Geomorfologia dos Países Baixos
Página 1 de 1
Geomorfologia dos Países Baixos
Dentre os fenômenos de ordem geomorfológica que se verificam no continente europeu, pode-se destacar o processo de abaixamento da planície dos Países Baixos, o que se explica:
a) pelo recuo das geleiras que vem ocorrendo ao sul desse continente.
b) pela intensa atividade vulcânica que vem ocorrendo ao longo do Mar Mediterrâneo.
c) pela ação de forças epirogenéticas que atuam na crosta.
d) pela intensa atividade sísmica que vem ocorrendo no Mar do Norte.
e) pela ação de forças orogenéticas que atuam sobre a crosta.
Não conheço quase nada sobre a geomorfologia dos Países Baixos. Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria. Mas falando sobre Geofísica, qual a diferença, se eu falasse: geomorfologia da Holanda e morfologia da Holanda?
Um abraço a todos.
a) pelo recuo das geleiras que vem ocorrendo ao sul desse continente.
b) pela intensa atividade vulcânica que vem ocorrendo ao longo do Mar Mediterrâneo.
c) pela ação de forças epirogenéticas que atuam na crosta.
d) pela intensa atividade sísmica que vem ocorrendo no Mar do Norte.
e) pela ação de forças orogenéticas que atuam sobre a crosta.
- Minha resposta:
- c
Não conheço quase nada sobre a geomorfologia dos Países Baixos. Se alguém puder me ajudar, eu agradeceria. Mas falando sobre Geofísica, qual a diferença, se eu falasse: geomorfologia da Holanda e morfologia da Holanda?
Um abraço a todos.
Convidado- Convidado
Re: Geomorfologia dos Países Baixos
C, refere-se ao soerguimento sem falhas, que geralmente acontecem em áreas sem muito tectonismo. Podemos até fazer uma generalização grosseira dizendo que a área noroeste da Europa (excluindo as ilhas britânicas) são mais planas e estáveis que as demais. Para tal, tente lembrar mais ou menos da Holanda: por volta de lá o terreno costuma ser plano (grosseiramente falando). Geralmente a epirogênese acontece em tal situação (lenta subida ou descida da crosta em locais sem muitas atividades sísmicas).
Geomorfologia da Holanda → aspectos naturais do local (em relação a terra, como pedras, solo etc)
Morfologia da Holanda → abrangeria os aspectos da Holanda, como é o pais, a forma. Não trata especificamente dos aspectos do solo e sim do todo.
Abraço!
Geomorfologia da Holanda → aspectos naturais do local (em relação a terra, como pedras, solo etc)
Morfologia da Holanda → abrangeria os aspectos da Holanda, como é o pais, a forma. Não trata especificamente dos aspectos do solo e sim do todo.
Abraço!
AleeZl- Jedi