PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volatilidade de Ácidos e Bases de Arrhenius.

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Volatilidade de Ácidos e Bases de Arrhenius.

Mensagem por Bergamotinha OwO Sex 10 Dez 2021, 09:11

Bomm dia, colegas do fórum!!

Estou com uma dúvida a respeito de como saber sobre a volatilidade dos ácidos e das bases de Arrhenius...
Eu sempre vejo umas já decoradas, que já são conhecidas por terem baixos/altos pontos de ebulição...
Mas a minha dúvida é justamente sobre: como que eu posso fazer, na hora da prova, para identificar se aquele composto irá ser mais volátil ou menos volátil??

A ideia é sempre olhar para as ligações intermoleculares, certo?! Ou então analisar sempre comparando dois compostos e as suas ligações...
Pq tipo, se eu tenho um composto com ligações triplas, é mais difícil eu quebrar uma dessa ligações do que quebrar uma possível ligação simples, certo?!

Gostaria de saber se minha análise está correta! E se há algum truque/macete para saber se os compostos serão muito/pouco/ou não serão voláteis!
Abraços!! cheers


Última edição por Bergamotinha OwO em Sex 10 Dez 2021, 16:30, editado 1 vez(es)
Bergamotinha OwO
Bergamotinha OwO
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 112
Data de inscrição : 25/10/2021
Localização : Pé de laranjeira, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Volatilidade de Ácidos e Bases de Arrhenius.

Mensagem por gabriel de castro Sex 10 Dez 2021, 14:27

Salve Bergamotinha,

A volatilidade de determinados compostos depende de uma série de fatores e, geralmente, ganhamos uma ampla visão disso quando se estuda Química Orgânica, pois é um tema extremamente explorado nessa matéria. Mas a volatilidade de ácidos e bases além de dependerem do fator citado por você também é função do tamanho da molécula e de sua massa, por exemplo: o HI é menos volátil que o HCl dado seu tamanho e maior área superficial para ligações intermoleculares ou ainda os ácidos orgânicos que costumam ser extremamente voláteis, mas à medida que a cadeia carbônica cresce essa característica diminui. 

Portanto, repare também no tamanho das moléculas tratadas nas questões, afinal, isso influência nas suas propriedades. Além disso, recomendo que faça bastante exercícios que envolvam essa temática, porque ajuda demais a fixar aqueles decorebas e no ganho de confiança na matéria.

Espero ter ajudado Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Bergamotinha OwO gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Volatilidade de Ácidos e Bases de Arrhenius.

Mensagem por Bergamotinha OwO Sex 10 Dez 2021, 16:30

Blz, vlw Gabriel!
Obrigado pela ajuda, irei reparar mais nessas ideias quando for comparar!
Abraços! cheers
Bergamotinha OwO
Bergamotinha OwO
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 112
Data de inscrição : 25/10/2021
Localização : Pé de laranjeira, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Volatilidade de Ácidos e Bases de Arrhenius.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos