PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em classificação de Carbonos

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida em classificação de Carbonos Empty Dúvida em classificação de Carbonos

Mensagem por calebechumbo 10/11/2016, 2:52 am

Com base na fórmula estrutural da Prednisona apresentada, qual o número de átomos de carbono terciários que ocorre em cada molécula da prednisona?

a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 7

Eu não sei como colocar a foto da molécula, mas o link para a imagem é esse aqui:

http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/carbonos-terciarios(1).jpg

O gabarito marca a alternativa "c" como correta, mas pra mim que a alternativa correta era a "b"...

Minha dúvida é a seguinte, no livro pelo qual eu estudo fala que a classificação para carbonos em primário, secundário etc não se aplica a carbonos que fazem ligações duplas ou triplas, ou seja, só se aplicam a carbonos que sofrem hibridização "sp3", mas olhando a imagem, o carbono mais abaixo (o carbono circulado que está mais embaixo) não está ligado com um carbono que está fazendo ligação dupla? Eu fiquei confuso, se ele está fazendo uma ligação dupla com o outro carbono ele não deveria ser contado, ou eu estou desconsiderando alguma coisa??

O gabarito está errado ou realmente conta-se esse carbono?? Fiquei confuso...

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em classificação de Carbonos Empty Re: Dúvida em classificação de Carbonos

Mensagem por Claudir 10/11/2016, 5:43 pm

Dúvida em classificação de Carbonos Fz9fa1

Se aplica sim, basta que o carbono em questão esteja ligado a outros 3 (exatamente 3) átomos de carbono.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos