PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Modelo Enem

2 participantes

Ir para baixo

Redação Modelo Enem Empty Redação Modelo Enem

Mensagem por Serg.io 23/4/2021, 7:50 pm

TEMA: O profissional do futuro

Espero que me ajudem a enxergar onde posso melhorar, obrigado .




 No filme "Tempos Modernos" , o cineasta Charles Chaplin , retrata a Primeira Revolução Industrial , período  em que a mão de obra era pouco especializada e realizava tarefas simples. Com base nisso , pode-se dizer que a profissão  do futuro será produto do processo iniciado na Terceira  Revolução Industrial  e do surgimento  da Internet.

Nesse contexto , segundo estudos realizados por acadêmicos da Universidade Federal de Brasília , 54% dos empregos formais estão ameaçados de substituição por máquinas. Com o advento da Terceira Revolução Industrial um processo de modificação da realidade apresentada no filme de Charles Chaplin teve início. Os empregos passaram a exigir uma mão de obra altamente especializa e o trabalhador passou a ser substituído  não apenas pela mecânica , mas também por softwares . Além disso , durante esse período a internet surgiu.


Nesse ínterim , consoante uma pesquisa realizada pela empresa Harris Pall , a pedido da Lego , três em cada dez crianças norte-americanas e britânicas afirmaram que queriam ser "youtubers ou vlogueiros". Baseado nisso , pode-se dizer que a internet criou empregos  que eram inimagináveis pela humanidade até então. Assim , pode-se dizer que  ela  poderá corroborar para definir a profissão do futuro.


Portanto , pode-se dizer que a Revolução Técnico-Científico-informacional e a internet poderão ter grande influência  na definição da profissão do futuro , posto que , os dois fatores revolucionaram e continuam a revolucionar o mercado de trabalho.


Redação feita por : Sérgio Assumpção
Serg.io
Serg.io
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 142
Data de inscrição : 25/11/2018
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro,Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Modelo Enem Empty Re: Redação Modelo Enem

Mensagem por BatataLaranja345 24/4/2021, 12:07 am

Olá Sérgio!
Boa noite, amigo! Vamos lá, corrigiremos sua redação por partes, de parágrafo em parágrafo:

I) Introdução:
-> "... cineasta Charles Chaplin , retrata a ..."
Nessa parte, vc utilizou aquela vírgula ai, onde marquei de negrito. Ela não é necessária, pois vc iniciará logo a frente um período de explicação do que foi citado anteriormente, além de que, quando o seu texto é lido(tanto mentalmente como falado), essa vírgula fará uma pausa na fala desnecessária, apenas sobrecarregando seu texto com pontuações de uso que não são necessários! Sempre atente-se a esse tipo de situação, um bom meio de perceber tal problema é sempre ler seu texto em voz alta(no caso da prova, em voz baixa kkkkk) Wink

-> "... do futuro será o produto do ..."
Então, eu acrescentaria o artigo "o" onde botei ele em negrito.
Mas pq? Eu usaria ele apenas por ênfase, além de que ali parece precisar de algo assim kkkkk. Então, recomendo esse uso apenas para dar ênfase ao que vc citou e vai citar em seguida e por estética, então, use se vc achar necessário cheers

-> Bom, gostei do seu parágrafo de introdução!
Porém, precisamos pontuar uma coisa:
 - Só apresenta 2 frases... o ideal para um parágrafo de introdução seria de 3 - 4 frases.
Logo, atente-se a isso Wink
Mas gostei do seu parágrafo, além da sua contextualização com o Chaplin, isso da mais "força" a sua argumentação!

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> "Nesse contexto , segundo estudos ..."
Nessa parte que vc escreveu fica, digamos, com uma forma ruim de ler. Como se faltasse alguma coisa; então pensei em vc adicionar uma expressão. Claro, se vc não achar que esteja ruim, não precisa alterar, porém, quando eu li essa parte, me pareceu que ficou faltando algo, pois não teve uma ligação efetiva de sentido nesse trecho que vc escreveu...
Logo, eu mudaria da seguinte maneira:
               Nesse contexto, pode-se observar que, segundo estudos ...
Eu acho que dessa maneira iria fluir muito mais, tanto a leitura, como a fala do seu texto Wink

-> "... máquinas. Com o advento ..."
Aqui eu te recomendaria um conectivo de adição de ideias, pois assim fica mais fácil para o leitor que vc está ligando pontos(sempre imagine que diversos tipos de pessoas com diferentes níveis de escolaridade irão ler o seu texto, portanto, sempre tente deixa-lo mais claro possível, porém, sem perder o sentido Wink ). Vou citar alguns e vc coloque o que achar melhor, ou se achar que não precisa, não há problema!
"Nesse aspecto";"Sob essa ótica";"Sob essa análise";"Sob tal problemática"...

-> "... ser substituído , não apenas pela mecânica , mas também por softwares ..."
Aqui, falta apenas uma vírgula, onde pontuei para vc em negrito.
Pois aqui vc introduz uma ideia de que os trabalhadores não foram somente substituidos por máquinas, mas também pelos softwares Wink

->  O seu 2º parágrafo está bom! Gostei de como vc conseguiu mesclar sua contextualização mais uma vez, porém, sempre se lembre de que alguém lerá o seu texto, logo, deixe-o com a maior fluidez possível! cheers

III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:

-> "... a pedido da Lego ..."
Eu sei o que vc quis dizer nesse trecho, mas e se eu fosse outro leitor, eu me perguntaria a vc:
 - O que raios é Lego? Bom, todos sabem que é uma empresa, logo, é sempre importante vc citar quem é. Até pq isso trás um tom de autoridade, do tipo que vc sabe o que é a empresa, e sabe também o que ela fez, portanto, isso já é levado em conta!

-> No seu terceiro parágrafo, acho necessário que vc construa mais frases, pois só há 3 frases nele. E o ideal seria 4 - 5 para parágrafos de desenvolvimento(no caso, o 2º e o 3º)

-> No geral, o seu 3º parágrafo está bom sim!
Porém, atente-se a argumentação e as palavras que vc escolhe para construir o seu texto! Além do uso correto da pontuação Wink

IV) Conclusão:
-> No seu último parágrafo, Sérgio, há alguns pequenos problemas que precisamos citar:
1 - Uma frase... Isso é ruim, o ideal para parágrafos de conclusão é em torno de 3 - 4 linhas.
2 - Vc não apresentou soluções para o problema citado como principal do seu texto. Em uma conclusão, vc deve apresenta-los.

-> "... fatores revolucionaram e continuam a revolucionar ..."
Aqui, vc fez uma repetição desnecessária da palavra "revolucionar", o que mostra a banca do concurso que vc não apresenta aquele uso bom de palavras e seus sinônimos. Portanto, recomendo que use:
                "... fatores que revolucionaram e continuar a fazer o tal, de modo a atingir o mercado de trabalho."

Acho que dessa maneira, apesar de ficar mais longa, flui melhor.


Bom, terminamos sua redação!
Achei uma redação boa, pois entendi o seu ponto de vista... porém, ela apresenta alguns erros que são cirúrgicos para vc perder ponto...
Revise bem o que eu pontuei acima e se achar que eu deva falar sobre mais alguma coisa que vc botou no texto, e eu tenha/ou não falado, não deixe de responder aqui embaixo!
Atente-se a forma do seu texto, como vc escreve, quais palavras do seu texto e não esqueça de fugir do tema! Wink

Um grande abraço, e uma boa noite a vc! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Serg.io gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos