Rotação no eixo y. Geometria Analítica e Espacial
3 participantes
Página 1 de 1
Rotação no eixo y. Geometria Analítica e Espacial
Seja região no plano cartesiano definida pelas inequações a seguir :
x^2 + y^2[latex]> [/latex] 4y
[latex]0< x< 2[/latex]
[latex]0< y< 2[/latex]
O volume do sólido gerado pela rotação dessa região acima em torno do eixo y é igual a:
gab: 8pi/3
x^2 + y^2[latex]> [/latex] 4y
[latex]0< x< 2[/latex]
[latex]0< y< 2[/latex]
O volume do sólido gerado pela rotação dessa região acima em torno do eixo y é igual a:
gab: 8pi/3
natanlopes_17- Jedi
Re: Rotação no eixo y. Geometria Analítica e Espacial
Deixar aqui para caso algum adm veja essa questão, TODA vez que eu uso o sinal de maior ou menor do teclado aqui no fórum, a questão simplesmente BUGA completamente. Ai sempre tenho que editar várias vezes para arrumar
natanlopes_17- Jedi
Não sei se é assim que resolve, mas eu fiz desse jeito :
[latex]x^2 + y^2> 4y \implies x^2+(y-2)^2>4[/latex]
Imagina uma circunferência de centro (0,2) e raio 2. A área que corresponde a essa inequação é a área fora dela. As inequações e formam um quadrado de lado 2 e vértices (0,0), (0,2),(2,2),(2,0). Rodando isso vai dar um cilindro com uma semicircunferência dentro. O volume vai ser:
[latex]\begin{align*} V &= A_{\text{cilindro}}-A_{\text{SemiEsfera}}\\~\\ &= \pi\cdot r^2\cdot h - \dfrac{4}{6}\cdot \pi \cdot r^3\\~\\ &= \pi\cdot 2^3-\dfrac{4}{6}\cdot \pi \cdot 2^3\\~\\ &=\pi\cdot 2^3\cdot\left(1-\dfrac{2}{3}\right)\\~\\ &= \pi\cdot 2^3\cdot\left(\dfrac{1}{3} \right )\\~\\ &=\dfrac{8\pi}{3} \text{ u}^3 \end{align*}[/latex]
[latex]x^2 + y^2> 4y \implies x^2+(y-2)^2>4[/latex]
Imagina uma circunferência de centro (0,2) e raio 2. A área que corresponde a essa inequação é a área fora dela. As inequações e formam um quadrado de lado 2 e vértices (0,0), (0,2),(2,2),(2,0). Rodando isso vai dar um cilindro com uma semicircunferência dentro. O volume vai ser:
[latex]\begin{align*} V &= A_{\text{cilindro}}-A_{\text{SemiEsfera}}\\~\\ &= \pi\cdot r^2\cdot h - \dfrac{4}{6}\cdot \pi \cdot r^3\\~\\ &= \pi\cdot 2^3-\dfrac{4}{6}\cdot \pi \cdot 2^3\\~\\ &=\pi\cdot 2^3\cdot\left(1-\dfrac{2}{3}\right)\\~\\ &= \pi\cdot 2^3\cdot\left(\dfrac{1}{3} \right )\\~\\ &=\dfrac{8\pi}{3} \text{ u}^3 \end{align*}[/latex]
É necessário haver espaço entre os sinais > , < e demais letras e/ou números.
Elcioschin- Grande Mestre