PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais)

3 participantes

Ir para baixo

Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) Empty Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais)

Mensagem por oldcatkitsuki0862 Sáb 05 Mar 2022, 18:07

Olá

Estou estudando para a FUVEST, e me deparei com uma questão dissertativa de Química sobre leis ponderais. Gostaria da opinião dos colegas, sobre minha resposta, se conseguem compreende-la. Antes havia feito uma resposta discursiva, mas ela ficou enorme (quase do tamanho de uma redação), por isso, resolvi faze-la um pouco mais sucinta. Não tenho muita experiência com questões discursivas, e meu receio é de que não tenha ficado muito clara.
Abaixo, estou anexando a questão e a resposta.


Questão:


Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) 20220312

Resposta:
Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) 20220313

oldcatkitsuki0862
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/10/2017
Idade : 36
Localização : Por ai

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) Empty Re: Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais)

Mensagem por João Pedro Lima Qua 09 Mar 2022, 01:16

Fala, oldcat.
Perfeita resposta, seu raciocínio está claro, organizado e correto.
Receberia a questão inteira.

João Pedro Lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 02/01/2022
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) Empty Re: Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais)

Mensagem por gabriel_balbao Qua 09 Mar 2022, 01:39

Olá, tudo bem?

Vi sua resolução e queria comentar alguns pontos. 

1º) A fórmula do sulfeto ferroso é FeS. 

2º) Colocar *1 e *2 não me parece uma boa ideia de explicação. A resposta não deve ser tão extensa, mas também não deve ser tão sucinta. 

3º) O espaço disponível para a resolução é para você mostrar o seu raciocínio. Tente pensar em como você escreveria o caminho que seu cérebro fez até a resposta. É importante trabalhar a escrita do seu raciocínio para provas dissertativas. 


Vou deixar abaixo a forma com que eu faria a questão: 

Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) Resolu10

Em relação ao raciocínio, veja: 1) pensei em qual equação química descrevia os experimentos; 2) analisei a conservação de massas no primeiro experimento, notando excesso de enxofre; 3) analisei a conservação de massas no segundo experimento, notando excesso de ferro; 4) estabeleci relações entre as massas efetivamente reagentes e notei que são as mesmas; 5) concluí que os dados obedecem às Leis de Lavoisier e de Proust.

Eu poderia ter mencionado que há enxofre em excesso no primeiro experimento. Fazendo a mesma ressalva para o Ferro no segundo. Algo como "Sexcesso" e "Feexcesso", nas reações químicas. Isso ajuda a deixar a resolução mais clara e inteligente.

Tenha em mente que quem ler sua resolução quer medir não só seu nível de conhecimento na resolução de problemas, mas também seu nível de organização. Coisas extremamente óbvias não precisam ser explicadas, mas ideias que fundamentaram seu raciocínio, sim.

Tive o cuidado de realizar a resolução no espaço teórico da folha de respostas da FUVEST. Isso pra te mostrar que as resoluções cabem tranquilo (excetuando algumas de matemática kkkkkkkkkk).

Apenas um último detalhe: a resolução que fiz é como funciona pra mim, ok? Você pode dar um pouco de margem para a sua originalidade na hora de escrever a questão.



Acredito que seja algo nesse estilo. Talvez sua resposta ganharia de fato nota máxima, mas a FUVEST não costuma ser muito agradável com as correções. Por via das dúvidas, melhor deixar bem claro a ideia. Bons estudos!
gabriel_balbao
gabriel_balbao
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 03/02/2021
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

João Pedro Lima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais) Empty Re: Análise de resposta dissertativa (Leis Ponderais)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos