PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teória - Raios e o poder das pontas.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teória - Raios e o poder das pontas. Empty Dúvida teória - Raios e o poder das pontas.

Mensagem por Viktorin Dom 08 maio 2016, 19:42

Boa Noite pessoal, me registrei a pouco tempo no fórum, mas já navego por ele a um certo tempo =D.

Descreverei meu raciocínio intercalando-o com dúvidas.

Meu raciocínio:

>Entre as núvens eletricamente carregadas e a Terra é criado um campo elétrico com sentido das núvens para o solo.

> Nos elétrons, os quais são portadores de carga elétrica negativa,surge uma força com sentido oposto ao do campo, portanto, eles movem-se em direção ao solo. Esse fenônemo origina a descarga inicial.

> Ao se aproximar do solo estas cargas negativas criam um campo muito intenso que faz com que cargas sejam deslocadas por uma Força Elétrica do solo até as núvens. A chamada descarga de retorno.

Primeira Dúvida: A descarga de retorno é composta de portadores de carga positiva?

> Estas duas descargas criam um caminho de gases ionizados por onde elétrons irão trafegar das núvens em direção ao solo.

> Para-raios usam do chamado poder das pontas para atrair essas descargas e manter uma área segura.

Segunda dúvida: O para-raio é carregado com carga elétrica positiva? Cheguei a esta conclusão pois o único meio para ele criar um campo elétrico, o qual seja mais atrativo que o campo originado pelo solo, é se estiver carregado positivamente, uma vez que se ambos forem negativos o campo elétrico do para-raio irá possuir maior intensidade e, por isso, afastar os elétrons.

Obrigado pela atenção Wink
Viktorin
Viktorin
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/05/2016
Idade : 25
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teória - Raios e o poder das pontas. Empty Re: Dúvida teória - Raios e o poder das pontas.

Mensagem por Euclides Dom 08 maio 2016, 19:59


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos