Determinação de limite de função.
4 participantes
Página 1 de 1
Determinação de limite de função.
Se .
Calcule
Resp.: Sem gabarito.
Como consigo fazer esse tipo de associação?
Quando não for dada a lei de formação da função...
Calcule
Resp.: Sem gabarito.
Como consigo fazer esse tipo de associação?
Quando não for dada a lei de formação da função...
Última edição por macaquinho da kipling em Sáb 02 Abr 2022, 21:49, editado 1 vez(es)
macaquinho da kipling- Padawan
Re: Determinação de limite de função.
Penso que esta minha resolução carece de formalismos matemáticos. Talvez você perdesse alguns pontinhos aos olhos de uma banca mais rigorosa. Vou tentar pensar em alguma outra resolução. Se eu conseguir eu posto aqui.
[latex]\\\mathrm{Como\ x\to 1, logo,x\neq 1\ \therefore \ x-1\neq0}\\\\ \mathrm{\frac{f(x)-8}{x-1}=10\to f(x)-8=10(x-1)\to f(x)=10x-2 }\\\\ \mathrm{\therefore \lim_{x\to 1}f(x)= \lim_{x\to 1}(10x-2)=8}[/latex]
[latex]\\\mathrm{Como\ x\to 1, logo,x\neq 1\ \therefore \ x-1\neq0}\\\\ \mathrm{\frac{f(x)-8}{x-1}=10\to f(x)-8=10(x-1)\to f(x)=10x-2 }\\\\ \mathrm{\therefore \lim_{x\to 1}f(x)= \lim_{x\to 1}(10x-2)=8}[/latex]
macaquinho da kipling gosta desta mensagem
Oi Gi!
Ñ precisa se preocupar com isso n, eu consegui entender a sua ideia.
Apenas fiquei na dúvida sobre o seguinte: eu posso fazer essa operação "normal" de eliminar o limite e jogar o (x-1) multiplicando o 10 (na sua primeira linha da conta) normalmente, mesmo tendo o limite ali?
Tipo, pareceu pra mim q n podia entende? Por causa da notação do limite.
Ñ precisa se preocupar com isso n, eu consegui entender a sua ideia.
Apenas fiquei na dúvida sobre o seguinte: eu posso fazer essa operação "normal" de eliminar o limite e jogar o (x-1) multiplicando o 10 (na sua primeira linha da conta) normalmente, mesmo tendo o limite ali?
Tipo, pareceu pra mim q n podia entende? Por causa da notação do limite.
macaquinho da kipling- Padawan
Então, o que eu fiz foi o seguinte, veja:
[latex]\\\mathrm{\lim_{x\to 1}\left [\frac{f(x)-8 }{x-1} \right ]=\frac{\lim_{x\to 1}[f(x)]-\lim_{x\to 1}( 8 )}{\lim_{x\to 1}(x)-\lim_{x\to 1}(1)}\to \lim_{x\to 1}[f(x)]-8=10\times (1-1)\to f(x)=8 }[/latex]
Mas não creio que esteja certo, pois me parece que eu estou realizando uma divisão por 0.
[latex]\\\mathrm{\lim_{x\to 1}\left [\frac{f(x)-8 }{x-1} \right ]=\frac{\lim_{x\to 1}[f(x)]-\lim_{x\to 1}( 8 )}{\lim_{x\to 1}(x)-\lim_{x\to 1}(1)}\to \lim_{x\to 1}[f(x)]-8=10\times (1-1)\to f(x)=8 }[/latex]
Mas não creio que esteja certo, pois me parece que eu estou realizando uma divisão por 0.
Rory Gilmore, joaoZacharias e macaquinho da kipling gostam desta mensagem
Gio, eu penso que está certo se você não abrir o quociente (x - 1) em dois limites, deixa apenas o limite de (x - 1) e "passa" pra direita XD
Rory Gilmore- Monitor
Giovana Martins, joaoZacharias e macaquinho da kipling gostam desta mensagem
Primeiramente eu peço a devida licença para entrar na discussão.
Creio que na "formalidade" se trate de aplicação da regra do produto:
[latex] \lim_{x \to a}{f(x)} = L_1 \text{ }, \text{ } \lim_{x \to a}{g(x)} = L_2 \implies \lim_{x \to a}{{[f(x)\cdot g(x)]}} = L_1\cdot L_2[/latex]
Assim:
[latex]\lim_{x \to 1}{\frac{f(x) - 8}{x-1}}=10 \text{ }, \text{ }\lim_{x \to 1}{(x-1)} = 0 \implies
\lim_{x \to 1}{[\frac{f(x) - {8}}{x-1}\cdot(x-1)]} = 0 \cdot 10 \implies \lim_{x \to 1}{{[f(x) - 8]}} = 0[/latex]
Creio que na "formalidade" se trate de aplicação da regra do produto:
[latex] \lim_{x \to a}{f(x)} = L_1 \text{ }, \text{ } \lim_{x \to a}{g(x)} = L_2 \implies \lim_{x \to a}{{[f(x)\cdot g(x)]}} = L_1\cdot L_2[/latex]
Assim:
[latex]\lim_{x \to 1}{\frac{f(x) - 8}{x-1}}=10 \text{ }, \text{ }\lim_{x \to 1}{(x-1)} = 0 \implies
\lim_{x \to 1}{[\frac{f(x) - {8}}{x-1}\cdot(x-1)]} = 0 \cdot 10 \implies \lim_{x \to 1}{{[f(x) - 8]}} = 0[/latex]
joaoZacharias- Recebeu o sabre de luz
Giovana Martins e macaquinho da kipling gostam desta mensagem
Bacana! Muito obrigada a ambos. Faz bastante tempo que fiz as grades de Cálculo I, o que às vezes me faz tropeçar nas propriedades e conceitos dessa área. Eu sabia que havia algum problema com a minha resolução, por isso deixei o alerta no primeiro post, mas eu não sabia muito bem onde.
Rory Gilmore, joaoZacharias e macaquinho da kipling gostam desta mensagem