PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre equilibrio quimico

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Duvida sobre equilibrio quimico

Mensagem por JVFSouza Qua 20 Dez 2023, 20:13

Estou estudando sobre equilibrio quimico e nao consigo entender uma coisa, por que os sólidos (e liquidos tb) nao entram na lei de chatelier

consigo entender pelo olhar "matematico", pois a constante é calculada na fase gasosa, assim é tomado as pressoes de vapor dos sólidos e liquidos (como diz no volume 2 do feltre), e além disso que a concentração dos sólidos nao muda, e por isso seu valor é constante, mas nao consigo entender que se mesmo se eu adicionar/retirar um sólido de um equilibrio, nao alterará em nada

EX: FeO(s) + CO(g) <-> Fe(s) +CO2(g)

Neste exemplo, se a quantidade de Feo ou Fe for alterada (sem que haja a retirada de todo o sólido), nao haverá nenhum disturbio na reação, e para mim isso nao faz sentido, pois em uma reação em equilibrio, a reação sempre irá tentar diminuir os "danos" causados por uma força externa, assim, nao deveria ocorrer uma produção de FeO, ou Fe, e consequentemente "deslocar" o equilibrio?


Última edição por JVFSouza em Sáb 23 Dez 2023, 18:58, editado 1 vez(es)

JVFSouza
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Duvida sobre equilibrio quimico

Mensagem por Jigsaw Sex 22 Dez 2023, 10:33

JVFSouza escreveu:Estou estudando sobre equilibrio quimico e nao consigo entender uma coisa, por que os sólidos (e liquidos tb) nao entram na lei de chatelier