Sistema endócrino - Pâncreas

Ir em baixo

Sistema endócrino - Pâncreas

Mensagem por dani_medrado em Seg Abr 16 2018, 10:02

     O progresso tecnológico tem contribuído muito para o desenvolvimento das ciências biomédicas. Nos últimos anos, a medicina contou com grandes descobertas que vêm auxiliando no diagnóstico e no tratamento de algumas doenças.
    Entre as grandes descobertas médicas dos últimos anos, é possível citar a recuperação dos tecidos com células-tronco, o conhecimento dos marcadores genéticos da esquizofrenia, uma possível cura para o diabetes, o avanço no monitoramento do sistema cardiovascular, o tratamento direcionado ao câncer e a utilização de robôs em cirurgias.
(GALVÃO. 2009, p. 48-51)

Utilizando os conhecimentos sobre mecanismos fisiológicos relacionados com a regulação da taxa de açúcar no sangue e a ocorrência de diabetes, é correto afirmar:
01) A produção do peptídeo por ribossomos e a sua passagem pelo retículo endoplasmático e pelo aparelho de Golgi são eventos que antecedem a liberação da insulina no sangue.
02) O glucagon atua reduzindo a concentração de glicose no sangue, portanto tem papel fundamental no controle do Diabetes mellitus.
03) O glucagon é um hormônio produzido pelo retículo endoplasmático liso que, antes de ser liberado no sangue, passa por modificações no aparelho de Golgi.
04) A insulina exógena auxilia no tratamento do Diabetes mellitus por estimular a formação de glicogênio em diversas células do organismo, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.
05) O principal sintoma do Diabetes mellitus é a anemia que se desenvolve como consequência da ausência de glicose intracelular.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão? EU havia marcado a 4.

dani_medrado
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 21
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema endócrino - Pâncreas

Mensagem por Hayzel Sh em Seg Abr 16 2018, 13:44

Você quer uma explicação da afirmativa 01? Não sei se entendi direito sua dúvida.

Nas células dos ácinos pancreáticos, células especializadas em secretar hormônios para a corrente sanguínea, os ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático granuloso fabricam insulina e glucagon (que são proteínas), que passam do retículo endoplasmático rugoso para o complexo de golgi. Do complexo de golgi, essas proteínas passam para a corrente sanguínea. Por isso as células pancreáticas são ricas nessas organelas citoplasmáticas, cujas funções são fundamentais para que a insulina seja liberada no sangue.

Qualquer coisa, pergunte!
avatar
Hayzel Sh
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 20
Localização : Curitiba, PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum