Questão envolvendo colisão e energia
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Questão envolvendo colisão e energia
Introdução
No impacto frontal parte da dianteira do veículo impacta frontalmente contra uma barreira imóvel e deformável descentrada que simula essa natureza, deformável, dos carros. Este impacto pretende simular o tipo mais frequente de colisões em estradas que acabam em lesões graves ou mortais e aparenta a colisão entre dois carros de similar massa.
As leituras obtidas a partir dos dummies (bonecos utilizados em testes de colisão) que representam dois homens e duas crianças são utilizadas para avaliar a proteção proporcionada aos passageiros adultos que viajam na parte da frente do veículo.
A velocidade do teste representa uma colisão entre veículos nos quais cada um viaja, aproximadamente, a 55 km/h, sendo parte da energia absorvida pela frente deformável do carro.
Perguntas
i) Considerando que o sistema é composto pelo carro, a barreira imóvel, o asfalto e o ar em volta do veículo e do anteparo, em uma colisão entre os dois objetos na velocidade supracitada, há conservação da energia?
ii) No exemplo destacado no item anterior, as forças que atuam no sistema são classificadas como conservativas ou não conservativas?
iii) Considere que após a colisão do veículo de massa 1522 kg com a barreira, o veículo se afastou com uma determinada velocidade. Qual a velocidade de recuo deste carro considerando que a energia dissipada na colisão foi de 90% de sua energia potencial inicial?
iv) Considerando a situação descrita no item iii), calcule o trabalho resultante da colisão experimentada.
No impacto frontal parte da dianteira do veículo impacta frontalmente contra uma barreira imóvel e deformável descentrada que simula essa natureza, deformável, dos carros. Este impacto pretende simular o tipo mais frequente de colisões em estradas que acabam em lesões graves ou mortais e aparenta a colisão entre dois carros de similar massa.
As leituras obtidas a partir dos dummies (bonecos utilizados em testes de colisão) que representam dois homens e duas crianças são utilizadas para avaliar a proteção proporcionada aos passageiros adultos que viajam na parte da frente do veículo.
A velocidade do teste representa uma colisão entre veículos nos quais cada um viaja, aproximadamente, a 55 km/h, sendo parte da energia absorvida pela frente deformável do carro.
Perguntas
i) Considerando que o sistema é composto pelo carro, a barreira imóvel, o asfalto e o ar em volta do veículo e do anteparo, em uma colisão entre os dois objetos na velocidade supracitada, há conservação da energia?
ii) No exemplo destacado no item anterior, as forças que atuam no sistema são classificadas como conservativas ou não conservativas?
iii) Considere que após a colisão do veículo de massa 1522 kg com a barreira, o veículo se afastou com uma determinada velocidade. Qual a velocidade de recuo deste carro considerando que a energia dissipada na colisão foi de 90% de sua energia potencial inicial?
iv) Considerando a situação descrita no item iii), calcule o trabalho resultante da colisão experimentada.
Última edição por Physicshaolin em Seg 15 Jun 2020, 19:33, editado 1 vez(es)
Physicshaolin- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/06/2020
Re: Questão envolvendo colisão e energia
Boa tarde,
i) Sim, considerando todos esses componentes pertencentes ao mesmo sistema, pois fossemos levar em conta apenas o carro como integrante isso não ocorreria já que parte da energia é perdida na forma de energia sonora (choque das moléculas que compõem o ar) outra parte perdida no atrito com o asfalto.
ii) Conservativas, pois a energia a energia total que temos antes do choque se mantém após o mesmo.
iii) Sua velocidade no S.I:
55 /3,6 ~= 15,28 m/s
A energia cinética do carro antes da colisão:
Ec = 1522. (15,28)² / 2 ~= 177677 J
Os 10% que lhe restaram após o choque:
177677 . (1/10) = 1522. v² / 2
Continue
iv) O trabalho resultante como a variação da energia cinética:
WFr = Ecfinal - Ecinicial
Continue
i) Sim, considerando todos esses componentes pertencentes ao mesmo sistema, pois fossemos levar em conta apenas o carro como integrante isso não ocorreria já que parte da energia é perdida na forma de energia sonora (choque das moléculas que compõem o ar) outra parte perdida no atrito com o asfalto.
ii) Conservativas, pois a energia a energia total que temos antes do choque se mantém após o mesmo.
iii) Sua velocidade no S.I:
55 /3,6 ~= 15,28 m/s
A energia cinética do carro antes da colisão:
Ec = 1522. (15,28)² / 2 ~= 177677 J
Os 10% que lhe restaram após o choque:
177677 . (1/10) = 1522. v² / 2
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iv) O trabalho resultante como a variação da energia cinética:
WFr = Ecfinal - Ecinicial
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Emanoel Mendonça- Fera
- Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 27
Localização : Resende, RJ, Brasil
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