PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Insulina é proteína?

4 participantes

Ir para baixo

Insulina é proteína? Empty Insulina é proteína?

Mensagem por Barbeirodogta Qua 20 Jul 2016, 22:08

Em artigos acadêmicos e livros didáticos há o costume de dizer que insulina é proteína, porém, meu professor disse que há uma diferença entre oligopeptidos, polipeptidos e proteínas. A insulina é classificada como um polipeptidio, pois sua estrutura não apresenta aminoácidos suficientes para se tornar uma proteína.

O que acham?
Barbeirodogta
Barbeirodogta
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 73
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Insulina é proteína? Empty Re: Insulina é proteína?

Mensagem por rodrigoneves Qua 20 Jul 2016, 22:13

Bem, acho que seria coerente da parte do professor apontar a bibliografia que contrasta essas definições, apontando o caso específico da insulina.
A discussão é interessante, mas o importante aqui (se você é um vestibulando como eu) é saber que as bancas avaliadoras vão considerar aquilo que está na maioria dos livros do ensino médio (que a insulina é uma proteína).
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Insulina é proteína? Empty Re: Insulina é proteína?

Mensagem por hugo araujo Qui 21 Jul 2016, 12:22

Toda proteína é um polipeptídeo, mas nem todo polipeptídeo é uma proteína.

E sim, Insulina é uma proteína, consequentemente, é também um polipeptídeo.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Insulina é proteína? Empty Re: Insulina é proteína?

Mensagem por Arnaldo Nicolelis Qua 27 Jul 2016, 17:47

A insulina é sim uma proteína. A diferença entre peptídeo, oligopeptídeo e polipeptídeo é a diferença de aminoácidos sim. Em alguns vestibulares contextualizados, é comum um texto que fale da história da insulina in vitro, por meio da sequenciação de códons do seu RNAm. Eu usei vários livros universitários para me preparar para Olimpíadas de Biologia, até mesmo os pesquisadores do Instituto Butantã aos quais eu tive aula mencionaram insulina como sendo uma proteína nas aulas práticas de Biologia molecular. Proteína é tudo aquilo que admita uma conformação estereoespecífica, na qual desempenhe uma função estrutural, e que seja de fato composto por monômeros de aminoácidos - vulgo um polímero biológico- portanto as classificações em oligo, pep e outros nada mais são que um parâmetro para determinar o tamanho do polímero, algo ao meu ver extremamente desnecessário e que colabora para a fama de Biologia ser pautada em nomes em vez de fato da prática.
Bibliografia: Bioquímica; Lehninger. Biologia;Campbell & Reece; Biologia molecular, Alberts.

Arnaldo Nicolelis
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Insulina é proteína? Empty Re: Insulina é proteína?

Mensagem por rodrigoneves Qua 27 Jul 2016, 20:36

Obrigado, Arnaldo, pela contribuição.  Very Happy
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Insulina é proteína? Empty Re: Insulina é proteína?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos