Número natural
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Número natural
Se a =(b+220)/b-1 , qual valor de b para que "a" e "b" pertençam aos naturais? a>b , a<2, b<2
Gabarito: b= 14
Gente, eu tentei fazer por teorema do resto, me digam onde estou errando:
p(b) = b + 220
q(b) = b - 1
Pelo teorema fundamental da álgebra temos que p(b) = q(b) vezes o quociente dessa divisão + o resto
Mas como o resto é zero pois a divisão gera um número nos naturais temos que:
p(b) = q(b)A(b) + 0 ------> sendo A o quociente da divisão
Então, se fizéssemos p(1) teríamos que obter o resultado zero já que 1 é raiz de q(b) não?
Gabarito: b= 14
Gente, eu tentei fazer por teorema do resto, me digam onde estou errando:
p(b) = b + 220
q(b) = b - 1
Pelo teorema fundamental da álgebra temos que p(b) = q(b) vezes o quociente dessa divisão + o resto
Mas como o resto é zero pois a divisão gera um número nos naturais temos que:
p(b) = q(b)A(b) + 0 ------> sendo A o quociente da divisão
Então, se fizéssemos p(1) teríamos que obter o resultado zero já que 1 é raiz de q(b) não?
Última edição por RafaMa em Qua 01 Abr 2020, 23:29, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : coloquei um " - " sem querer)
RafaMa- Iniciante
Re: Número natural
1 é raiz de q(b) pois q(1) = 1 - 1 = 0
a = (b-1 + 221)/(b-1) --> a = (b-1)/(b-1) + 221/(b-1) --> a = 1 + 221/(b-1)
Olhando os divisores de 221: 1,13,17,221
Se b - 1 = 1 --> b = 2 --> a = 222 --> Satisfaz
Se b - 1 = 13 --> b = 14 --> a = (234)/13 = 18 --> Satisfaz.
Se b - 1 = 17 --> b = 18 --> a = 238/17 = 14 --> Satisfaz.
Se b - 1 = 221 --> b = 222 --> a = 442/221 = 2 --> Satisfaz.
Tem certeza que é esse o gabarito ?
**Tem que ser natural.
**Tem que ser natural.
Kayo Emanuel Salvino- Fera
Opa amigo, foi um erro de digitação, ali era pra ser q(1). Sim esse é o gabarito, é porque também tinha aquilo de "seja 'a' maior que 'b' e 'a' e 'b' maiores que 2' que eu acabei não lembrando de colocar.Kayo Emanuel Salvino escreveu:1 é raiz de q(b) pois q(1) = 1 - 1 = 0
**Tem que ser natural.
A minha dúvida é porque o teorema do resto não funciona...
( aliás, gostei de sua manipulação, não tinha pensado nisso, mas minha dúvida mesmo é no uso do teorema do resto já que tanto o numerador quanto o denominador são "polinômios"...
RafaMa- Iniciante
Opa,sem problemas.Ele funciona ué:
Dado um p(x),k(x) --> A divisão de p(x) por k(x) deixará um quociente q(x) e um resto r(x) --> p(x) = k(x)*q(x) + r(x) com grau de r(x) menor que o q(x).
Nesse caso, o quociente dá 1 e o resto da 221.Vou ter que sair agora mas deixa a pergunta caso continue que amanhã a gente resolve,boa noite!
Dado um p(x),k(x) --> A divisão de p(x) por k(x) deixará um quociente q(x) e um resto r(x) --> p(x) = k(x)*q(x) + r(x) com grau de r(x) menor que o q(x).
Nesse caso, o quociente dá 1 e o resto da 221.Vou ter que sair agora mas deixa a pergunta caso continue que amanhã a gente resolve,boa noite!
Quem seria p(x) e quem seria k(x) nesse caso?Kayo Emanuel Salvino escreveu:Opa,sem problemas.Ele funciona ué:
Na minha cabeça eu fiz p(x) = x + 220 e k(x) = x - 1
Se essa divisão cai nos naturais, então r(x) deveria ser zero não?
Apenas deixando mais claro:
x + 220 = (x - 1)Q(x) + r(x)
Mas eu sei que r(x) = 0 pois é uma divisão nos naturais.
Então basta eu zerar o termo (x-1)Q(x)
então ( 1 ) + 220 = ( (1) - 1 )Q(x) + 0
221 = 0 ?? meu deus que dúvida horrível estou me corroendo.
Se fosse qualquer outra coisa daria certo
ex: x^2 - 1 = (x - 1)Q(x) + r(x)
Aplicando para x=1 temos que r(x) = 0 aaaa
Boa noite, colega! Grato pela disponibilidade
RafaMa- Iniciante
Mano, já vi meu erro. Tava defasado na base.Kayo Emanuel Salvino escreveu:Opa,sem problemas.Ele funciona ué:
Pra mim se p(x) não fosse divisível por k(x) necessariamente implicaria que para qualquer x a divisão teria resto diferente de 0
Mas esse raciocínio só vale para quando k(x) divide p(x) ou seja, para todo e qualquer x o resto da divisão de p(x) por k(x) será zero
ex: p(x) = x^2 - 9 e k(x) = x - 5. O resto da divisão entre esses polinômios será 16, entretanto para x=6 teremos a divisão=27 e resto 0
Entretanto para p(x)=x^2 - 9 e k(x) = x - 3 o resto da divisão será 0 para todo e qualquer x com exceção do x=3 pela indefinição.
Era só isso mesmo... caso k(x) não divida p(x), sempre haverá um x tal que a divisão terá resto 0 ( já que basta igualar o denominador à 1 ou qualquer outro número que seja conveniente... )
ufa! Tem algum erro ai?
ME AJUDAAAAA KKKJ
RafaMa- Iniciante
Eu acredito que não tem erro mas vamos esperar outros colegas para falarem aqui. Calma aí hehehRafaMa escreveu:Mano, já vi meu erro. Tava defasado na base.Kayo Emanuel Salvino escreveu:Opa,sem problemas.Ele funciona ué:
Pra mim se p(x) não fosse divisível por k(x) necessariamente implicaria que para qualquer x a divisão teria resto diferente de 0
Mas esse raciocínio só vale para quando k(x) divide p(x) ou seja, para todo e qualquer x o resto da divisão de p(x) por k(x) será zero
ex: p(x) = x^2 - 9 e k(x) = x - 5. O resto da divisão entre esses polinômios será 16, entretanto para x=6 teremos a divisão=27 e resto 0
Entretanto para p(x)=x^2 - 9 e k(x) = x - 3 o resto da divisão será 0 para todo e qualquer x com exceção do x=3 pela indefinição.
Era só isso mesmo... caso k(x) não divida p(x), sempre haverá um x tal que a divisão terá resto 0 ( já que basta igualar o denominador à 1 ou qualquer outro número que seja conveniente... )
ufa! Tem algum erro ai?
ME AJUDAAAAA KKKJ