PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como vocês organizam seus simulados?

+4
Nina Luizet
Sunriseee
EstudandoProITA
kogasatatara
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por kogasatatara Sex 18 Nov 2016, 02:29

É incrível como eu cada vez que eu entro aqui pra ler algum relato sobre estudar sozinho em casa, há sempre a indicação de se fazer muitos simulados por mês, pra se acostumar com o ambiente da prova. Tá, mas aí vão algumas indagações:

  1.  Como organizar tais simulados?
  2.  Onde achá-los?
  3.  Se eu simplesmente pegar uma prova do ano passado pra usar como simulado, possivelmente não vou conseguir responder quase nada, e óbvio, seria meio perda tempo... mesmo assim é recomendável fazer isso. Por quê?


Fiz cursinho no primeiro semestre desse ano, e foi um ultraje a experiência. Não quero repetir o mesmo erro novamente, mas também, preciso passar os pontos positivos de tal experiência, e aplicá-los ao plano doméstico - entre estes, o querido simulado que eu não sei como organizar de maneira eficiente.


Ai, preciso de ajuda.
kogasatatara
kogasatatara
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 24
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por EstudandoProITA Sex 18 Nov 2016, 03:56

Eu não fazia simulado até pouco tempo, até porque não sabia nada. No início não adianta fazer simulado de questões da USP, UNICAMP, ITA, etc. A pessoa vai demorar pra responder e quando responder errado irá pensar que é burra.
Eu pego questões das conteúdos que estudo, e não para treinar como se fosse uma prova real. Tem que fazer simulado depois que já tem uma base boa.
Você se for estudante de engenharia não irá tentar construir um prédio depois do primeiro mês do curso.

EstudandoProITA
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 15/11/2016
Idade : 25
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por Sunriseee Sex 18 Nov 2016, 09:32

Gostei do que você levantou sobre a perda de tempo, sempre pensei isso também, e não acho recomendável.
Em um cursinho, por exemplo, os simulados são feitos a partir do conteúdo passado, e não utilizando os vestibulares passados, e é por isso que lá esse esquema funciona. Tanto que a ideia de um simulado nos pré-vestibulares é saber administrar o tempo e conhecer as dificuldades nos conteúdos já estudados em aula + exercícios. Ou seja, ninguém no primeiro mês de cursinho faz um simulado de 3º dia da fuvest, seria como já disseram ali, desanimador.
Acho que o bacana é selecionar algumas questões de conteúdos que você já conhece para se adaptar com o estilo do vestibular, fazer no seu tempo e não se sentir cobrado em acertar, pelo contrário, usar a resolução como apoio.
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por Nina Luizet Sex 18 Nov 2016, 10:08

Estudando sozinha em casa, fui fazendo simulados de acordo com meu grau de aprendizado. Por exemplo, sempre é típico do Enem, na prova de Natureza, abordar assuntos de Eletricidade. Não adianta almejar acertos nesse quesito se você ainda nem estudou direito o que é uma malha, entende ? 

Só fui treinar mesmo nos simulados (uns dois por mês) depois de um tempinho de estudo (uns 4 meses), pois tinha que melhorar minha base e ver muuuita teoria (muita mesmo, sério).Nesse ano que vem, estando no cursinho, acho que não vou precisar desse tempo de aprendizado tão extenso, haha. Preciso mesmo é melhorar o controle do tempo.

Ah, e aliás, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] estão por todos os cantos da web, é só procurar direitinho e com o gabarito corrigido, de preferência Smile :
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por Convidado Sex 18 Nov 2016, 11:04

Bem, eu não fiz simulado ainda, mas eu faria igual a Nina, terminaria de fexchar todos os meus livros ou apostilas do meu vestibular, e assim que fechar todos, começar a fazer as provas anteriores (no meu caso, o ENEM) e assim você irá bem emm qualquer prova. 

Um abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por pedrim27 Sex 18 Nov 2016, 11:22

Eu fazia os do Poliedro(meu colégio é membro da rede do poliedro) . Me rendeu um 140/180 sem nem estar focado no ENEM(Minha cidade ainda tem vestibular seriado).. Procura na Internet que você acha eles. 
Obs.: O nível do simulado ENEM do Poliedro , na minha opinião , é bem acima do ENEM oficial.

pedrim27
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 517
Data de inscrição : 30/10/2014
Idade : 25
Localização : Minas Gerais,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por Willian Honorio Sex 18 Nov 2016, 11:47

Eu sinceramente acho recomendável você pegar uma prova de alguns anos anteriores justamente pra tomar um ''choque de realidade'' do seu vestibular, mesmo a FUVEST não sendo difícil. Digo choque de realidade pelo seguinte, como você mesma disse que não irá conseguir fazer nada, pelo menos vai compreender que só será aprovada na sua instituição se estudar pra valer, e acima de tudo, vai ver o nível da FUVEST e como deve estudar, se deve priorizar x matéria, se pode deixar algo passar batido, se deve começar do zero etc. Isso é uma experiência PESSOAL. A realidade é que são exceções os que no início dos estudos consiguem fazer diversas questões de seu vestibular, como o pessoal do ITA e vestibulares militares em geral, quase sempre vem aquele ''baque'' no primeiro exercício que encontra. E simulados você achará por toda a internet, basta achar um site que se sinta confortável.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por kogasatatara Sex 18 Nov 2016, 12:05

José Ricardo dos Santos escreveu:Bem, eu não fiz simulado ainda, mas eu faria igual a Nina, terminaria de fexchar todos os meus livros ou apostilas do meu vestibular, e assim que fechar todos, começar a fazer as provas anteriores (no meu caso, o ENEM) e assim você irá bem emm qualquer prova. 

Um abraço.
Demoraria um tempo até terminar todos os livros didáticos que eu tenho pra estudar ano que vem, mas parece ser a solução mesmo... 

Obrigado José, e ao restante que respondeu :-)
kogasatatara
kogasatatara
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 24
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por MFPMED Sex 18 Nov 2016, 13:33

kogasatatara escreveu:
José Ricardo dos Santos escreveu:Bem, eu não fiz simulado ainda, mas eu faria igual a Nina, terminaria de fexchar todos os meus livros ou apostilas do meu vestibular, e assim que fechar todos, começar a fazer as provas anteriores (no meu caso, o ENEM) e assim você irá bem emm qualquer prova. 

Um abraço.
Demoraria um tempo até terminar todos os livros didáticos que eu tenho pra estudar ano que vem, mas parece ser a solução mesmo... 

Obrigado José, e ao restante que respondeu :-)
Respeito a opinião do José, mas é errado começar a fazer provas só depois de acabar os livros. Acredito que deve-se simular a prova desde o início dos estudos, como forma de avaliar o progresso NAQUELA prova específica. Ainda a pouco nessa reta final, faltando 1 mês para o ENEM, fui corrigindo todas as questões que tinha errado nos simulados que havia realizado, sabendo o porquê dos erros e aprofundando até mesmo o conteúdo das que eu havia acertado. E o segundo motivo para começar os simulados desde cedo é: sofrer nos simulados agora não pode ser motivo para ficar triste, e sim força para levantar a cabeça e batalhar para adquirir todo o conhecimento que você precisa e/ou quer.
MFPMED
MFPMED
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 11/07/2014
Idade : 21
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por Convidado Sex 18 Nov 2016, 14:04

MFPMED escreveu:
kogasatatara escreveu:
José Ricardo dos Santos escreveu:Bem, eu não fiz simulado ainda, mas eu faria igual a Nina, terminaria de fexchar todos os meus livros ou apostilas do meu vestibular, e assim que fechar todos, começar a fazer as provas anteriores (no meu caso, o ENEM) e assim você irá bem emm qualquer prova. 

Um abraço.
Demoraria um tempo até terminar todos os livros didáticos que eu tenho pra estudar ano que vem, mas parece ser a solução mesmo... 

Obrigado José, e ao restante que respondeu :-)
Respeito a opinião do José, mas é errado começar a fazer provas só depois de acabar os livros. Acredito que deve-se simular a prova desde o início dos estudos, como forma de avaliar o progresso NAQUELA prova específica. Ainda a pouco nessa reta final, faltando 1 mês para o ENEM, fui corrigindo todas as questões que tinha errado nos simulados que havia realizado, sabendo o porquê dos erros e aprofundando até mesmo o conteúdo das que eu havia acertado. E o segundo motivo para começar os simulados desde cedo é: sofrer nos simulados agora não pode ser motivo para ficar triste, e sim força para levantar a cabeça e batalhar para adquirir todo o conhecimento que você precisa e/ou quer.
Valeu pela luz, MED. Mas o simulado é pra fazer as questões que você já estudou, não é?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês organizam seus simulados? Empty Re: Como vocês organizam seus simulados?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos