PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica e Queda livre (HARD)

2 participantes

Ir para baixo

Dinâmica e Queda livre (HARD)  Empty Dinâmica e Queda livre (HARD)

Mensagem por Laislilas Sex 31 Mar 2017, 23:38

É comum, no cinema, super-heróis salvarem pessoas em queda-livre. Esse tipo de situação costuma ser alvo de críticas, pois muitas cenas não podem ser explicadas pelas leis da Física. Isso levou a mudanças em alguns filmes mais recentes, tentando conferir maior “realidade” à história, aproximando o público dos personagens. Antes dessas mudanças, em um dos filmes do Homem-Aranha, o herói salva seu par romântico que cai do alto de um prédio a partir do repouso e permanece em queda livre por cerca de 8 segundos. A partir dessas informações é possível modelizar a situação para refletir sobre a viabilidade do salvamento. Em uma situação hipotética, considera-se que o herói tem a mesma velocidade que a moça ao segurá-la e que ele leva em torno de 0,4 segundos para desacelerá-la até o repouso (suponha que essa desaceleração seja constante). Além disso, admitindo-se que a moça tenha massa de aproximadamente 60 Kg e desprezando a resistência do ar, caso não fosse uma cena de ficção, a moça: 

A. ( ) seria cortada ao meio, devido uma força de 192000N aplicada pelo herói para segurá- la. 
B. ( ) sairia ilesa, pois a força de 12000N não é suficiente para machucá-la. 
C. (x) no mínimo sairia machucada, pois uma força de 12000 N seria aplicada nela, em uma pequena área, pelo herói para freá-la nesse tempo.
 D. ( ) seria salva, pois o corpo humano suporta com relativa facilidade a força de 192000N aplicada pelo herói para segurá-la.
 E. ( ) não sobreviveria, uma vez que a desaceleração que ela sofre é 120 vezes maior que a aceleração da gravidade terrestre.


⭐ Alguém poderia, por favor, resolver todas as alternativas pra mim? Não entendi direito e gostaria de entender o raciocinio.

Laislilas
Jedi
Jedi

Mensagens : 435
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador,Bahia,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica e Queda livre (HARD)  Empty Re: Dinâmica e Queda livre (HARD)

Mensagem por Euclides Sáb 01 Abr 2017, 00:17

1. alguém cai, desde o repouso, e está em queda-livre por 8 segundos. Tem, nesse momento, uma velocidade de



2. então sua velocidade é reduzida a zero em 0,4 segundos. A resultante das forças que recebe é vertical e para cima, portanto a força feita pelo herói é maior que o seu peso e a aceleração devida a ela é



para quem tem 60 kg isso significa uma força de




____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica e Queda livre (HARD)  Empty Re: Dinâmica e Queda livre (HARD)

Mensagem por Laislilas Sáb 01 Abr 2017, 00:37

Dinâmica e Queda livre (HARD)  503132

Laislilas
Jedi
Jedi

Mensagens : 435
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador,Bahia,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica e Queda livre (HARD)  Empty Re: Dinâmica e Queda livre (HARD)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos