PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação FUVEST 2014

2 participantes

Ir para baixo

Redação  FUVEST 2014 Empty Redação FUVEST 2014

Mensagem por Ferrazini Qui 22 Dez 2016, 16:37

Tema: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2014_2fase.asp?img=01

Tempo: 1h 40 min


Jovem hoje, idoso amanhã.


  O ministro japonês, Taro Aso, fez declarações um tanto desrespeitosas e intolerantes acerca da situação dos idosos no seu país. Taro afirma que eles são um estorvo para a sociedade, pois dão muitos gastos e nada produzem, e que seria melhor se morressem. Tal depoimento traz uma oportunidade de reflexão sobre o quão recorrente é esse tipo de pensamento, e quais são as perspectivas dos atuais e futuros idosos brasileiro.
  Segundo pesquisas, a população brasileira irá envelhecer nos próximos anos. A grande mídia utiliza o respaldo das pesquisas para anunciar que o envelhecimento populacional causará sobrecarga na previdência social, pois haverá, segundo ela, muito mais gasto do que contribuição, e exigirá mais do precário sistema de saúde público, devido à maior ocorrência de problemas de saúde com os idosos. Esse raciocínio é questionável e pessimista, mas leva muito medo à população.

  Esse medo causa repulsa ao envelhecimento. As pessoas não querem envelhecer, pois veem a velhice como algo ruim. Esse ponto de vista se aproxima muito ao do ministro Taro Aso, e reflete o comportamento dos jovens em relação aos idosos.
  Os idosos passaram a ser vistos como um empecilho para o progresso da sociedade. Dessa forma, a juventude culpa-os por determinados problemas sociais, como o suposto déficit previdenciário e a piora da qualidade do atendimento médico estatal, citados anteriormente, e criticam a passividade dos mesmo em relação a isso, agindo de forma desrespeitosa.
Se essa linha de pensamento não for interrompida, a situação irá se agravar gradativamente, chegando ao ponto em que as ideias do ministro japonês, infelizmente, tornar-se-ão realidade. Por isso, os jovens devem refletir sobre a maneira que quererão ser tratados no futuro, e iniciarem uma mudança, começando por eles mesmo, através da desconstrução de tais preconceitos, pois a juventude de hoje será a velhice de amanhã.
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Redação  FUVEST 2014 Empty Re: Redação FUVEST 2014

Mensagem por Hayzel Sh Qui 22 Dez 2016, 18:04

[1]O ministro japonês, Taro Aso, fez declarações um tanto desrespeitosas e intolerantes acerca da situação dos idosos no seu país. Taro afirma que eles são um estorvo para a sociedade, pois dão muitos gastos e nada produzem, e que seria melhor se morressem. Tal depoimento traz uma oportunidade de reflexão sobre o quão recorrente é esse tipo de pensamento, e quais são as perspectivas dos atuais e futuros idosos brasileiros.

[2]Segundo pesquisas, a população brasileira irá envelhecer nos próximos anos. A grande mídia utiliza o respaldo das pesquisas para anunciar que o envelhecimento populacional causará sobrecarga na previdência social, pois haverá, segundo ela, muito mais gasto do que contribuição, e exigirá mais do precário sistema de saúde público, devido à maior ocorrência de problemas de saúde com os idosos. Esse raciocínio é questionável e pessimista, mas leva muito medo à população.

[3]Esse medo causa repulsa ao envelhecimento. As pessoas não querem envelhecer, pois veem a velhice como algo ruim. Esse ponto de vista se aproxima muito ao do ministro Taro Aso, e reflete o comportamento dos jovens em relação aos idosos.

[4]Os idosos passaram a ser vistos como um empecilho para o progresso da sociedade. Dessa forma, a juventude culpa-os por determinados problemas sociais, como o suposto déficit previdenciário e a piora da qualidade do atendimento médico estatal, citados anteriormente, e criticam a passividade dos mesmo deles em relação a isso, agindo de forma desrespeitosa. Se essa linha de pensamento não for interrompida, a situação irá se agravar gradativamente, chegando ao ponto em que as ideias do ministro japonês, infelizmente, tornar-se-ão realidade. Por isso, os jovens devem refletir sobre a maneira que quererão ser tratados no futuro, e iniciarem uma mudança, começando por eles mesmos, através da desconstrução de tais preconceitos, pois a juventude de hoje será a velhice de amanhã.

==

[1] Na Fuvest é altamente recomendável que você abra a redação de forma criativa e chamativa. Recomendo citar alguma bagagem cultural, como um filósofo, uma obra de arte, fazer uma analogia, etc. Sem isso, sua introdução fica muito fraca.

[2] Segundo pesquisas? Que pesquisas? E por que o pensamento da mídia é questionável e pessimista? Além de responder a essas perguntas de forma crítica (essas respostas deveriam ser a base argumentativa do seu parágrafo, mas vejo que inexistem), acrescente também bagagem cultural nesse parágrafo. Com isso, eu imagino que ele fique em um nível mais adequado para a Fuvest.

[3] A coesão do segundo para o terceiro parágrafo ficou boa. No entanto, o seu terceiro parágrafo deixa a desejar. Isso acontece porque você não desenvolve ou explica o porquê de as pessoas terem medo de envelhecer. Além disso, é bom complementar isso, também, com bagagem cultural. Eu citaria livro O Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, em que há pessoas de um mundo perfeito, as quais nunca envelhecem, e pessoas do mundo real, que envelhecem normalmente. Quando as primeiras encontram com as segundas, em determinado momento da narrativa, ficam tremendamente horrorizadas, pois desconheciam o processo natural de envelhecimento. Essa seria uma ótima analogia para o parágrafo em questão, já que esse livro é bem conhecido e estimado pelos corretores, certamente.

[4] A conclusão está razoável; cumpre seu papel. Entretanto, achei muito vago e utópico o último período dela. A ligação título-conclusão também não ficou boa. Seria possível fazer algo mais criativo. Eu costumo fazer uma pequena frase-síntese das bagagens culturais que eu fui citando durante o texto.

==

-> 1h40min é o tempo ideal para fazer a redação no primeiro dia da Fuvest. Mantenha-o.

-> Em relação à coesão, substitua alguns dos "issos" por conectivos mais adequados, como "ademais", "por conseguinte", "entretanto", "todavia", ou expressões que tragam maior caráter argumentativo, criticidade (coesão lexical).

-> Eu acredito que sua redação tire menos de 60% da nota (<60/100). Modificando ligeiramente a linguagem e fazendo as alterações citadas por mim, imagino que atingiria (>80/100).
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redação  FUVEST 2014 Empty Re: Redação FUVEST 2014

Mensagem por Ferrazini Qui 22 Dez 2016, 19:39

Obrigado HayzelS! Fico admirado pelo seu empenho e pela excelente correção! Parabéns!!!

____________________________________________
"Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar." Immanuel Kant


Acessem: VESTIBULAR EM CASA (https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa)
Ferrazini
Ferrazini
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 272
Data de inscrição : 04/07/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://vestibularemcasa.wixsite.com/vestibularemcasa

Ir para o topo Ir para baixo

Redação  FUVEST 2014 Empty Re: Redação FUVEST 2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos