Questão de Limite
2 participantes
Página 1 de 1
Questão de Limite
Leonardo de Pisa, conhecido por Fibonacci, um dos mais talentosos matemáticos da Idade Média, ficou famoso após incluir em seu livro Líber Abaci um estudo do seguinte problema: “Quantos pares de coelhos podem ser gerados em um mês, a partir de um único casal, se a cada mês cada casal dá origem a um novo casal que fica fértil a partir do segundo mês?”.
Esse problema deu origem à sequência de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ..., cujo termo geral é expresso por P(n + 2) = P(n + 1) + P(n), em que n = 1, 2, 3, ..., P(n) = quantidade de pares de coelho no n-ésimo mês e P(1) = P(2) = 1.
A razão áurea é definida como o valor do lim P (n + 1)/ P(n)
.......................................................n→∞
, cuja existência foi demonstrada. Com base nesses fatos, determine a razão áurea
Esse problema deu origem à sequência de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ..., cujo termo geral é expresso por P(n + 2) = P(n + 1) + P(n), em que n = 1, 2, 3, ..., P(n) = quantidade de pares de coelho no n-ésimo mês e P(1) = P(2) = 1.
A razão áurea é definida como o valor do lim P (n + 1)/ P(n)
.......................................................n→∞
, cuja existência foi demonstrada. Com base nesses fatos, determine a razão áurea
GILSON TELES ROCHA- Mestre Jedi
Re: Questão de Limite
Temos no material abaixo uma interessante e exaustiva discussão sobre os números de Fibonacci e a proporção áurea. O trabalho é usado como argumentação dos adeptos criacionistas do "Design Inteligente", o que deixamos a critério de cada um. A exposição do ponto de vista geométrico e matemático é, contudo, rigorosa e muito boa.
https://pir2.forumeiros.com/t10718-a-sequencia-de-fibonacci-e-a-razao-urea#30532
https://pir2.forumeiros.com/t10718-a-sequencia-de-fibonacci-e-a-razao-urea#30532
Euclides- Fundador
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos