retas simétricas em relação ao eixo das abscissas
3 participantes
Página 1 de 1
retas simétricas em relação ao eixo das abscissas
Determine a equação da reta s, simétrica da reta (r) 2x - 3y - 6 = 0, em relação ao eixo das abscissas.
R: 2x + 3y - 6 =0
pessoal, meu material não me explicou como resolve esse modelo de exercício. Poderiam me explicar como faz ? obrigado
R: 2x + 3y - 6 =0
pessoal, meu material não me explicou como resolve esse modelo de exercício. Poderiam me explicar como faz ? obrigado
Última edição por JohnnyC em Dom 20 Fev 2022, 15:59, editado 1 vez(es)
JohnnyC- Estrela Dourada
Re: retas simétricas em relação ao eixo das abscissas
A ideia desta é a mesma dessa daqui: https://pir2.forumeiros.com/t190818-retas-simetricas-em-relacao-ao-eixo-das-ordenadas#659865
Aqui vale destacar que quando o enunciado diz "em relação ao eixo das abscissas" isto quer dizer que a simetria se dá em torno de x=0. Logo:
Note que as curvas r e x=0 interceptam em I. Pela simetria, a curva s deve passar pelos pontos A e I.
A propósito, creio que o gabarito esteja errado. Se eu estiver falando besteira, avise .
Aqui vale destacar que quando o enunciado diz "em relação ao eixo das abscissas" isto quer dizer que a simetria se dá em torno de x=0. Logo:
Note que as curvas r e x=0 interceptam em I. Pela simetria, a curva s deve passar pelos pontos A e I.
A propósito, creio que o gabarito esteja errado. Se eu estiver falando besteira, avise .
JohnnyC gosta desta mensagem
Giovana,
acho que você inverteu a simetria, seria o sono?
se deve ser simétrico ao eixo das abscissas (eixo x) então é simétrico à reta y = 0 a qual simula um espelho para a reta r. Ou seja, traçando-se perpendiculares à reta de simetria (y = 0) cada ponto A' de s e ponto A de r deve equidistar da reta de simetria.
o exercício anterior, simetria em relação ao eixo das ordenadas também está invertido, na minha opinião.
acho que você inverteu a simetria, seria o sono?
se deve ser simétrico ao eixo das abscissas (eixo x) então é simétrico à reta y = 0 a qual simula um espelho para a reta r. Ou seja, traçando-se perpendiculares à reta de simetria (y = 0) cada ponto A' de s e ponto A de r deve equidistar da reta de simetria.
o exercício anterior, simetria em relação ao eixo das ordenadas também está invertido, na minha opinião.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Giovana Martins e JohnnyC gostam desta mensagem
Ixi, muito sono!!! Para quem está acostumada a dormir 22 h ~ 23 h, 2 h da manhã não faz um efeito muito bom . Eu estava com esta e a outra aba aberta, além da aba do programa que eu uso para gerar as imagens. Nisso eu devo ter trocado os enunciados sem querer. Muito obrigada, Medeiros. Assim que eu puder eu faço os devidos ajustes.
JohnnyC gosta desta mensagem
Gi e Medeiros, muito obrigado pelas ajudas!
Essas 3 questões que postei não foram exemplificadas no meu material (sobre retas simétricas), por isso não consegui fazer. Irei estudar as resoluções mais tarde e, se restarem dúvidas, pergunto aos dois mestres.
Essas 3 questões que postei não foram exemplificadas no meu material (sobre retas simétricas), por isso não consegui fazer. Irei estudar as resoluções mais tarde e, se restarem dúvidas, pergunto aos dois mestres.
JohnnyC- Estrela Dourada
Giovana Martins gosta desta mensagem