Elétron acelerado
2 participantes
PiR2 :: Física :: Física Moderna
Página 1 de 1
Elétron acelerado
Um elétron foi acelerado por um campo elétrico até atingir uma velocidade v = 0,6.c, quando sua energia cinética atingiu o valor 0,625 MeV. Se a energia de repouso do elétron vale 0,5 MeV, o prof. Renato Brito pede que você determine a sua energia relativística:
a) 1,125 MeV
b) 0,125 MeV
c) 1,100 MeV
d) 2,200 MeV
e) 0,905 Mev
Gabarito: B
Dúvida: Eu vejo varias formulas usando um determinado "E"... E=mc², E=QC, E=√ E²C²+m²c^4, porém não sei para que serve cada uma. Poderiam me explicar?
a) 1,125 MeV
b) 0,125 MeV
c) 1,100 MeV
d) 2,200 MeV
e) 0,905 Mev
Gabarito: B
Dúvida: Eu vejo varias formulas usando um determinado "E"... E=mc², E=QC, E=√ E²C²+m²c^4, porém não sei para que serve cada uma. Poderiam me explicar?
Farasf123- Padawan
Re: Elétron acelerado
A energia de repouso é a energia devido a sua massa de repouso m_{o} , ou seja que não está em movimento ou momento resultante igual a zero. E=m_{o}c^2 que é a uma especificação de uma equação mais completa.
Se o momento for considerado usamosE=\sqrt{m_{o}^2c^{4}+p^2c^2} ou seja se v=0 \rightarrow p=0 \rightarrow E=m_{o}c^2
A energia relativística adquirida pelo elétron é a energia que o elétron ganha ao ser acelerado no campo elétrico, a diferença de energia adquirida e energia de repouso.
E=0,625 - 0,5= 0,125 MeV
Se o momento for considerado usamos
A energia relativística adquirida pelo elétron é a energia que o elétron ganha ao ser acelerado no campo elétrico, a diferença de energia adquirida e energia de repouso.
E=0,625 - 0,5= 0,125 MeV