PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cronograma de estudos

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Cronograma de estudos

Mensagem por Christian M. Martins Qui 07 maio 2015, 11:55

Olha eu de novo.

Então, gente, eu tenho um cronograma de estudos um pouco diferenciado da maioria das pessoas, pois priorizei, nele, as matérias de maior valor pra mim.

Como eu sei que tenho muita coisa pra estudar ainda, deixei algumas matérias pra estudar ano que vem e passei a objetivar a conclusão das quatro matérias mais importantes pra mim neste (Biologia, Química, Português e Literatura).

Desta forma, ano que vem teria de estudar Física, Matemática, História e Geografia (Já sou fluente em Língua Inglesa e não preciso estudar esta matéria).

O que vocês acham? Será que fica ruim fazer desta forma? Como vocês fazem?

É importante ressaltar que ultimamente tenho feito bastante pergunta aqui no tópico de Bate-Papo, e isso se deve ao fato de que eu realmente estou precisando melhorar minha sistemática de estudos.

Valeu gente! Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Nina Luizet Qui 07 maio 2015, 12:52

Christian M. M. escreveu:
O que vocês acham? Será que fica ruim fazer desta forma? Como vocês fazem?
  Acho uma maneira bem viável de estudar. Infelizmente, não posso fazer isso, porque ainda tenho que dar prioridade a matérias cobradas na escola.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Convidado Qui 07 maio 2015, 21:47

Se você estuda só essas quatro matérias fica ruim sim; se você apenas dá prioridade à elas (estudando-as por mais tempo) aí não é ruim não. Eu mesmo faço um pouco disso, pois tenho o mesmo problema que você. Biologia e Química são matérias muito extensas e às vezes você tem que dividi-las em A, B e C; no momento estou estudando Biologia C (Genética e Anatomia Humana) e Biologia B (Seres vivos, doenças, etc.), para dar uma revisada. 

É difícil você estudar, em uma semana, 10 matérias. Dividir todo o tempo em tantas disciplinas faz você avançar de migalha em migalha cada uma delas... E fica ruim dar continuidade ao assunto na mente. Eu geralmente não viso matéria, mas o tema. Por exemplo, eu vou montar minha rotina semanal colocando aulas de Biologia todos os dias até eu julgar ser suficiente para cumprir o conteúdo de Embriologia, coloco quantas aulas de História eu julgar necessário para cumprir o conteúdo sobre o Brasil Império, quantas aulas de Matemática até terminar Função Logarítmica, quantas aulas de Física até terminar Processos de Eletrização, etc. Se não sobrar espaço, as outras matérias ficam para a semana seguinte.  

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Convidado Qui 07 maio 2015, 22:08

Essa é a que vou usar semana que vem:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Aí de acordo com o cronograma eu sei qual o assunto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Christian M. Martins Qui 07 maio 2015, 23:18

Nem me fale que Biologia é uma matéria muito extensa. Eu estudo estudo estudo e não estou nem na metade ainda! Laughing Laughing Laughing

Então, Dezotti, tu acha ruim fazer da forma que estou fazendo, estudando só 4 matérias durante este ano? :scratch:
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Diaz Sex 08 maio 2015, 00:55

Depende do curso que você quer, faculdade e se está ou não no ensino médio, livros e como você estuda, várias variáveis não? rs. Bom é lógico que se você quer por exemplo Med. tem que dar prioridade a Bio. e Química, porém não é muito aconselhável estudar só 4 matérias esse ano, e sim dar ênfase maior do que as outras. Bom eu faço da seguinte forma: todo dia estuda Física ou Matemática ( Intercalando), pois quero Eng. Na semana treino com livros e exercícios ''mais leves'' , porém com nível bom. Por exemplo Ramalho, e além disso resolvo exercícios do próprio livro, os da apostila do cursinho e mais extras da internet, geralmente totaliza de 20 até 30 exercícios por dia, de um determinado assunto. 
Adendo: Para não ficar cansativo também divido a física e mat. em ''Assuntos'' para estudar pela semana: Álgebra e Geo; Mecânica e Ondas;

e com o resto do tempo divido entre as outras matérias; porém estudo mais lendo e menos exercícios, todo dia estudo 1 matéria de forma leve, 1 de forma mediada, e Mat. ou Física intercalando de maneira mais ''hard''

Meu estudo leve: Leitura e revisão, além de exercícios básicos (Geralmente 5 ou 10, só para fixar o assunto)
Médio:  Leitura mais extensa, vídeo aulas e exercícios do livro ( de 10 a 15)
Hard: Livros, Apostila do cursinho, exercícios de vestibular, exercícios especiais, listas. ( de 20 a 30 por dia)

e Nos fim de semana: Redação, Intensifico mais ainda Física e Matemática, exercícios específicos ou anteriores do Vest. da universidade que quero estudo de leve uma matéria no Sábado e uma no Domingo, porém reservo um tempo para assistir filmes, passear com o cachorro, praticar um esporte, e é isso, espero que tenha ajudado em algo! rs
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Convidado Sex 08 maio 2015, 07:32

Christian M. M. escreveu:Nem me fale que Biologia é uma matéria muito extensa. Eu estudo estudo estudo e não estou nem na metade ainda! Laughing Laughing Laughing

Então, Dezotti, tu acha ruim fazer da forma que estou fazendo, estudando só 4 matérias durante este ano? :scratch:


Só 4 matérias eu acho ruim sim. Primeiro porque você não vai passar em medicina sabendo só 4 matérias, então esse ano se você continuar assim vai servir apenas para experiência. E, no ano que vem, você não só vai ter que terminar as outras 4 matérias que falta, como também revisar as 4 que você viu nesse ano (isso se você não ter que dar continuidade à Biologia, que é difícil terminar em um ano). Divida seu dia para três matérias, coloca duas de maior prioridade e uma de menor prioridade, ou, então, estude de segunda à quinta as matérias de maior prioridade e de sexta a domingo as de menor prioridade. Só uma sugestão.

Pode dar certo o que você está fazendo, mas é muito provável que você não consiga dar conta no ano que vem. Eu falo porque fiz mais ou menos isso que você fez, porque eu não tinha todos os livros. Eu estudei Biologia, Química e Física de uma forma mais intensa até arrumar todos livros. Estudava História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Literatura e Português também, só que com livros "meia boca".

No meio do ano passado decidi focar no vestibular da UFPR, que não cobra Filosofia e Sociologia. Assim eliminei duas matérias para estudar. O Português também é basicamente interpretação de texto e por isso não estudo Português. Só sobrou 7 matérias: Biologia, Química, Física, História, Geografia, Matemática e Literatura. Redação também, é claro. O problema é que o material bom de História, Geografia e Matemática eu comecei a usar no começo desse ano, estou avançando... Se eu tivesse usado eles desde o começo já estaria anos luz à frente. 

Estou dizendo que me dediquei muito mais à Biologia, Química e Física ao longo de minha preparação; e, apesar de ter me dedicado às outras matérias também, acabei comprando outros materiais e migrando para eles, começando tudo de novo. Por mais que eu tenha estudado Biologia, por exemplo, e, veja só, eu já vi tudo de Ecologia, Citologia, Genética, Botânica, Reinos Animais, Fungos, Protozoários, Vírus, Bactérias e Doenças, faltando só Anatomia Humana e Evolução, eu tenho que estudar tudo de novo, porque o volume de informação é muito grande. Se não estudar de novo você pode até acertar uma questão de múltipla escolha, mas dificilmente irá conseguir acertar uma dissertativa. 

Matérias como Biologia e Química compensa você dividi-las, como falei. Durante a semana você estuda uma parte de Biologia para avançar no conteúdo e outra para revisar; Química igualmente. Se eu fosse você estudava tudo logo, porque ano que vem você vai ter essa necessidade de rever o que você viu nesse, e isso também demanda tempo. No entanto, essa é uma decisão sua.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Christian M. Martins Sex 08 maio 2015, 09:47

Pois é, talvez eu divida a semana inteira novamente. Só que vou precisar adquirir os livros de todas matérias, como você citou.

Até agora já Vi Citologia, Histologia, Embriologia, Fungos, Protozoários, Vírus e início de Botânica, nas Pteridófitas. Contudo, preciso revisar Embriologia e Histologia, matérias nas quais sou muito ruim (acho que vou combar meu Amabis e Martho com a coleção da Sônia Lopes em três volumes que tenho aqui, pra além de aumentar meu conhecimento sobre essas duas matérias, revisar o que precisa ser revisado).

Valeu pelas dicas, galera. Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Convidado Sex 08 maio 2015, 09:52

Embriologia é do  :evil:. Eu acho legal, mas é muito difícil lembrar todos os acontecimentos e nomes como "sinciciotrofoblasto". Eu estudo pelo Sônia Lopes; e boa sorte com Botânica, KKKK. Eu já vi, é meio difícil também, agora estou revisando, começando a estudar as Angiospermas de novo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Christian M. Martins Sex 08 maio 2015, 09:56

A parte de Protozoáros em Amabis e Martho é bem completinha e de fácil entendimento (claro que o nome de todos os Filos é um pouco difícil de aprender, mas isso não se deve à didática dos professores).

Agora, a parte de Fungos é bem superficialmente explanada, nem chega a falar sobre a toxicidade das substâncias presentes nos esporos sexuais. Não chegou a falar sobre a reprodução em Quitridiomicetos, sobre micoses, etc.

Vou ver se acho no Sônia Lopes isso também, que é outra deficiência minha em Biologia.

Então, Embriologia é chato mesmo. Tem muito nomezinho e especificação.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Cronograma de estudos Empty Re: Cronograma de estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos