PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quanto tempo em média para completar um FME?

3 participantes

Ir para baixo

Quanto tempo em média para completar um FME? Empty Quanto tempo em média para completar um FME?

Mensagem por Graphiel404 Dom 24 Mar 2024, 13:16

Bom dia ou boa tarde ou boa noite!

   Este que vos fala gostaria de saber quanto tempo, em média, necessita investir em cada livro da coleção de Gelson Iezzi.
Tem dias que faço umas 24 questões do FME quando é final de capítulo e umas 36 quando é início/meio de capítulo (Faço dois FME's ao mesmo tempo, então em média 12 questões por livro por dia quando no final de capítulo e 18 em média quando no início~meio de um capítulo) e mais umas 16 de física, totalizando em média 40 e 52 questões, quando no fim de um capítulo e no início~meio de um capítulo, respectivamente. Eu estudo basicamente sem tempo definido. Começo a estudar logo de manhã (9h) e paro umas 5h da tarde. Dependendo do dia eu consigo fazer essas 40/52 questões antes das 3 horas da tarde, mas tem dias que eu não consigo completar a meta.

   Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a quantidade de questões por dia que estou fazendo diariamente, que acredito ser bem baixa para quem estuda quase 8 horas por dia.

Também confesso que meu esforço não passa de 45% em 80% do tempo, então eu poderia sim render mais em menos tempo. Meu medo é resolver questões de mais em um dia e deixar de revisar nos próximos, acredito que também tenha esse problema... Vocês acham que eu devo manter esta média ou adicionar química à minha rotina e, ou aumentar a média adicionando mais 8~10 questões de química, ou diminuir a média por livro incluindo as questões de química na "meta dos 40/52 exercícios"? Obs.: Tenho 16 anos e quero me preparar para o ITA.
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo em média para completar um FME? Empty Re: Quanto tempo em média para completar um FME?

Mensagem por qedpetrich Seg 25 Mar 2024, 01:22

No estudo sempre tem-se gostos pessoais. Não será diferente, exponho minha opinião: em relação à coleção do FME, particularmente, não acho vantajoso fazer mais de um volume por vez, essa coleção tem certa progressão e o que você acaba aprendendo no volume 1, por exemplo, é utilizado nos próximos volumes. Então, acredito que começar um volume e terminar ele o quanto antes seja mais produtivo. Pois, se você, hipoteticamente, resolver fazer o livro de trigonometria e o primeiro volume, chegara em uma parte que você nem atingiu o conceito de função e já estará desembarcando em funções trigonométricas. Dessa forma, o estudo fica um pouco vago, afinal, você está vendo um conteúdo que nem foi lhe apresentado sua origem ainda. 

Em relação à quantidade de questões é relativo, como você busca alto nível (ITA) as questões, geralmente, são mais complexas e isso acaba tomando tempo. Nesse começo de semestre o que você tem é tempo, então, acho que sim, vale a se dedicar em não somente resolver questões, mas aprofundar como um todo (teoria).

Em relação às frentes, vejo que você gosta de estudar matemática, física e até química em um mesmo dia. Eu não me adaptei a este estilo de estudo. Na minha época de vestibulando eu ficava estudando somente um tipo de matéria, por exemplo, comecei a estudar matemática, eu estudava até finalizar todo o conteúdo de matemática. Isso também é diversificado, essa era a maneira que sentia estar aprendendo. Diria para você testar e ver qual maneira você se sente mais confortável e produtivo.No mais bons estudos, aqui no fórum você encontrara diversas resoluções de questões ITA-IME, divirta-se! 

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2496
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Pliniao e Graphiel404 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo em média para completar um FME? Empty Re: Quanto tempo em média para completar um FME?

Mensagem por Graphiel404 Seg 25 Mar 2024, 08:10

qedpetrich escreveu:
No estudo sempre tem-se gostos pessoais. Não será diferente, exponho minha opinião: em relação à coleção do FME, particularmente, não acho vantajoso fazer mais de um volume por vez, essa coleção tem certa progressão e o que você acaba aprendendo no volume 1, por exemplo, é utilizado nos próximos volumes. Então, acredito que começar um volume e terminar ele o quanto antes seja mais produtivo. Pois, se você, hipoteticamente, resolver fazer o livro de trigonometria e o primeiro volume, chegara em uma parte que você nem atingiu o conceito de função e já estará desembarcando em funções trigonométricas. Dessa forma, o estudo fica um pouco vago, afinal, você está vendo um conteúdo que nem foi lhe apresentado sua origem ainda. 

Em relação à quantidade de questões é relativo, como você busca alto nível (ITA) as questões, geralmente, são mais complexas e isso acaba tomando tempo. Nesse começo de semestre o que você tem é tempo, então, acho que sim, vale a se dedicar em não somente resolver questões, mas aprofundar como um todo (teoria).

Em relação às frentes, vejo que você gosta de estudar matemática, física e até química em um mesmo dia. Eu não me adaptei a este estilo de estudo. Na minha época de vestibulando eu ficava estudando somente um tipo de matéria, por exemplo, comecei a estudar matemática, eu estudava até finalizar todo o conteúdo de matemática. Isso também é diversificado, essa era a maneira que sentia estar aprendendo. Diria para você testar e ver qual maneira você se sente mais confortável e produtivo.No mais bons estudos, aqui no fórum você encontrara diversas resoluções de questões ITA-IME, divirta-se! 

Obrigado pela resposta, amigo.

Eu já estava atento sobre o caráter progressivo dos FME's, completei o volume 1 há pouco tempo e só estudava matemática por ele. Agora que estou fazendo o volume 2 e o volume 3 simultaneamente, fiz questão de avançar mais no volume 2 do que no 3 para evitar futuras consultas no volume 2. Enfim, o volume 2 é bem rapidéx, enquanto o volume 3 é bem mais extenso; por isso decidi fazer esses dois ao mesmo tempo.

Cara eu até que queria ter uma agenda semanal para quais matérias estudar na segunda, quais estudar na terça, etc. Mas acaba que eu sou interessado em todas as matérias e se eu deixar uma de lado, mesmo que só por um dia, vai prejudicar meu empenho kkkkk...

Obrigado pelos conselhos e por lembrar que eu ainda tenho muito tempo, às vezes parece que o tempo passa rápido de mais e sinto uma necessidade de urgência.
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo em média para completar um FME? Empty Re: Quanto tempo em média para completar um FME?

Mensagem por Pliniao Sex 29 Mar 2024, 08:14

Dando um pouco de experiência própria ao Petrich, quando fui pegar umas questões do livro 4  (Sequências, Matrizes, Determinantes e Sistemas) há uma quantidade considerável de questões nele que exigem conhecimento de trigonometria e funções (volumes anteriores)
Pliniao
Pliniao
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 22/01/2023
Localização : Minas Gerais

Graphiel404 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo em média para completar um FME? Empty Re: Quanto tempo em média para completar um FME?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos