PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redutores e Oxidantes, como determinar?

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Redutores e Oxidantes, como determinar?

Mensagem por atolinilucas Sex maio 08 2020, 21:43

Amigos,

Tenho uma grande dificuldade na química orgânica e peço ajuda. 

Numa reação como esta:


\mathrm{NaBiO_{3}+H_2O_2+H_2SO_4\rightarrow Na_2SO_4+Bi_2(SO_4)_3+H_2O+O_2}
 

Consigo identificar a natureza das ligações que constitui cada um dos reagentes. 
Mas ao analisar a reação dos reagentes entre si tenho dificuldade em determinar o comportamento dos elétrons entre eles, isto é, quem é redutor ou oxidante. 

Podem me ajudar?
Livros, tutoriais, seja o que for. Quero aprender.


Última edição por atolinilucas em Sex maio 08 2020, 23:21, editado 1 vez(es)

atolinilucas
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 25/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redutores e Oxidantes, como determinar?

Mensagem por Giovana Martins Sex maio 08 2020, 21:57

Oiii. A sua questão está mais para o lado da química geral e físico-química do que para química orgânica. Bom, com relação ao comportamento de cada composto nessa reação eu recomendo fortemente que você estude a teoria de Arrhenius (a parte de ionização e dissociação), sais, bases e ácidos. Essa teoria é um pouco extensa, porém ela não é muito complicada. Isso, claro, na minha opinião. Após isso, aí sim você começa a estudar a parte dos agentes redutor e oxidante, teoria que é vista geralmente em físico-química na parte de eletroquímica. Quanto aos materiais, tem o livro do Ricardo Feltre e o Usberco e Salvador. Esses foram os que eu utilizei e no geral é o que a maioria dos vestibulandos usa (eu acho). Tem o canal do Paulo Valim que ensina tanto a parte da teoria de Arrhenius quanto a teoria de oxirredução. Claro que tem gente que não gosta da aula dele, mas eu particularmente gostava bastante.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos