PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais livros comprar?

5 participantes

Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Quais livros comprar?

Mensagem por Igor Bragaia Dom 30 Dez 2012, 22:27

Primeiramente, gostaria de perguntar sobre qual o livro mais ideal sobre trigonometria para preparação ITA IME, fundamentos de matematica elementar do iezzi, noções de matemática do aref ou algum outro?

Sobre o curso de física, primeiro: Sobre mecânica o pessoal daqui fala que o melhor é os do Renato Brito, mas e para assuntos de mecânica que não estão contidos nos volumes 1 e 2 de física mecanica, tais como gravitação, estática, qual é o melhor livro pra complementar o estudo?
Segundo, sobre outros assuntos além de mecânica, tais como elétrica, eletromagnetismo, ondulatória e ótica, qual é o livro mais indicado?


Obrigado
Igor Bragaia
Igor Bragaia
Jedi
Jedi

Mensagens : 400
Data de inscrição : 24/10/2012
Idade : 27
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por ramonss Dom 30 Dez 2012, 23:33

Pelo que dizem, o Aref (principalmente a mais nova edição) é realmente melhor, mas tem alguns Iezzi que são melhores, como os de geometria plana e espacial, e alguns dá na mesma, mas como o Iezzi é mais acessível (fácil de achar em bibliotecas, por exemplo), vou usá-lo..
Lembrando: se você quer ITA, eles são apenas pra embasar.
Pro que o Renato Brito não cobre por enquanto (acho que em 2014 - na nossa época - vai sair um livro com o resto de mecânica), tem os peruanos (Una Vision Analítica del Movimiento) - que não sei se são bons mesmo -, mas a princípio vou usar o Tipler e o Moyses, que não são muito bons pros exercícios, mas tem a teoria universitária. Os exercício do tipo ITA, vou pegando em listas e provas antigas (isso pra matemática, química e física).
E é bom não esquecer de química Very Happy

Vai dando uma olhada nos tópicos mais antigos e nos comentários do "Matheus Bertolino"
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Igor Bragaia Dom 30 Dez 2012, 23:52

Hum, eu li em um tópico que se não me engano foi o Matheus que citou uma lista de um professor sobre os assuntos de matemática que era melhor noções e os que o fundamentos era melhor.

Sobre Física, será que os volumes 2 e 3 do tópicos são excelentes?
Pelo que o pessoal fala, o tópicos 1 é bom, mas os do Renato são melhores, mais puxados. Agora fico em dúvida devido ao fato de que se eu comprar os do Renato, terei que comprar um outro com os assuntos que ele não cobre. Comprando o tópicos depois, aproveitarei uma pequena parcela dele apenas. A dúvida aparece quanto a escolher entre tópicos(um pouca coisa mais leve, mas mais completo) ao Renato(puxado, mas que não possui toda a mecÂnica[até agora]), devido aos preços serem elevados (R$130 - tópicos)

Sobre quimica, tenho o volume 1 e 2 do curso de química do Ricardo Feltre, mas química não tenho estudado, porque no ultimo semestre peguei bem estequiometria e funções inorgânicas.

Agora, uma outra coisa. Cara, vc estuda, agora nas férias, um pouco de cada matéria, ou uma matéria de cada vez? Tipo, pega dinâmica e estuda tudo, depois pega geometria plana e estuda tudo. Ou, um pouco de dinâmica e um pouco de geometria plana por dia, por exemplo?

Igor Bragaia
Igor Bragaia
Jedi
Jedi

Mensagens : 400
Data de inscrição : 24/10/2012
Idade : 27
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por ramonss Seg 31 Dez 2012, 00:29

Indicam o Tópicos de Física pra embasar e o Renato pra aprofundar.. Você não tem uma biblioteca (escola ou pública)? Deve ter, por lá, ou o tópicos ou o Iezzi.. É assim que vou fazer, depois vou ser obrigado a correr atrás dos livros de aprofundamento.
O Feltre dizem que é bom (embasamento)..
Uma de cada vez, mas ainda nem comecei (acho que amanhã vai cheers )
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Mensagens : 1028
Data de inscrição : 26/07/2012
Idade : 27
Localização : BH - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Igor Bragaia Seg 31 Dez 2012, 00:47

Tem uma biblioteca grande aqui na minha cidade. Pode crer, com certeza deve ter lá. O problema é que provavelmente os livros só possam ser retirados durante curtos intervalos de tempo...
Igor Bragaia
Igor Bragaia
Jedi
Jedi

Mensagens : 400
Data de inscrição : 24/10/2012
Idade : 27
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 31 Dez 2012, 11:48

Igor, o livro do RB vai te ensinar pressupondo que você já estudou o assunto previamente (quanto melhor vc tiver estudado, mais fácil vc vai aprender). Se você quer pegar o RB, pegue, mas ele não vai ter questões elementares/tradicionais, nem a teoria mais básica (ele vai explicar só algumas coisas, do jeitão dele, totalmente diferente de um livro normal de EM). Então, se você não tiver nada teórico/básico, e comprar os RB, vai continuar sem ter.
Tópicos de 2007 você pode comprar usado, Feltre é bom e também dá pra comprar usado, e é bom estudar pelo menos duas matérias diferentes por dia pra não esquecer...
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Igor Bragaia Seg 31 Dez 2012, 14:48

Beleza Matheus, entendi. Acho que vou começar pelo Tópicos, estudar bastante ele, fazer todos os exercícios de nivel 3, acompanhado de listas do rumoaoita, pra depois se necessario pegar o RB.
Quanto aos Tópicos volume 2 e 3, o que vc tem a dizer?

Igor Bragaia
Igor Bragaia
Jedi
Jedi

Mensagens : 400
Data de inscrição : 24/10/2012
Idade : 27
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Matheus Vilaça Seg 31 Dez 2012, 15:57

Cara, pra Física eu recomendo FUNDAMENTOS DA FÍSICA (Dos autores Ramalho - Nicolau - Toledo).
Pra vc ter ideia eu consegui comprar os três da nova edição no Mercado Livre por um pouco mais de R$ 100,00. E se não quiser comprar vc encontra bem fácil em Biblioteca Pública.
Pra Matemática eu recomendo FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR é sucinto mas abrange todos os assuntos.
Pra Química eu recomendo QUÍMICA- FELTRE pra quem ta iniciando.

Matheus Vilaça
Matheus Vilaça
Matador
Matador

Mensagens : 253
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Igor Bragaia Ter 01 Jan 2013, 19:48

Valeu pela opinião Matheus
Igor Bragaia
Igor Bragaia
Jedi
Jedi

Mensagens : 400
Data de inscrição : 24/10/2012
Idade : 27
Localização : Piracicaba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por fenix12ginho Ter 01 Jan 2013, 21:09

A melhor coisa para se fazer é usar mais de 1 livro para estudo, você defini um "livro mestre" e tentar complementá-lo com outros. Usar só um livro, além de perder-se alguns assuntos, não fará aumentar tão bem os horizontes de sua mente.
Em 2012, eu "comi" os Fundamentos da Matemática é uma boa coleção, ajuda bastante a pensar de uma outra forma, quando bom usado, porém senti falta de complementos no caminho. Principalmente, logaritmos e probabilidade, matrizes/determinantes/complexos eu achei fraco demais, contundo para mim foi o suficiente. Já em geometria euclidiana, pareceu bem completo, embora alguns exercícios não me aparacesse bem dosados.
Mas, estudo é muito pessoal é difícil ajudar de forma satisfatória à todos.
fenix12ginho
fenix12ginho
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/07/2011
Idade : 28
Localização : Garopaba - Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Quais livros comprar? Empty Re: Quais livros comprar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos