PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combinatória POTI

Ir para baixo

Combinatória POTI Empty Combinatória POTI

Mensagem por roxasjls Sex 13 Set 2019, 16:47

Ache o maior valor possível da express ̃ao

Ache o maior valor possível da expressão x1x2+x2x3+· · ·+xnx1 para n≥3, onde x1, x2, ..., xn é uma permutação arbitrária dos inteiros 1,2, ..., n.

Solução.Seja Sn(x1, ..., xn) =x1x2+x2x3+· · ·+xnx1 a função acima e Mn seu valor máximo. Como Sn é invariante por permutações cíclicas, podemos escolher aquela em que x1=n. Observe que

Sn(n, x2, ..., xn) =Sn1(x2, ..., xn)−x2xn+nx2+nxn=Sn1(x2, ..., xn) +n2−(n−x2)(n−xn) ≤ Mn1+n2−1·2

em que na primeira igualdade usamos a definição de Sn, na segunda apenas reescremos x2xn+nx2+nxn e na terceira maxizamos o termo−(n−x2)(n−xn) e usamos a definição de Mn1.Fazendo uma soma telescópica, temos Mn≤M3+ (42−2) + (52−2) +· · ·+ (n2−2)= 11 + (42+ 52+· · ·+n2)−2(n−3) =16(2n3+ 3n2−11n+ 18). Deixaremos a cargo do aluno a comprovação de que a cota obtida é realmente ótima.

Então sábios forumeiros, a 2a fase da OBMEP ta chegando e eu estou passando muitas dificuldades com os PDFs do POTI, o pior é que eu nem tenho um professor que me dê suporte (escola pública). Venho então pedir a ajuda de vocês com esse problema que vem sendo um inconveniente para mim continuar os estudos. Eu não entendi porquê Sn seria invariante por permutações cíclicas, nem o porquê de surgirem tantos termos após trocarmos o Sn por Sn-1. Se alguém puder me passar um bom material de estudo para invariância eu ficaria muito grato, ou até mesmo explicar como chegaram nisso...

roxasjls
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/09/2019
Idade : 19
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos