PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cinética química

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido cinética química

Mensagem por folettinhomed Qui 15 Ago 2019, 01:03

O monóxido de carbono (CO), um veneno metabólico, é incolor, inodoro e se apresenta no estado gasoso, à temperatura ambiente. Isto confere ao CO a denominação de “poluente imperceptível”. Quando inalado, o CO interfere no transporte de O2 no sangue, ao combinar-se com a hemoglobina, para formar a carboxihemoglobina
cinética química Sem_tz27
Dado que a cinética da reação de formação da carboxihemoglobina é de primeira ordem em relação a cada um dos reagentes, assinale a alternativa correta: 
a) A expressão que representa corretamente a lei de velocidade da reação inversa é V= k1.[carboxihemoglobina]/[O2], e k1 é adimensional.
b) A lei de velocidade da reação direta é dada por V = k1.[oxihemoglobina][CO], e as dimensões de k1 serão L.mol-1.s-1. 
c) Quando os valores das concentrações iniciais da oxihemoglobina e do CO forem idênticos e diferentes de 1M, a expressão de V = k1 representará corretamente a lei de velocidade da reação. 
d) A reação descrita é dita de segunda ordem com relação aos reagentes, e a constante de velocidade k1 assume a dimensão L² .mol-².s. 
e) A etapa lenta da reação não é influenciada pelas concentrações da oxihemoglobina e de monóxido de carbono. 

Poderiam me explicar essa questão? Obrigado!!


Última edição por folettinhomed em Sex 16 Ago 2019, 18:14, editado 1 vez(es)
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: cinética química

Mensagem por Dextrógiro Sex 16 Ago 2019, 17:53

Boa tarde, folettinhomed!
Se a cinética de formação da carboxihemoglobina é de primeira ordem em relação a cada um dos reagentes, assume-se que cada um terá um expoente igual a um na reação da lei de velocidade direta (que representa a ida, onde há o consumo de oxihemoglobina e CO para formar carboxihemoglobina de O2). Dessa maneira, as concentrações deles em relação à velocidade da reação direta (de formato v = k.[A]^x.[B]^y, sendo [A] e [B] as concentrações em mol/L dos reagentes e x e y a ordem destes) ficarão elevadas a expoente 1 na expressão, que fica:
v = k.[Oxihemoglobina]¹.[CO]¹, valendo ressaltar também que a reação direta acaba tornando-se de segunda ordem (já que isso significa o somatório das ordens de cada reagente, que, no caso, é 1 para cada, ficando 2). Além disso, para achar a unidade do k1, basta representar cada unidade na expressão da velocidade. A velocidade referida é a de consumo, uma vez que estamos lidando com reagentes, então ela terá unidade igual a mol/L.s, representando que, a cada segundo, será consumido um mol/L correspondente (a concentração molar dos reagentes), enquanto cada concentração molar equivale a um mol/L e, já que estamos multiplicando duas, temos (mol/L)². Dessa maneira, quando o k1 ficar isolado, teremos k1 = v/[CO].[Oxihemoglobina] e, com as devidas simplificações, o resultado da dimensão da constante será L.mol-1.s-1 (L/mol.s).

Os itens a), c) e d) podem ser considerados incorretos pela explicação supracitada, enquanto o e) torna-se incorreto por conta da existência do princípio de Le Chatelier (se eu não me engano).
Dextrógiro
Dextrógiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/08/2019
Idade : 22
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: cinética química

Mensagem por folettinhomed Sex 16 Ago 2019, 18:12

Valeu, querido! Bem detalhado; a E está errada porque numa reação não elementar, ou seja, que não ocorre em apenas uma reação, a etapa lenta é que define a lei de velocidade.
a A está errada porque seria v= K*1( [O2] [carboxihemoglobina])/ [oxihemoglobina] [CO], sendo k*1 adimensional.
a C está errada porque considera, erroneamente, que o equilíbrio é estabelecido quando as concentrações de produtos e reagentes se igualam, o que não é verdade, pois o equilíbrio somente é estabelecido quando a velocidade direta e inversa se igualam.
A d você explicou mt bem.
Obrigado!
folettinhomed
folettinhomed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 988
Data de inscrição : 23/02/2019
Idade : 23
Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: cinética química

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos