa.

Obrigada!

jrdn
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Forças intermoleculares Empty Re: Forças intermoleculares

Mensagem por asmaiato Dom 20 Mar 2016, 14:35

A razão da sua dúvida está em analisar justamente apenas o tipo de ligação, sendo iônica ou covalente. Em outras palavras, não é apenas o tipo de ligação que influencia no ponto de ebulição. Por exemplo, o diamante que é um alótropo do carbono formado por ligações covalentes possui elevada temperatura de ebulição. E isso deve-se a estrutura do diamante ser tetraédrica e fornecer um composto muito estável. O mesmo acontece com NaCl e SiO.
O SiO forma uma estrutura muito parecida com o do diamante, em que cada átomo de Silício faz quatro ligações com os átomos de oxigênio formando um composto estável. E para ocorrer a ebulição, é necessário quebrar cada uma das 4 ligações que o Si está fazendo com o O. E por serem ligações muito fortes, é necessário muita energia para que isso aconteça. Consequentemente, elevada temperatura de ebulição.

Forças intermoleculares Sio2vsdiamante
asmaiato
asmaiato
Padawan
Padawan

Mensagem por jrdn Dom 20 Mar 2016, 17:08

Ahh sim, entendi. Valeu!! =)

jrdn
Padawan
Padawan

Mensagem por LeoMatheusc Seg 12 Mar 2018, 10:28

Olá...
Eu entendi que a geometria molecular exerce uma influência nas constantes físicas da molécula, mas quando a questão pede a ordem crescente das "forças" eu me sinto tentado a marcar a B...

LeoMatheusc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Slendermanfísico Sex 26 Mar 2021, 16:27

LeoMatheusc escreveu:Olá...
Eu entendi que a geometria molecular exerce uma influência nas constantes físicas da molécula, mas quando a questão pede a ordem crescente das "forças" eu me sinto tentado a marcar a B...
Também estou com essa dúvida, pois, a questão não pergunta a respeito do ponto de ebulição e sim a respeito de qual é a ordem crescente das forças de interação no sólido..., alguém poderia me ajudar a entender?

Slendermanfísico
Iniciante

Mensagem por Magno- Seg 06 Set 2021, 16:32

Slendermanfísico escreveu:
LeoMatheusc escreveu:Olá...
Também estou com essa dúvida, pois, a questão não pergunta a respeito do ponto de ebulição e sim a respeito de qual é a ordem crescente das forças de interação no sólido..., alguém poderia me ajudar a entender?
Fundir uma substancia é reduzir suas interações irtermoleculares (deixar as moleculas mais soltas entre si, pense na água líquida). Há dois fatores que aumentam essas ligações intermoleculares: a massa de cada molécula e a força de interação entre elas ( pensa assim: é mais fácil romper a ligação ponte de hidrogenio entre duas moleculas de H2O ou a ligacao de Van der Walls de duas moleculas com 300 bilhoes de átomos?)

Magno-
Iniciante

Mensagem por miguelito3,1415926 Ter 29 Out 2024, 16:18

Alguém consegue explicar detalhadamente o porquê da ordem das últimas três ligações (Em 2,4,1,3)? No caso, por que a ligação metálica é mais fraca que a iônica que é mais fraca que a covalente? A iônica não deveria ser a mais forte ?
miguelito3,1415926
miguelito3,1415926
Iniciante

Mensagem por lmtosta Qui 31 Out 2024, 16:37

Uma ligação química é tão mais forte quanto maior a presença de elétrons no meio interatômico onde se forma a ligação!!!!!!!!!

Por este motivo, ligações covalentes são as mais fortes que existem!!!!!!!!

No diamante, por exemplo, os átomos de carbono compartilham igualmente seus elétrons em seus espaços de ligação. Logo, temos ligações fortes!!!!!!!!!!!

Já em ligações covalentes polares, os pares eletrônicos tendem a permanecer a maior parte do tempo próximo de um ou outro átomo, ao invés do meio interatômico médio. Logo, as ligações são mais fracas que no diamante!!!!!!!!!

No caso extremo da polarização, temos as ligações iônicas, com o meio interatômico de ligação relativamente pobre da presença de elétrons, predominando atrações puramente eletrostáticas!!!!!!!!!

Em caso mais extremo, as ligações metálicas. Estas são extremamente fracas, visto que os elétrons não pertencem a átomos isolados, mas ao sólido como um todo, além da elevada mobilidade eletrônica, que favorece alguma repulsão entre os cátions formadores. Daí o desfavorecimento deste tipo de ligação!!!!!!!!!

Se ainda tiver mais dúvidas, siga perguntando pois melhorarei ainda mais meu argumento!!!!!!!!!

lmtosta
Iniciante

miguelito3,1415926 gosta desta mensagem

Mensagem por lmtosta Sex 01 Nov 2024, 14:52

ERRATA: ligações covalentes polares são mais fortes que as não polares!!!!!!!!!

Talvez porque não haja uma redução da população de partículas entre átomos, já que o efeito eletrostático entre átomos os aproxime o suficiente para garantir uma interação forte e resistente entre elétrons e seus átomos nucleares!!!!!!!!!

Assim, venho por meio dessa me corrigir!!!!!!!!

lmtosta
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo