PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

concordância nominal

2 participantes

Ir para baixo

concordância nominal Empty concordância nominal

Mensagem por leopinna Qui 03 Nov 2016, 20:32

A alternativa em que a expressão sublinhada pode ser substituída pelo que se apresenta entre colchetes, respeitando-se a concordância, e sem quaisquer outras alterações no enunciado, é: 

(A) A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já são viáveis economicamente em todo o mundo... [viável] 

(B) A ideia de cidade inteligente sempre aparece relacionada à abertura de bases de dados por parte dos órgãos públicos. [relacionado] 

(C) Em nome da eficiência administrativa, podem-se armazenar, por exemplo, enormes massas de dados de mobilidade urbana... [são possíveis] 

(D) ...desde bases de dados de saúde e educação públicas, por exemplo, até os dados pessoais... [pública] 

(E) Contudo, existem estudos que apontam que bastariam meros quatro pontos de dados... [bastaria] 

A resposta é a D

Minha dúvida é por que a D está correta.

Pessoal, eu sei que o adjetivo proposto a dois sujeito pode concordar ou com ambos ou com o mais próximo, queria saber se concordando com o mais próximo, o mais distante não perderia seu significado, pois eu achava que por mais que a concordância esteja certa, o "saúde" perderia seu adjetivo pública, ou seja, não teria como saber se está saúde era publica ou não, logo perdendo seu significado original que dizia a saúde é publica não particular.

leopinna
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 939
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

concordância nominal Empty Re: concordância nominal

Mensagem por Luan Henrique Silva Melo Qui 03 Nov 2016, 23:01

Esse é um caso em que um adjetivo se refere a mais de um substantivo anteposto a ele , ou seja , que vem antes dele . Assim temos duas possibilidades de concordância : com todos os substantivos ou apenas com o termo mais próximo. No texto original , optou-se pela concordância com ambos os substantivos , portanto o adjetivo 
´´públicas´´  foi empregado no plural . A alternativa sugere que a concordância seja feito com o termo mais próximo ´´educação ´´ , o que também estaria correto .
Luan Henrique Silva Melo
Luan Henrique Silva Melo
Jedi
Jedi

Mensagens : 348
Data de inscrição : 29/06/2016
Idade : 26
Localização : Lages/SC

Ir para o topo Ir para baixo

concordância nominal Empty Re: concordância nominal

Mensagem por leopinna Sáb 05 Nov 2016, 17:10

Obrigado!

leopinna
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 939
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

concordância nominal Empty Re: concordância nominal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos