PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre sabões

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre sabões Empty Dúvida sobre sabões

Mensagem por aksn999 Sex 22 Abr 2016, 17:11

Gente, eu li que os sabões tem a parte polar e a parte apolar. Geralmente são sais de ácido carboxílico ou de ácido sulfônico. Alguém pode me explicar porque o acetato de sódio não tem propriedade detergente? Isso estava escrito no meu livro, mas não explicaram. Tem a ver com o tamanho da parte apolar ser muito pequena?
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre sabões Empty Re: Dúvida sobre sabões

Mensagem por Jeffersonsons Sex 22 Abr 2016, 17:42

Quanto maior a cadei carbônica, mais apolar ela acaba se tornando. No caso do ácido acético a cadeia carbônica é composta de dois carbonos apenas, o que a torna pouco apolar.

Sabões são geralmente produzidos de cadeias carbônicas longas, como os ácidos graxos presentes em gorduras e óleos, pois apresentam grandes cadeias carbônicas.
Jeffersonsons
Jeffersonsons
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 508
Data de inscrição : 14/08/2015
Idade : 28
Localização : sao luizsi, bahia brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre sabões Empty Re: Dúvida sobre sabões

Mensagem por Christian M. Martins Sex 22 Abr 2016, 18:04

Devido à "baixa apolaridade" citada pelo Jefferson, as substâncias apolares (a exemplo de lipídeos, ceroides, óleos, etc.) não se atrelam muito ao ácido acético e ele acaba não retirando-as.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre sabões Empty Re: Dúvida sobre sabões

Mensagem por aksn999 Sex 22 Abr 2016, 18:42

Vlw, pessoal! Vocês são feras!
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre sabões Empty Re: Dúvida sobre sabões

Mensagem por Marcelo F Sex 22 Abr 2016, 19:26

Acetato de sódio é muito polar por ser um sal e ter a cadeia carbônica pequena. Entretanto dizer que ele não tem poder detergente pode não ser bem verdade. Existe uma escala chamada de EHL (equilíbrio hidrofílico-Lipofílico) que mede o grau de detergência de um tensoativo em função de um equilíbrio de solubilidade/afinidade por água e material apolar.

É com base no valor do EHL que se classifica uma substância como tensoativo. Eu realmente não posso te afirmar qual é o valor do acetato de sódio, mas ele entraria na faixa de substâncias com altíssimo EHL, sendo que os mais usados para produtos cosméticos estão na faixa de 10 - 20 da escala.

Em resumo, pode-se dizer que qualquer substância que apresente solubilidade em fase polar e apolar tem um caráter de tensoativo em maior ou menor intensidade. O sal mencionado por você não deve possuir um valor razoável para que seja utilizado sozinho como um tensoativo, porém isso não significa que ele não o seja.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre sabões Empty Re: Dúvida sobre sabões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos