PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Números complexos - Como posso provar isso

2 participantes

Ir para baixo

Números complexos - Como posso provar isso Empty Números complexos - Como posso provar isso

Mensagem por Baronallai Seg 11 Abr 2022, 10:27

Se [latex] z = \rho(cos\theta + i \cdot sen\theta) [/latex], provar que [latex] \frac{z}{\rho^{2} + z^{2}} [/latex] é real e que[latex] \frac{\rho - i \cdot z}{\rho + i \cdot z} [/latex] é imaginário puro.


Eu tentei elevar ambos os lados ao quadrado e trabalhar  com eles, mas minha tentativa foi em vão. Tentei outras formas mas todas foram malsucedidas. Gostaria de pelo menos ter um norte de como posso atacar essa questão. Grato.Números complexos - Como posso provar isso F4710


Última edição por Baronallai em Seg 11 Abr 2022, 20:06, editado 1 vez(es)
Baronallai
Baronallai
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/07/2021
Idade : 22
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Números complexos - Como posso provar isso Empty Re: Números complexos - Como posso provar isso

Mensagem por Elcioschin Seg 11 Abr 2022, 10:46

A Regra IX do fórum exige que o enunciado seja digitado.
Use a tabela ao lado SÍMBOLOS ÚTEIS para escrever; numeradores e denominadores devem ser bem definidos com o uso de parênteses.

Adianto uma dica ---> z = ρ.(cosθ + i.senθ) ---> z² = ρ².(cosθ + i.senθ)² ---> z² = ρ².[cos(2.θ) + i.sen(2.θ)]
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Números complexos - Como posso provar isso Empty Re: Números complexos - Como posso provar isso

Mensagem por Baronallai Seg 11 Abr 2022, 20:08

Elcioschin escreveu:A Regra IX do fórum exige que o enunciado seja digitado.
Use a tabela ao lado SÍMBOLOS ÚTEIS para escrever; numeradores e denominadores devem ser bem definidos com o uso de parênteses.

Adianto uma dica ---> z = ρ.(cosθ + i.senθ) ---> z² = ρ².(cosθ + i.senθ)² ---> z² = ρ².[cos(2.θ) + i.sen(2.θ)]
Perdão mestre, já corrigi. Obrigado, vou tentar desenvolver aqui.
Baronallai
Baronallai
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/07/2021
Idade : 22
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Números complexos - Como posso provar isso Empty Re: Números complexos - Como posso provar isso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos