ESA- 2005
4 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
ESA- 2005
No período “ e choro, sobretudo, com inveja do meu cajueiro”. A expressão grifada exerce a função sintática de:
a) objeto direto.
b) objeto indireto.
c) predicativo do sujeito.
d) adjunto adnominal.
e) complemento nominal
No meu livro, o gabarito é "B"...mas não entendo por que seria objeto indireto em vez de complemento nominal.
a) objeto direto.
b) objeto indireto.
c) predicativo do sujeito.
d) adjunto adnominal.
e) complemento nominal
No meu livro, o gabarito é "B"...mas não entendo por que seria objeto indireto em vez de complemento nominal.
futurocadetedoar- Iniciante
Re: ESA- 2005
´´a expressão grifada´´ cadê ?
natanlopes_17- Jedi
O nome diz tudo. O objetivo do Objeto Indireto é completar o sentido do verbo,o objetivo do Complemento Nominal é...completar o sentido do nome. Nome este que pode ser substantivo,adjetivo ou advérbio. Choro é verbo.
Pedro Celso Silva- Matador
Não acho o gabarito em nenhum lugar.
A expressão grifada seria "do meu cajueiro"
Perceba que não é qualquer inveja, é a "inveja do meu cajueiro"
Tem tudo para ser Complemento Nominal: É precedido por um substantivo abstrato, há preposição e tem uma relação passiva, o cajueiro não inveja, ele é invejado.
Iria na alternativa e) Complemento Nominal
Tem tudo para ser Complemento Nominal: É precedido por um substantivo abstrato, há preposição e tem uma relação passiva, o cajueiro não inveja, ele é invejado.
Rafael Gusmão- Padawan
Complemento nominal com subst abstrato não pode ser iniciado por preposição ´´de´´Rafael Gusmão escreveu:Não acho o gabarito em nenhum lugar.
natanlopes_17- Jedi
natanlopes_17 escreveu:Complemento nominal com subst abstrato não pode ser iniciado por preposição ´´de´´
Veja esta frase: "Tenho esperança de que eles compareçam. "
Esperança -> substantivo abstrato
de -> preposição
que eles compareçam -> Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
No Complemento Nominal a preposição é obrigatória
Rafael Gusmão- Padawan
Tive o mesmo raciocínio, também não encontro o gabarito oficialRafael Gusmão escreveu:Não acho o gabarito em nenhum lugar.
futurocadetedoar- Iniciante
É óbvio que é obrigatória, eu só comentei sobre o caso da preposição ´´de´´Rafael Gusmão escreveu:natanlopes_17 escreveu:Complemento nominal com subst abstrato não pode ser iniciado por preposição ´´de´´
Veja esta frase: "Tenho esperança de que eles compareçam. "
Esperança -> substantivo abstrato
de -> preposição
que eles compareçam -> Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal
No Complemento Nominal a preposição é obrigatória
´´Para que não haja confusão entre o complemento nominal e adjunto adnominal, atente na seguinte distinção:
- Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.
- Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.
- Se estiver ligado a um substantivo abstrato por qualquer preposição que não seja a preposição de, é complemento nominal.´´
https://www.normaculta.com.br/complemento-nominal/#:~:text=Se%20estiver%20ligado%20a%20um,uma%20preposição%2C%20é%20complemento%20nominal.&text=Se%20estiver%20ligado%20a%20um%20substantivo%20abstrato%20por%20qualquer%20preposição,preposição%20de%2C%20é%20complemento%20nominal.
natanlopes_17- Jedi
Essa última eu não conheço. Deixo aqui esta citação: "O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, alvo da declaração expressa por um nome: [...] o medo de assaltos, a remessa de cartas, [...]. É regido pelas mesmas preposições usadas no objeto indireto."
É óbvio que é obrigatória, eu só comentei sobre o caso da preposição ´´de´´
´´Para que não haja confusão entre o complemento nominal e adjunto adnominal, atente na seguinte distinção:
- Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.
- Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.
- Se estiver ligado a um substantivo abstrato por qualquer preposição que não seja a preposição de, é complemento nominal.´´
https://www.normaculta.com.br/complemento-nominal/#:~:text=Se%20estiver%20ligado%20a%20um,uma%20preposição%2C%20é%20complemento%20nominal.&text=Se%20estiver%20ligado%20a%20um%20substantivo%20abstrato%20por%20qualquer%20preposição,preposição%20de%2C%20é%20complemento%20nominal.
Paschoal Cegalla; Domingos, 2010, p.355
Rafael Gusmão- Padawan
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos