PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFMG Pêndulo Simples -

2 participantes

Ir para baixo

UFMG Pêndulo Simples - Empty UFMG Pêndulo Simples -

Mensagem por lraphael 4/3/2016, 10:23 am

Um garoto, brincando com um pêndulo simples formado por uma esfera de massa m muito pequena, atada à haste ideal de comprimento L, nota que, após abandoná-la na posição A, ela não mais retorna a essa posição, pois tangencia a superfície da água a cada passagem. Sabendo-se que a esfera perde 30% de sua energia mecânica a cada contato com a água, assinale a alternativa que contém o ângulo teta aproximado que a haste forma com a vertical após a primeira oscilação. 
A) 60 graus
B) 45 graus
C) 75 graus
D) 30 graus

Resposta: o gabarito diz letra c), 75 graus entretanto o mesmo não é confiável. 

Eu não achei a questão na internet, nem a resolução, nem o gabarito..

Eu fiz pensando que com uma oscilação o pêndulo colide com água duas vezes. Logo ele vai ter (0,7)^2 de sua energia mecânica, ou seja, 0,49m*g*L
Com isso achei que a altura após duas colisões é de 0,49L e logo a altura necessária para calcular o cosseno do ângulo teta é 0,51L. Com isso achei que o cosseno valia 0,51, aproximando, o ângulo seria de 60 graus. Alguém pode me dizer se estou errado e onde estou errado? E se possivel postar a resolução da questão? Já perdi bastante tempo nela.. 
Segue a imagem da questão:

UFMG Pêndulo Simples - 5a1isz

lraphael
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/05/2011
Idade : 29
Localização : Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFMG Pêndulo Simples - Empty Re: UFMG Pêndulo Simples -

Mensagem por yriuss16 4/3/2016, 11:23 am

Os meus cálculos deram o mesmo resultado...

Situação 1:

Situação 3:

Sendo que:

Montando um triângulo retângulo com o ângulo θ, podemos concluir que:


yriuss16
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/05/2015
Idade : 26
Localização : Paulista,Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos