PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resistência, potência e chuveiro elétrico

+5
Vieira1
velloso
Elcioschin
alissonsep
Luís
9 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Luís Dom 15 Jan 2012, 02:34

Relembrando a primeira mensagem :

Existem 2 fórmulas que relacionam resistência e potência dissipada que pra mim são contraditória: P = U²/R e P = Ri²
Na primeira, a resistência é inversamente proporcional à potência e na segunda ela é diretamente proporcional.

Exemplo de exercício: Um chuveiro elétrico normalmente funciona nas posições MORNA ou QUENTE. A passagem de MORNA para QUENTE significa uma redução na ____________. Consequentemente, ____________ a corrente, enquanto a ____________ permanece constante.

Gabarito: resistência, aumenta, tensão.

Pois bem, segundo essa questão, quando diminui a resistência a potência aumenta, não é mesmo? Pois houve um aquecimento da água...
Além disso, o que me deixa encucado é com o fato de ocorrer aquecimento pela diminuição da resistência. Eu pensei que o aquecimento ocorresse exatamente pelo fato de haver resistência... Question Question

Luís
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1177
Data de inscrição : 09/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo


Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Vieira1 Dom 02 Set 2012, 17:22

sabe o meu problema?

eu fico inseguro em ter entendido ou não

revendo seus comentários você explicou isso trocentas vezes

Vieira1
Vieira1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 153
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 29
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Vieira1 Dom 02 Set 2012, 17:22

ahhhhh antes que me esqueça

agora eu entendi
vlw
Vieira1
Vieira1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 153
Data de inscrição : 29/07/2012
Idade : 29
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Elcioschin Dom 02 Set 2012, 18:23

Vieira

Você continua a usar erradamente o termo FENÔMENOS

O termo correto é equipamento elétrico

Chuveiros, torradeiras, fornos elétricos residenciais, ferros de passar roupa, etc, são equipamentos elétricos que transformam energia elétrica em calor.
Esta transformação é efetuada em resistores elétricos, que são componentes destes equipamentos.

As regras que eu ensinei aqui valem para TODOS os equipamentos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71795
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por tercio Sáb 14 Set 2013, 02:47

Eu até entendi esse lance:
i=u/r se P=r.i² então se r'=r/2 então i'=2i logo p'=r/2(2i)² logo p'=2.ri² ou p'=2p

mas eu no fundo não entendo algumas questões de vestibular, quase nunca sei em questões de lampadas e chuveiros se a potencia vai alterar e qual equação devo usar p=ui p=ri² p=u²/r... se alguém puder ajudar agradeço muito.

tercio
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 15/03/2013
Idade : 30
Localização : Vitória da Conquista - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Gabriel Rodrigues Sáb 14 Set 2013, 11:00

tercio escreveu:Eu até entendi esse lance:
i=u/r se P=r.i² então se r'=r/2 então i'=2i logo p'=r/2(2i)² logo p'=2.ri² ou p'=2p

mas eu no fundo não entendo algumas questões de vestibular, quase nunca sei em questões de lampadas e chuveiros se a potencia vai alterar e qual equação devo usar p=ui p=ri² p=u²/r... se alguém puder ajudar agradeço muito.
Todas essas equações refletem o mesmo princípio e são obtidas da mesma maneira:

P = ui -> u = ri -> P = ri²
P = ui -> i = u/r -> P = u²/r

A diferença é que, em determinados exercícios, você usa uma específica por ser mais rápido. O importante é observar qual grandeza permanece constante. 

Na maioria dos que envolvem chuveiro, a tensão permanece constante. É mais viável usar essa: P = u²/r
Em casos de circuitos de caminho único, a corrente é constante e mais vale usar essa: P = ri²

Aí vai mais do senso físico e perceber por qual equação fica mais fácil de analisar.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por tercio Sáb 14 Set 2013, 11:06

hum... vou passar a analisar as questões em função de uma grandeza constante então, obrigado Gabriel. =)

tercio
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 15/03/2013
Idade : 30
Localização : Vitória da Conquista - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Israel Pereira Qui 06 Fev 2014, 15:23

Achei interessante toda a discussão sobre a questão da resistência com o chuveiro, mas venho aqui apresentar uma questão meio que filosófica e espero a atenção na resposta.

Supercondutores são materiais que apresentam resistência " 0 ", afirma-se que a corrente pode permanecer nos mesmos indefinidamente, pois sem resistência NÃO AQUECEM, não dissipam energia e assim a corrente permanece constante.

Meus amigos por tudo o que foi explicado neste tópico, não era de se esperar que um condutor com resistência zero tivesse uma potência de dissipação máxima????

Ou seja, quanto menor a resistência, maior a potência de dissipação... no caso dos supercondutores a resistência é zero, porque então, eles dizem que não há dissipação de calor e por isso a corrente permanece indefinidamente????

Parece-me haver ai um paradoxo!!

Ajudem-me nesta busca pelo conhecimento!!

Israel Pereira
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/02/2014
Idade : 34
Localização : Juazeiro do Norte Ceará Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Euclides Qui 06 Fev 2014, 16:40

Um resistor é, por definição, um elemento que dissipa toda a potência em forma de calor. É claro que para um chuveiro necessitamos de um resistor e não de um supercondutor.

Veja esta analogia:

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Lb5a

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Israel Pereira Qui 06 Fev 2014, 17:25

Obrigado pela resposta Euclides. Porém, minha dúvida permanece, eu sei que num chuveiro eletrônico jamais usariam um supercondutor. Minha dúvida é referente mesmo a lei da física.  Os supercondutores que possuem resistência nula deveriam pelas explicações matemáticas como a seguinte fórmula: P = u²/r, apresentar uma grande potência dissipadora...

No entanto, por definição tais supercondutores não dissipam calor.

É nessa contradição que reside a minha dúvida. Pois o conceito apreendido é de que quanto menor a resistência, maior será  a dissipação de calor, espero ter sido mais claro na exposição da minha dúvida.

Israel Pereira
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/02/2014
Idade : 34
Localização : Juazeiro do Norte Ceará Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Euclides Qui 06 Fev 2014, 17:48

P=Ri² --> resistência constante

P=U²/R --> ddp constante

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resistência, potência e chuveiro elétrico - Página 3 Empty Re: Resistência, potência e chuveiro elétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos