PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre equilibrio quimico

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Duvida sobre equilibrio quimico

Mensagem por JVFSouza Qua 20 Dez 2023, 20:13

Estou estudando sobre equilibrio quimico e nao consigo entender uma coisa, por que os sólidos (e liquidos tb) nao entram na lei de chatelier

consigo entender pelo olhar "matematico", pois a constante é calculada na fase gasosa, assim é tomado as pressoes de vapor dos sólidos e liquidos (como diz no volume 2 do feltre), e além disso que a concentração dos sólidos nao muda, e por isso seu valor é constante, mas nao consigo entender que se mesmo se eu adicionar/retirar um sólido de um equilibrio, nao alterará em nada

EX: FeO(s) + CO(g) <-> Fe(s) +CO2(g)

Neste exemplo, se a quantidade de Feo ou Fe for alterada (sem que haja a retirada de todo o sólido), nao haverá nenhum disturbio na reação, e para mim isso nao faz sentido, pois em uma reação em equilibrio, a reação sempre irá tentar diminuir os "danos" causados por uma força externa, assim, nao deveria ocorrer uma produção de FeO, ou Fe, e consequentemente "deslocar" o equilibrio?


Última edição por JVFSouza em Sáb 23 Dez 2023, 18:58, editado 1 vez(es)

JVFSouza
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Duvida sobre equilibrio quimico

Mensagem por Jigsaw Sex 22 Dez 2023, 10:33

JVFSouza escreveu:Estou estudando sobre equilibrio quimico e nao consigo entender uma coisa, por que os sólidos (e liquidos tb) nao entram na lei de chatelier

consigo entender pelo olhar "matematico", pois a constante é calculada na fase gasosa, assim é tomado as pressoes de vapor dos sólidos e liquidos (como diz no volume 2 do feltre), e além disso que a concentração dos sólidos nao muda, e por isso seu valor é constante, mas nao consigo entender que se mesmo se eu adicionar/retirar um sólido de um equilibrio, nao alterará em nada

EX: FeO(s) + CO(g) <-> Fe(s) +CO2(g)

Neste exemplo, se a quantidade de Feo ou Fe for alterada (sem que haja a retirada de todo o sólido), nao haverá nenhum disturbio na reação, e para mim isso nao faz sentido, pois em uma reação em equilibrio, a reação sempre irá tentar diminuir os "danos" causados por uma força externa, assim, nao deveria ocorrer uma produção de FeO, ou Fe, e consequentemente "deslocar" o equilibrio?
JVFSouza, dê uma olhada se a explicação abaixo ajuda a entender a não inclusão de sólidos e líquidos na constante de equilíbrio:

"Because the molar concentrations of pure liquids and solids normally do not vary greatly with temperature, their concentrations are treated as constants, which allows us to simplify equilibrium constant expressions that involve pure solids or liquids.The reference states for pure solids and liquids are those forms stable at 1 bar (approximately 1 atm), which are assigned an activity of 1. (Recall that the density of water, and thus its volume, changes by only a few percentage points between 0°C and 100°C.)"
https://chem.libretexts.org/Courses/University_of_Missouri/MU%3A__1330H_(Keller)/15%3A_Chemical_Equilibrium/15.4%3A_Heterogeneous_Equilibria

Traduzindo:

"Como as concentrações molares de líquidos e sólidos puros normalmente não variam muito com a temperatura, suas concentrações são tratadas como constantes, o que nos permite simplificar as expressões de constantes de equilíbrio que envolvem sólidos ou líquidos puros. estáveis ​​a 1 bar (aproximadamente 1 atm), aos quais é atribuída uma atividade de 1. (Lembre-se de que a densidade da água e, portanto, seu volume, muda apenas alguns pontos percentuais entre 0°C e 100°C.)"
https://chem.libretexts.org/Courses/University_of_Missouri/MU%3A__1330H_(Keller)/15%3A_Chemical_Equilibrium/15.4%3A_Heterogeneous_Equilibria

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 562
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos