PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

comportamento fisico dos gases

2 participantes

Ir para baixo

comportamento fisico dos gases Empty comportamento fisico dos gases

Mensagem por Rafael Ibatexano Ter 22 Set 2009, 21:24

Se eu tenho um cilindro de 60L de hélio e 5 ATM de pressão,esse cilindro se encontra numa sombra com ar externo a 30ºC.Esse cilindro serve pra encher balões no momento que eu não conseguir mais enche-los. Qual o volume e a pressão do gás restante no cilindro?

Resposta: V= 60L , p=1ATM

Eu acho que é assim,o momento que eu não puder mais usa-lo é quando eu não puder mais expandir meu volume e quando eu diminuo minha temperatura então a pressão deveria permanecer constante mais a resposta diz que a pressão diminui.Se a pressão diminui a temperatura também diminui e o volume permanece constante.
Admito :

Temperatura constante

O execicio não diz se a capacidade do cilindro é 60L. Então em quanto o gás ocupa todo volume a pressão diminui.Até o momento que todos estiverem constantes,não poderei mais usa-lo.
Vocês concordam ?

Queria discutir esse problema !
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

comportamento fisico dos gases Empty Re: comportamento fisico dos gases

Mensagem por Euclides Ter 22 Set 2009, 21:45

Os gases ocupam todo o volume disponível para eles. Se um cilindro tem 60 L de um gás a uma pressão alta, você pode deixar sair muito gás e o gás restante continuará a ocupar o volume todo.
comportamento fisico dos gases Trokgifp
Quando o cilindro perderá a capacidade de encher balões? Isso acontecerá quando a pressão interna do cilindro for igual à externa.
Trata-se de um processo isométrico: volume constante. A temperatura do gas no cilindro vai mudar sim, a cada vez que sair gás, mas isso nem é perguntado. No final de tudo a temperatura volta a se equilibrar com o a do ar e a capacidade do cilindro de encher balões terá acabado.

..

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

comportamento fisico dos gases Empty Re: comportamento fisico dos gases

Mensagem por Rafael Ibatexano Qua 23 Set 2009, 00:26

Então ,saindo gás do cilindro menos moléculas restaram no interior dele, menor numero de colisões na superficie por unidade de volume,logo maior espaço entre as moléculas,maior volume,menor pressão.E se tratando de transformação isométrica,diminuição de pressão,diminuição de temperatura no interior do cilindro.
VC disse que não dara mais para usa-lo quando a pressão estiver igual dentro e fora que é o mesmo momento de equilibrio termico dentro e fora do cilindro?
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

comportamento fisico dos gases Empty Re: comportamento fisico dos gases

Mensagem por Euclides Qua 23 Set 2009, 13:16

Na verdade, o cilindro nesse caso não constitui um sistema isolado, pois perde massa para os balões. A cada balão que é enchido o sistema cilindro+balão parece-se com:
comportamento fisico dos gases Trokgifs
ocorre uma queda de pressão no interior do cilindro, pois o gás é distribuído pelo volume do cilindro+volume do balão. A cada enchimento uma nova queda de pressão.

Para encher um balão, a pressão no cilindro tem de vencer a pressão atmosférica, deve ser maior do que ela. Quando a igualar perde a capacidade de encher os balões.
comportamento fisico dos gases Trokgifz

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

comportamento fisico dos gases Empty Re: comportamento fisico dos gases

Mensagem por Rafael Ibatexano Qua 23 Set 2009, 14:55

Grato.


Wink
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

comportamento fisico dos gases Empty Re: comportamento fisico dos gases

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos