PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como se preparar para um curso de Estatística

3 participantes

Ir para baixo

Como se preparar para um curso de Estatística Empty Como se preparar para um curso de Estatística

Mensagem por ruanchaves93 Sáb 16 Abr 2016, 17:53

Recentemente fui atraído pelo curso de Estatística, pela combinação de conteúdo interessante e bons salários.

O vestibular não é um grande problema, são seis candidatos por vaga no máximo, mas o curso é bastante pesado em Matemática e eu preciso me preparar, não tenho uma base muito boa.

O que vocês me recomendariam? Podem passar livros em inglês também, sou fluente em inglês.

As matérias introdutórias do curso são basicamente Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear, além de, é claro, disciplinas introdutórias de Estatística.

Pensei em percorrer os dez volumes do Iezzi até o dia de entrar no curso. Acham uma boa? Obrigado!

ruanchaves93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 30
Localização : Palmas - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um curso de Estatística Empty Re: Como se preparar para um curso de Estatística

Mensagem por Fito42 Dom 17 Abr 2016, 13:47

Estou no segundo ano de engenharia e nesse semestre peguei uma disciplina de introdução à Estatística. O professor recomendou o livro "Probability & Statistics for Engineers & Scientists" do Walpole. Apesar de ser um livro básico comparado ao que você aprenderá na universidade, ele dá uma boa ideia de aplicações e conceitos. Por enquanto tive que usar bastante coisas de Ensino Médio (combinações, permutações etc) e aplicar meu conhecimento de cálculo I e II (integrais simples e duplas principalmente). Portanto eu recomendaria fortalecer sua base na parte de cálculo diferencial e probabilidade, acho que pegar a coleção inteira do Iezzi não vale a pena (geometria plana não vai te ajudar muito).
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um curso de Estatística Empty Re: Como se preparar para um curso de Estatística

Mensagem por Sinal Dom 17 Abr 2016, 15:56

Fito42 escreveu:Estou no segundo ano de engenharia e nesse semestre peguei uma disciplina de introdução à Estatística. O professor recomendou o livro "Probability & Statistics for Engineers & Scientists" do Walpole. Apesar de ser um livro básico comparado ao que você aprenderá na universidade, ele dá uma boa ideia de aplicações e conceitos. Por enquanto tive que usar bastante coisas de Ensino Médio (combinações, permutações etc) e aplicar meu conhecimento de cálculo I e II (integrais simples e duplas principalmente). Portanto eu recomendaria fortalecer sua base na parte de cálculo diferencial e probabilidade, acho que pegar a coleção inteira do Iezzi não vale a pena (geometria plana não vai te ajudar muito).

Não quero desvirtuar o tópico, mas pode me dizer sobre a estrutura do curso de engenharia mecânica em São Carlos, fito42? Em termos de projeto de extensão, dupla diplomação, laboratórios, etc. 

Valeu
Sinal
Sinal
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um curso de Estatística Empty Re: Como se preparar para um curso de Estatística

Mensagem por ruanchaves93 Dom 17 Abr 2016, 21:50

Deixei o Iezzi de lado, estou focando no Precalculus de Carl Stitz.
Valeu pela dica, vou dar uma olhada nesse livro.

ruanchaves93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 30
Localização : Palmas - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um curso de Estatística Empty Re: Como se preparar para um curso de Estatística

Mensagem por Fito42 Seg 18 Abr 2016, 15:21

Sinal escreveu:
Fito42 escreveu:Estou no segundo ano de engenharia e nesse semestre peguei uma disciplina de introdução à Estatística. O professor recomendou o livro "Probability & Statistics for Engineers & Scientists" do Walpole. Apesar de ser um livro básico comparado ao que você aprenderá na universidade, ele dá uma boa ideia de aplicações e conceitos. Por enquanto tive que usar bastante coisas de Ensino Médio (combinações, permutações etc) e aplicar meu conhecimento de cálculo I e II (integrais simples e duplas principalmente). Portanto eu recomendaria fortalecer sua base na parte de cálculo diferencial e probabilidade, acho que pegar a coleção inteira do Iezzi não vale a pena (geometria plana não vai te ajudar muito).

Não quero desvirtuar o tópico, mas pode me dizer sobre a estrutura do curso de engenharia mecânica em São Carlos, fito42? Em termos de projeto de extensão, dupla diplomação, laboratórios, etc. 

Valeu

Claro! Na EESC como um todo você tem vários grupos de extensão: Baja, Fórmula, Tupã (carro elétrico), Warthog (robótica), Semear, Topus, Mileage, Zenith, GMA, EESC Jr. dentre muitos outros. Para conhecer melhor cada um eu recomendo você procurar no google: (nome do grupo) + (EESC). No geral os alunos da mecânica entram para o Baja ou Fórmula. Outro costume dos alunos da minha área é aderir a um projeto de iniciação científica remunerado.

Sobre a dupla diplomação, a EESC tem convênios com algumas universidades francesas. Para a maioria delas, é realizada um processo seletivo (realizado geralmente no final do 2º ano do curso) que consiste na análise do currículo (média ponderada, publicações, pesquisas e pro ativismo) e em uma entrevista. Se aprovado, o aluno viajará no meio do 3º ano, permanecendo em uma universidade francesa durante 2/ 2,5 anos. Ao voltar, o aluno estuda por mais 1 ou 2 meses até obter um diploma brasileiro e outro francês em engenharia. É um processo bem difícil de ser aceito. Devido a crise, o número de bolsas caiu bastante e o processo ficou mais seletivo. Exige-se pelo menos média 9 ou mais para adentrar ao programa.

Sobre os laboratórios, como não tive muitas matérias de engenharia eu não conheço muito bem. Mas posso falar de alguns:

Manufatura: utilizamos o laboratório da produção, o NUMA. É considerado o melhor da América Latina, com máquinas modernas e de alta tecnologia.

Materiais: os laboratórios de materiais são bem equipados. Apesar de não terem as melhores máquinas, há uma quantidade suficiente para termos aulas e projetos de pesquisa

Termodinâmica: maior laboratório da EESC. Apesar de antigo, há computadores de ponta para realização de simulações numéricas. A Petrobrás injeta dinheiro em uma pesquisa de torre de escoamento. É bem massa!

Se tiver mais dúvidas, só perguntar
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um curso de Estatística Empty Re: Como se preparar para um curso de Estatística

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos