PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravitação 2

2 participantes

Ir para baixo

Gravitação 2 Empty Gravitação 2

Mensagem por Agash Seg 08 Ago 2011, 22:34

Acho que a dúvida está mais relacionada a movimento circular... De qualquer forma...


Se eu sei que um "satelite" está em uma órbita qualquer (Ex: A,B,C,D e E http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/aulakepgeneral_files/OrbitingCannonBalls.png
), e em algum instante ele passa "sobre" canhão eu posso usar ? Sim, não? E pq?


Obs: No instante que ele passa "sobre" o canhão a velocidade é perpendicular a linha que que une os centros dos corpos o "satelite"(um corpo em orbita) e o planeta.

Desde já, muito obrigado!

Agash
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 127
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 31
Localização : Urca,Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação 2 Empty Re: Gravitação 2

Mensagem por Euclides Seg 08 Ago 2011, 22:55

Não entendi sua dúvida. A imagem mostra várias órbitas que podem ser descritas pelo projétil do canhão, a depender de sua velocidade inicial.

Gravitação 2 OrbitingCannonBalls

para uma órbita circular, como em D, a força gravitacional é também centrípeta. As outras órbitas não são circulares.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação 2 Empty Re: Gravitação 2

Mensagem por Agash Ter 09 Ago 2011, 00:26

Eu acho que minha dúvida era meio sem noção... Se poderia aplicar o conceito de força centripeta para um "movimento não circular"

Só em orbitas circulares posso aplicar aceleração centripeta = força resultante... É pq li em um livro que: Podemos representar qualquer movimento ao longo de uma trajetória curvilínea , como um composto por arcos de circunferência com distintos raios...
Até tem uma questão de um corpo em trajetória parabólica, ai ele cita um instante no qual temos v=3î-4j e pede para determinar o raio de curvatura naquele instante...

Mas agora notei que não posso fazer isso caso contrario no perielio e no afélio eu já teria um contra exemplo dando que e isso pelo momento angular tenho certeza que não é verdade, caso fosse teria
sendo assim teria as mesmas forças resultantes e por conseqüência (absurdo) que só seria válido se o movimento fosse circunferencial...rsrs
A assertativa do livro pra mim seria simplificado: Para cada trecho da trajetoria podemos IMAGINAR que são compostos de circunferências COMO SE SUPOSTAMENTE em cada um desses trechos o movimento FOSSE circunferencial!

Hummm... Tirei minha dúvida, a assertativa do livro sobre qualquer movimento me deixou perdido! Agora sim, voltei ao estado normal....rsrs
Para o movimento circunferencial , aquele no qual podemos aplicar o conceito de força centrípeta devemos ter uma trajetoria circunferencial e as mudanças de velocidade devem sempre se efetuar ao longo da circunferencia!
Estou certo?

Desde já, muito obrigado Euclides!

Pelo visto foi falta de base teórica no movimento circular e não na parte de gravitação, e também na demonstração do livro da usamos o fato do movimento ser circular:

Abraço

Agash
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 127
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 31
Localização : Urca,Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Gravitação 2 Empty Re: Gravitação 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos