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Função quadrática

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Mensagem por Vipir2 Ter 14 Dez 2021, 11:27

Uma professora desenvolveu um jogo para celularc om o objetivo de ajudar seus alunos a compreenderem as funções quadráticas. O jogo conta com várias fases em que o jogador deve acompanhar o protagonista em cenários compostos por um par de eixos cartesianos e
moedas dispostas em formato de parábola, conforme a ilustração a seguir.
Função quadrática Img_2017
O objetivo do jogador é fazer a personagem pegar as moedas que aparecem ao longo das fases. Para isso, o aluno deve digitar a equação que descreve a parábola formada pela posição das moedas no cenário e, depois disso, acionar o botão “pular” para que a personagem realize a trajetória da parábola. Assim, caso ele acerte a equação, conseguirá capturar todas as moedas que
formam a parábola.Representando-se por y e x os valores dos eixos das ordenadas e das abscissas, respectivamente, a equação que deve ser digitada para que o aluno consiga coletar todas as moedas mostradas na imagem é:
Função quadrática Img_2018
Gabarito: D

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Mensagem por Elcioschin Ter 14 Dez 2021, 11:42

Acho que o gabarito está errado:

Do gráfico temos as raízes x' = 7 e x" = 13 e temos xV = 10, yV = 6

xV = - b/2.a ---> 10 = -b/2.a ---> b = - 20.a

yV = a.xV² + b.xV + c ---> 6 = a.10² + (-20.a).10 + c ---> c = 106.a ---> não pode ser D

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Função quadrática Empty Re: Função quadrática

Mensagem por Vipir2 Ter 14 Dez 2021, 11:58

Concordo com você, Elcio. Os neurônios estavam a flor da pele - fiz sistema linear, usei os vértices aliados às coordenadas (x linha e duas linhas), mas nunca chegava ao resultado. Obrigado!

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Mensagem por joaoZacharias Ter 14 Dez 2021, 12:28

Acredito que para chegar na solução do gabarito teriam que ser utilizadas as coordenadas das moedas que estão nas "grades" desenhadas no plano cartesiano, existem duas moedas na mesma altura +4 que são as de abcissas 8 e 12. Então a gente pode supor que a trajetória seja uma parábola do tipo y= k(x-Cool(x-12)+4, observe que se x=8 ou x=12 teremos y =4. Se x = 10 devemos ter y = 6 o que só acontece se k = -1/2. Desenvolvendo a equação ficaria y = -1/2x2 + 10x -44.
Se resolver por sistemas uma equação do tipo y = ax2 + bx + c com os pontos (10,6); (8,4) e (12,4) deve-se chegar no mesmo resultado.
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