Geometria Analítica
2 participantes
Página 1 de 1
Geometria Analítica
Oi gente, tudo bem? Minha dúvida é sobre algo simples, mas que estou com dificuldade. Eu gostaria de saber se há como resolver essa questão de outro modo do que simplesmente testar o valores.
(Unifor-CE) Dentre os pontos abaixo, assinale o que pertence à reta y = 3x − 1/2
(a) (2, 11/2)
(b) (0, 1/2)
(c) (1, 1)
(d) (−1, 2)
(Unifor-CE) Dentre os pontos abaixo, assinale o que pertence à reta y = 3x − 1/2
(a) (2, 11/2)
(b) (0, 1/2)
(c) (1, 1)
(d) (−1, 2)
Última edição por giordanisuelen em Qua 23 Fev 2022, 14:16, editado 1 vez(es)
giordanisuelen- Iniciante
Re: Geometria Analítica
Olá giordanisuelen;
Acho que na verdade essa é a maneira mais prática, substituir os valores, o que você pode fazer pra facilitar é pegar os valores mais simples, por exemplo, começar pelo b) depois c) e por fim d), se nenhum desses validar a sentença matemática é nítido que trata-se da letra a).
Vou reescrever a reta, sendo:
Assim a única que resta de fato é a letra a), vamos testar:
Acho que na verdade essa é a maneira mais prática, substituir os valores, o que você pode fazer pra facilitar é pegar os valores mais simples, por exemplo, começar pelo b) depois c) e por fim d), se nenhum desses validar a sentença matemática é nítido que trata-se da letra a).
Vou reescrever a reta, sendo:
Assim a única que resta de fato é a letra a), vamos testar:
Oii, obrigada por responder. Mesmo essa sendo a forma mais fácil de responder, eu queria uma forma de solucionar ela de outro modo, que não a substituição/tentativas, à titulo de curiosidade. Seria possível?
Existe sim, mas como disse é muito mais simples aplicar os valores da própria questão. Mas bora lá, eis um outro modo:
Escolhendo um ponto genérico da reta, por exemplo, P = (1/2 ; 1). Para que os pontos pertençam a reta, basta que esses sejam colineares, dessa forma, pela condição de alinhamento de três pontos, temos que:
Perceba que trata-se da mesma reta do enunciado, assim, conclui-se que o ponto (2 , 11/2) é colinear com os outros dois pontos. Se você tentar aplicar a mesma ideia para os outros pontos você irá chegar em outras relações de retas.
Escolhendo um ponto genérico da reta, por exemplo, P = (1/2 ; 1). Para que os pontos pertençam a reta, basta que esses sejam colineares, dessa forma, pela condição de alinhamento de três pontos, temos que:
Perceba que trata-se da mesma reta do enunciado, assim, conclui-se que o ponto (2 , 11/2) é colinear com os outros dois pontos. Se você tentar aplicar a mesma ideia para os outros pontos você irá chegar em outras relações de retas.
muuuuuuuito obrigada, qedpetrich. Era isso mesmo que eu precisava!
qedpetrich gosta desta mensagem
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos