PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrostática numa pilha de folhas sulfite

2 participantes

Ir para baixo

Eletrostática numa pilha de folhas sulfite Empty Eletrostática numa pilha de folhas sulfite

Mensagem por AndreiMessias Sáb 04 Ago 2018, 16:18

Há as seguintes perguntas no meu livro: "Uma pilha de folhas de papel sulfite pode ter qualquer altura ? Que relação tem essa pergunta com a carga do elétron? Explique".
          Não há respostas livro. Eu vou dizer o que penso e gostaria que me corrigisse. Bom a resposta que eu daria: Não, porque a partir de uma certa altura o peso das folhas do topo provocariam a eletrização(por atrito) das de baixo da pilha(considerando que a pilha esteja sobre superfície isolante).
          Embora essa afirmação faça sentido pra mim, eu não consigo imaginar como isso acontece. Eu estou fazendo a pilha, colocando varias folhas uma em cima da outra, beleza. A partir de um momento, quando ocorrer a eletrização, o que acontece ? A pilha rompe ? Pula? Uma folha se eletriza apenas, ou um pequeno conjunto? Em qual parte da pilha ocorre o rompimento(na primeira folha)? Tem como deduzir em que momento, em qual peso, onde ocorrerá esse rompimento?
I'M GOING NUTTSSSSSSSSSS  Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

AndreiMessias
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 24
Localização : Limeira, São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática numa pilha de folhas sulfite Empty Re: Eletrostática numa pilha de folhas sulfite

Mensagem por Elcioschin Dom 05 Ago 2018, 12:09

Uma observação:

Estou supondo que as folhas estejam sendo colocadas, umas sobre as outras, sem haver arraste entre elas.
O peso das folhas não provoca atrito, porque é uma força vertical, perpendicular às folhas, que estão dispostas horizontalmente.
O que provoca atrito é uma força de arraste horizontal entre as folhas.

Por exemplo, se colocarmos um caixote sobre o solo, o peso do caixote não provoca atrito entre ele e o solo. Agora, se fizermos uma força horizontal F sobre o caixote, vai aparecer uma força de atrito estático, mesmo que o caixote ainda esteja parado: isto acontece enquanto F ≤ Fae. Quando F > Fae o caixote se move e a força de atrito passará a ser dinâmica (Fad) e menor do que a força de atrito estático: Fad < Fae

Assim, sem atrito entre as folhas não haverá eletrização das mesmas.

Então, por enquanto sua pergunta fica sem resposta. Esperemos que outros usuários contribuam com ideias.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

AndreiMessias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos