PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais os melhores livros pra ITA por matéria?

3 participantes

Ir para baixo

Quais os melhores livros pra ITA por matéria? Empty Quais os melhores livros pra ITA por matéria?

Mensagem por warikon 2/10/2017, 9:54 pm

Boa noite! Gostaria de saber quais são os melhores livros para prestar vestibulares como o ITA e IME por matéria.

Matemática: Conheço somente a coleção FME (Gelson Iezzi) e o volume único Ed.:2011 (Gelson Iezzi).

Em uma primeira impressão, a coleção FME me pareceu mais aprofundada a medida que ia se tornando mais desnecessária. Enquanto, o Volume único era mais compacto e melhor apresentado esteticamente, e não parecia faltar ou resumir conteúdos para objetivos como passar nos vestibulares citados anteriormente. Ademais, conheci outras coleções após uma rápida pesquisa na internet, como: Elementos Da Matematica (Marcelo Rufino) e Noções de Matemática (Aref Antar Neto). Então, se puderem... conte-me mais sobre essas coleções ou outras que achem igualmente boas ou até melhores, bem como se há realmente uma diferença significativa entre a coleção e volume único Iezzi, aliás, esqueci de mencionar, porém, achei a didática desse último melhor que a coleção... Nota: O livro da escola é Matemática - Contexto e Aplicações (Luiz Roberto), porém me pareceu muito básico para o objetivo em questão.

Física: Até agora, tive a oportunidade de olhar alguns pela biblioteca da minha escola, porém não gostei muito de alguns que vi surgirem o nome em tópicos como esse (Livro para "...."). O último livro que estou agora é o Os fundamentos da física (Ramalho Ed.:9), e até então tive uma boa impressão dele... Mas retomando aos livros que pude ter contato na biblioteca... O Tópicos De Física Nova Edição (Edição comemorativa 30 anos) me pareceu bom, mas tive a impressão que faltava algo, até mesmo na didática. Já o Fundamentos de Física (David Halliday) tive a impressão de um livro bem elaborado, mas que peca muito na didática. Enfim, cheguei até mesmo a olhar o livro Os alicerces da física, que é um livro já bem antigo... mas tinha uma compreensão fácil, porém pareceu que não era tão aprofundado.
Ah, O livro da escola é Física - Contexto e Aplicações (Antonio Máximo), mas tive a impressão de que era só mais um livro para esse tipo de objetivo... Ouvi falar também de "Quanta Física", mas não cheguei a ver...

Química: Não posso dizer muito, apenas que já tenho ciência do Princípios de Química (Atkins) e que na biblioteca que tenho acesso, eles não tem (Nota: Todavia, já estou a procura), mas gostaria de mencionar Química na Abordagem do Cotidiano (Eduardo Leite do Canto - 2006 - atualmente já existe versões novas), que era o meu livro didático da escola no 1ºano, que em química orgânica (ponto até onde eu cheguei a ler nele) tinha uma didática de fácil compreensão... porém, tenho quase certeza que falta profundidade nele... Ademais, uns que ouvir falar bem foram: Quimica: A Ciencia Central (Bruce), Quimica - Feltre, Química - volume único - Usberco e Salvador, Química - Martha Reis, Química - Mortmer & Machado, Química Cidadã... ah, e o ivro atual da escola é Química (Ser Protagonista).

Portugues: Não sei muito, mas recentemente tive o encontro com Nossa Gramática Completa Sacconi - Teoria e Prática, e esse livro me agradou muito... parece muito aprofundado, com uma didática excelente, e uma estetica convidativa... porém é apenas gramática, deixando lacunas para Literatura e Redação... Nota: Portugues - Ser Protagonista é o atual da escola.

Biologia: Sem nomes, exceto pelo que a escola utiliza Biologia - Céxar e Sezar.

Geografia: Sem nomes. (Geografia - Ser Protagonista é o atual da escola.)

História: Sem nomes.

Sociologia: Apenas o da escola... Sociologia em movimento - Moderna

Filosia: Sem nomes.

warikon
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/10/2016
Idade : 24
Localização : Brasil, RJ, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os melhores livros pra ITA por matéria? Empty Re: Quais os melhores livros pra ITA por matéria?

Mensagem por Germaneagle 2/10/2017, 11:14 pm

Nao sei qual concurso quer, mas biologia, geografia, historia, sociologia nem filosofia cai nem no ita nem no ime. Se quiser algo como enem, isto nao sera tao util para voce. Note, Ime/Ita, requer aprofundamento! Outra coisa, nao precisa de todos esses livros, a utilidade é te preparar para mais questoes, para que realmente esteja preparado. 

Fisica: Fisica Classica e Topicos de fisica (Ramalho nao é ideal, mas se n tiver opção usa ele junto do topicos de fisica, este tem exercicios muito bons, mas nao deixa a explicacao de lado)

Aprofundando Fisica: Fundamentos da mecanica e Fisica una vision analitica del movimiento(se for usar ramalho, o curso de circuito eletrico do renato brito), e ae fazer provas de ime ita, alem disso sao livros de alto nivel, mas so se sobrar tempo. 

Quimica: Atkins é um livro incrivel, para aprofundar. Se nao tiver uma base boa, nao é bom comecar ali, recomendo escolher Feltre junto Usberco(tem muito exercicios, e para fundamentar tambem é bom, organica é muito boa)
Ou pode inves de usberco pode a Martha Reis. Quimica é muito importante entender a teoria, entao quanto mais exercicios variados ver, e mais livros ler, mais segurança vai ter. Apos terminar esses livros, pode ir para o Atkins, ae depois Russel, e ae depois disso vai atras de provas de quimica.

Ou livros com exercicios selecionados(tipo Treinamento em Quimica-Nelson Santos, Problemas e Exercicios de Quimica - Renato Garcia, Problemas de Fisico-Quimica - Nelson Santos). Brady é um livro de alto nivel, que se nao tiver mais nada pra estudar, é o nivel mais alto.

Matematica: Amigo, para prova ITA IME, é aprofundar mesmo. Livro unico de iezzi nao vai te preparar nem pra AFA, é melhor para enem. A coleção dele é otima, especialmente o capitulo 9 e 10, mas tem outra coleção incrivel, se poder usar os dois juntos é perfeito(mas claro, nem todos podem), que é o Aref(os vols 6 e 7 dele é incrivel).

 Nao se assuste com o tamanho desses livros, que sao livros de 100 á 150 paginas, termina em menos de um mes cada volume (usando os dois juntos). So pra voce ter uma idea, se dedicar umas 12 horas por semana para uma materia, que é tipo, estudar das 3 até as 9, 2 vezes por semana(contando intervalo de descanso que normalmente é 1/3 desse tempo ), voce terminar um livro de 400 paginas(ex: quimica vol 1) tranquilo em dois meses, ou seja, termina uns 4 volumes do iezzi.

Mas no final das contas os volumes(e a ordem) que escolher é de acordo com sua difficuldade, se quiser pular logo para o aprofundamento, cuidado, pode atrapalhar mais que ajuda. So nao pega o vol 8 do iezzi nem o vol 8 do aref, deixa ate para o quando ja estiver bem aprofundado, pois é de introducao a calculo(quase nao é util, poucas questoes). E o vol 11 do iezzi nao cai, é matematica financeira.

Aprofundando, você precisa ser seletivo, tem muitos livros, mas cada com seu foco proprio: 
Topicos de Matematica (faz amadurecer em matematica, incrivel), Analise Combinatoria e Probabilidade- Morgado(melhor livro de combinatoria e probabilidade do brasil, e uns do melhores do mundo), 
Geometria II morgado(nao precisa o I, se ja usou iezzi, mas o II é o destaque), Numeros complexos e polinomios (CAIO GUIMARAES), Elementos da Matematica(é um livro feito para aprofundamento para ime ita, em varios assuntos, muito bom mesmo), Luis Lopes(tem otimos livros de progressao, sequencia, especialmente o Manual das Progressoes)

Note esses livros o foco é mais nos exercicios e no aprofundamento, mas tem que escolher oque acha que precisa aprofundar, pois fazer tudo em um ano é difficil. Ae pode da uma olhada nas provas do ime ita, e ae ver os peruans, russos e lindski(um monte de questoes). 

Portugues: faz provas do ime ita, ou o livro do Cereja ou o que eu uso o incrivel Português para Concursos - Renato Aquino ou o outro livro dele ou pode tambem ver as Apostilas do Poliedro/ou outro prevestibular maneiro

Literatura: sinceramente, livro do cereja, ou faz pega apostila Elite prevestibular/poliedro, ou faz o mais simples e efficiente, pegar as provas militares(AFA, ou qualquer outro que tem literatura)
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 24
Localização : Teresópolis, Rio de Janeiro e Brasil

42patrix gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os melhores livros pra ITA por matéria? Empty Re: Quais os melhores livros pra ITA por matéria?

Mensagem por ITEANO21 5/2/2018, 10:03 pm

Vamos lá:
É sabido que os cursos Poliedro e Farias Brito estão levando nos últimos anos em torno de 75% das vagas do ITA. do IME deve ser por aí também.
Dito isso, suas chances de passar fazendo um desses cursos aumenta exponencialmente. Isso não significa que se estudar sozinho ou em outro cursinho, em outra cidade/estado, não irá ser aprovado. Tudo depende da dedicação e persistência no objetivo de entrar num dos Institutos.
Bom, os livros.....
Matemática: coleção completa do Iezzi, apostilas de um dos 2 cursos citados e muita, mas muita resolução de provas anteriores do ITA;
Física: Tópicos da Física e as apostilas de um dos cursos e tb  muita, mas muita resolução de provas anteriores do ITA
Química: Tito e Canto já foi um dos preferidos de quem fazia vest. para o ITA (na época do meu pai esse era "o livro"). Só que pesaram a mão nos últimos anos, e os estudantes tiveram que dar um "upgrade" nos estudos, aí é que se encaixa a teoria dos livros do Atkins.
Português e Inglês tem muita opção, fica por conta de cada um.
Boa sorte, pouco sono e muito estudo.....

ITEANO21
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 24
Localização : SP-SP-BR

Ir para o topo Ir para baixo

Quais os melhores livros pra ITA por matéria? Empty Re: Quais os melhores livros pra ITA por matéria?

Mensagem por Convidado 5/2/2018, 11:20 pm

ITEANO21 escreveu:Vamos lá:
É sabido que os cursos Poliedro e Farias Brito estão levando nos últimos anos em torno de 75% das vagas do ITA. do IME deve ser por aí também.
Dito isso, suas chances de passar fazendo um desses cursos aumenta exponencialmente. Isso não significa que se estudar sozinho ou em outro cursinho, em outra cidade/estado, não irá ser aprovado. Tudo depende da dedicação e persistência no objetivo de entrar num dos Institutos.
Bom, os livros.....
Matemática: coleção completa do Iezzi, apostilas de um dos 2 cursos citados e muita, mas muita resolução de provas anteriores do ITA;
Física: Tópicos da Física e as apostilas de um dos cursos e tb  muita, mas muita resolução de provas anteriores do ITA
Química: Tito e Canto já foi um dos preferidos de quem fazia vest. para o ITA (na época do meu pai esse era "o livro"). Só que pesaram a mão nos últimos anos, e os estudantes tiveram que dar um "upgrade" nos estudos, aí é que se encaixa a teoria dos livros do Atkins.
Português e Inglês tem muita opção, fica por conta de cada um.
Boa sorte, pouco sono e muito estudo.....

Complementando o nosso amigo;

Você pode encontrar as resoluções de provas anteriores do ITA pelo site do Poliedro,  Ari de Sá e outros. Os links estão logo abaixo:



Até mais e bons estudos!  Smile 


Frase de encerramento:

"E acredite, que o sonho de passar no ITA é possível.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais os melhores livros pra ITA por matéria? Empty Re: Quais os melhores livros pra ITA por matéria?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos