PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinética Química

2 participantes

Ir para baixo

Cinética Química Empty Cinética Química

Mensagem por Diana Lívia Qui maio 14 2020, 12:42

"De acordo com a expressão matemática de Arrhenius pode-se concluir que para uma mesma reação se a energia de ativação diminuir, aumentará o valor de k e, portanto, a velocidade da reação."


Essa afirmação é verdadeira?
Eu havia entendido que o valor de K só depende da temperatura. Por isso, queria saber se, nesse enunciado, ao falar que a energia de ativação diminuiu, é pra ficar subentendido que a temperatura aumentou (e por isso a reação ficou mais rápida)? Porque, como é sabido, a velocidade da reação pode aumentar de outras formas que não pelo aumento da temperatura, isto é, sem mexer no K. Há um erro conceitual na frase ou eu que estou me confundindo com alguma coisa? Agradeço a quem puder esclarecer pra mim.

Diana Lívia
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/04/2020
Idade : 21
Localização : Mossoró, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Cinética Química Empty Re: Cinética Química

Mensagem por Leo Consoli Qui maio 14 2020, 14:00

A constante da reação pode variar com a temperatura ou com a presença de um catalisador, de acordo com a equação de Arrhenius:

Cinética Química Gif

Se for adicionado um catalisador a reação, a energia de ativação vai diminuir e o k vai aumentar.
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinética Química Empty Re: Cinética Química

Mensagem por Diana Lívia Qui maio 14 2020, 14:15

Ah, eu não conhecia essa relação. Acabei confundindo com a taxa de desenvolvimento. Obrigada!

Diana Lívia
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 10/04/2020
Idade : 21
Localização : Mossoró, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Cinética Química Empty Re: Cinética Química

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos