PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ângulo/alcance e altura diferente da inicial

2 participantes

Ir para baixo

ângulo/alcance e altura diferente da inicial Empty ângulo/alcance e altura diferente da inicial

Mensagem por Zuna Seg 22 Ago 2016, 13:34

Não estou conseguindo resolver uma questão que ao meu ver deveria ser simples. Não sei se tem algum método simples de resolver isso, pois imagino que não era a intenção do livro que se chegasse em uma equação tão complicada...

A questão é:

Qual deve ser o ângulo de tiro de um canhão, cuja velocidade do projétil é de 550m/s, para atingir um alvo a 1,2k, mas que se encontra 50m mais elevado que o canhão?

Parti do sistema:
50=(550senθ)t-4,9t²
1200=(550cosθ)t

Chegando numa infeliz equação nada trivial. Tentei substituições de fórmulas trigonométricas, mas nada muito feliz. Por isso imagino que tenha outra forma de fazer, não?

Ainda estou meio cru na matéria. Agradeço quem puder me ajudar.

Zuna
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/01/2014
Idade : 39
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

ângulo/alcance e altura diferente da inicial Empty Re: ângulo/alcance e altura diferente da inicial

Mensagem por Euclides Seg 22 Ago 2016, 15:38

Use a equação da trajetória


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ângulo/alcance e altura diferente da inicial Empty Re: ângulo/alcance e altura diferente da inicial

Mensagem por Zuna Seg 22 Ago 2016, 16:14

Euclides, muito obrigado.

Na verdade eu não tive a sacada de transformar o cos no denominador em tangente, tentei outras transformações e só me atrapalhei com equações horríveis.

Muito obrigado!

Zuna
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 21/01/2014
Idade : 39
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

ângulo/alcance e altura diferente da inicial Empty Re: ângulo/alcance e altura diferente da inicial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos