PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

imponderabilidade no espaço

3 participantes

Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty imponderabilidade no espaço

Mensagem por RAFA&L Qua 19 Ago 2020, 12:08

Galera, eu tenho a seguinte dúvida:
Em um satélite artificial que tenha o período de revolução igual ao período de rotação da Terra, um objeto de massa m dentro desse satélite "flutua". Isso acontece porque a aceleração centrípeta e a aceleração da gravidade têm o mesmo valor. Conceitualmente eu até entendo, é tipo uma queda livre, né?! Mas... a minha dúvida é: se o vetor aceleração centrípeta e o vetor aceleração da gravidade têm a mesma direção e MESMO SENTIDO, por que eu subtraiu os dois para achar uma aceleração resultante?? Não deveria somar, dando uma aceleração de 20m/s^2? Eu sei que isso está errado, mas se o vetor aceleração centrípeta e o gravitacional tem o mesmo sentido, por que isso não é correto?? 
(não sei se minha dúvida ficou clara)

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por Emanuel Dias Qua 19 Ago 2020, 13:52

Leia. Usei a ISS como exemplo. Caso não queira ler tudo, olhe a última mensagem, a imagem é suficientemente esclarecedora.

https://pir2.forumeiros.com/t168388-gravidade-aparente-topicos-da-fisica


____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por Cunto Qua 19 Ago 2020, 14:12

Fala Rafa, beleza cara?

Seguinte irmão, a sua pergunta é pertinente e remete ao principio da equivalência de einsten, comum quando se trabalha com ref. não inerciais como é o caso do seu satelite, ok?

Outra coisa importante, é que a relação entre espaço,velocidade e aceleração são equivalentes beleza? Ou seja, o que eu vou falar para a velocidade no exemplo, basta imaginar a mesma relação para a aceleração beleza? Fiz isso apenas para o raciocínio ficar mais intuitivo, enfim, vamos lá!!! 

Para ser mais claro vamos analisar da seguinte maneira:

1) Afim de facilitar a visualização vamos imaginar um elevador com uma bola dentro ok?

1.1) A bola cai com velocidade de 10m/s, o elevador sobe velocidade com 5 m/s e a altura da bola até o chão é de 15 m, certo?

imponderabilidade no espaço WM7IZ3VhRL4BQAAAABJRU5ErkJggg==

1.2) De acordo com o seu pensamento, o correto seria a bola cair com velocidade de (10-5)m/s, ja que estão em sentidos contrários,né? 

    
2) Vamos agora imaginar o seguinte, eu to dentro do elevador(to até dando um alo ali kkkkk) e vamos ter 2 situações:

2.1) O elevador esta parado no chão. Nesse caso tu concorda cmg que a bola levaria 1,5 segundos para alcançar o chão do elevador, pois ela cairia 10 m a cada segundo e tal, beleza?

2.2) Agora imagina que o elevador está subindo com a velocidade dita anteriormente,de 5 m/s, e tu concorda cmg que após 1 segundo de movimento a bola ja acertaria o chão do elevador? pois a bola cai 10m em 1 segundo e o chão do elevador sobe 5 metros em 1 segundo, certo?

2.3) De maneira intuitiva percebe-se que para alguém dentro de elevador, que obviamente está parado em relação ao elevador, seria como se a bola caísse com uma velocidade de (10+5) m/s, pois para ele a bola andou 15 metros em 1 segundo, entendeu?

3) Essa relação que eu usei para a velocidade foi apenas para esclarecer, de maneira intuitiva,o príncipio da equivalência de einsten, que chega exatamente na soma das acelerações e não na subtração como você pensava. O  satelite é como se fosse o elevador e a pessoa dentro seria a bola, entendeu? Como a aceleração do satélite é no sentido contrario da bola, para alguem dentro do satelite veria a bola com a soma das duas, não a subtração, beleza irmão? 

Indico para a leitura o livro Volume 1 do Fundamentos de Mecânica do autor Renato Brito, além de lá ta beeeeem mais detalhado, tem também varios exercícios sobre o assunto, te ajudaria muito.

No mais, espero ter ajudado de alguma forma e caso encontre alguma incoerência, erro, ou até dúvida sobre a resposta, pode falar estou aberto a discussões. Valeu amigo!!!!
Cunto
Cunto
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/05/2020
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por Cunto Qua 19 Ago 2020, 14:15

Opa, nem vi que o amigo ja tinha respondido, e a resposta dele está bem melhor que a minha, mas vou deixar a minha pois pode contribuir como complemento à dele, de qualquer forma espero ter ajudado.
Cunto
Cunto
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/05/2020
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por Emanuel Dias Qua 19 Ago 2020, 14:24

Cunto escreveu:Opa, nem vi que o amigo ja tinha respondido, e a resposta dele está bem melhor que a minha, mas vou deixar a minha pois pode contribuir como complemento à dele, de qualquer forma espero ter ajudado.



Ajuda nunca é de mais, quanto mais melhor  cheers .  Você explica muito bem.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por RAFA&L Qua 19 Ago 2020, 15:24

Obrigado Galera! entendi
E tu é muito didático, Cunto! hahaha valeeu!

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 23
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por Cunto Qui 20 Ago 2020, 10:08

kkkkkkkk Que é isso galera, valeu pelas palavras, tamo junto!!!!!
Cunto
Cunto
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/05/2020
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

imponderabilidade no espaço Empty Re: imponderabilidade no espaço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos