Premed - Geometria Analítica
3 participantes
Página 1 de 1
Premed - Geometria Analítica
A área do triângulo determinado pelas bissetrizes do 1º e 2º quadrantes com a reta y = 3x - 4 é:
a) 2
b) 4
c) 8
d) 8[latex]\sqrt{2}[/latex]
e) 16
Gabarito: A) 2
Preciso de ajuda. Não entendi porque a letra c não está correta. Vou mostrar como fiz.
Primeiramente, eu desenhei as retas e montei o triângulo de acordo com os dados do enunciado e de acordo com a informações que pude encontrar ao analisar o triângulo em questão.
a) 2
b) 4
c) 8
d) 8[latex]\sqrt{2}[/latex]
e) 16
Gabarito: A) 2
Preciso de ajuda. Não entendi porque a letra c não está correta. Vou mostrar como fiz.
Primeiramente, eu desenhei as retas e montei o triângulo de acordo com os dados do enunciado e de acordo com a informações que pude encontrar ao analisar o triângulo em questão.
Depois, peguei metade desse triângulo formado e apliquei a tangente para encontrar o valor de x.
Como descobri o x, eu substituí ele na base e na altura e encontrei a área do triângulo que a questão tinha pedido.
De acordo com as minhas contas, o gabarito deveria ser a letra c.
Não entendi o que fiz de errado. Alguém pode me ajudar, por favor?
Última edição por Bruna Lourenci em Seg 28 Fev 2022, 22:04, editado 1 vez(es)
Bruna Lourenci- Iniciante
Re: Premed - Geometria Analítica
O triângulo é dado pela intersecção das retas y = 3x - 4 ; y = x e y = -x, assim:
Acho que agora você consegue matar de vez a questão, se ainda tiver dúvidas de como desenvolver, mande mensagem.
Acho que agora você consegue matar de vez a questão, se ainda tiver dúvidas de como desenvolver, mande mensagem.
qedpetrich- Monitor
aitchrpi e Bruna Lourenci gostam desta mensagem
Existem dois meios de calcular a área
1) Através de determinante das coordenadas dos vértices
2) Lembre-se que o triângulo é retângulo em O(0, 0). Sendo b e c os catetos: S = b.c/2
2) Lembre-se que o triângulo é retângulo em O(0, 0). Sendo b e c os catetos: S = b.c/2
Elcioschin- Grande Mestre
qedpetrich e Bruna Lourenci gostam desta mensagem
Certo, mas isso não foi o que eu fiz? O triângulo com pontos y = 3x - 4, y = x e y = -x.qedpetrich escreveu:O triângulo é dado pela intersecção das retas y = 3x - 4 ; y = x e y = -x, assim:
E aquela linha vermelha ali, o que seria?
Certo, mas ainda não entendi como posso fazer dessas formas?Elcioschin escreveu:Existem dois meios de calcular a área
Bruna Lourenci escreveu:Certo, mas isso não foi o que eu fiz? O triângulo com pontos y = 3x - 4, y = x e y = -x.
Na verdade não. Você plotou uma reta paralela ao eixo das abscissas, não sei por que. A linha vermelha trata-se da reta suporte y = 3x - 4. O triângulo é formado pela reta verde, a reta azul e a reta vermelha.
Bruna Lourenci gosta desta mensagem
Bruna Lourencicatetos: S = b.c/2 escreveu:Certo, mas ainda não entendi como posso fazer dessas formas?
1° Forma, dispositivo prático envolvendo a forma matricial:
2° Forma, calculando a distância dos catetos até a origem, sendo O = (0,0) ; A = (2,2) ; B = (1,-1):
Bruna Lourenci gosta desta mensagem
Humm, entendo. Eu acreditei que a reta y = 3x - 4 fosse a altura do meu triângulo, por isso marquei ela no eixo das ordenadas. Não me recordei de que eu precisava de uma reta suporte. Agora acredito que entendi.qedpetrich escreveu:Bruna Lourenci escreveu:Certo, mas isso não foi o que eu fiz? O triângulo com pontos y = 3x - 4, y = x e y = -x.
Na verdade não. Você plotou uma reta paralela ao eixo das abscissas, não sei por que. A linha vermelha trata-se da reta suporte y = 3x - 4. O triângulo é formado pela reta verde, a reta azul e a reta vermelha.
Muito obrigada!
qedpetrich gosta desta mensagem
Entendi. Vou tentar refazer a questão agora, mas acredito que consegui entender. Muito obrigada!qedpetrich escreveu:Bruna Lourencicatetos: S = b.c/2 escreveu:Certo, mas ainda não entendi como posso fazer dessas formas?
1° Forma, dispositivo prático envolvendo a forma matricial:
2° Forma, calculando a distância dos catetos até a origem, sendo O = (0,0) ; A = (2,2) ; B = (1,-1):
qedpetrich gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos