PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

3 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?  Empty Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

Mensagem por VctMR Dom 14 Jun 2020, 15:53

Redação no modelo Enem. Dê-me uma nota verdadeira para este texto. Desde já agradeço pela correção. Smile


Os desafios do envelhecimento da população brasileira.

        De acordo com postagem da BBC News, países desenvolvidos como a Alemanha, ampliou, em 2019, as chamadas garantias essenciais aos idosos, como segurança financeira e o bem estar. Entretanto, no Brasil, a situação do envelhecimento e o consequente aumento do público de mais idade, são cenários configurados não apenas pela inobservância do Estado mas também pelo desrespeito de uma parte dos jovens. Nessa perspectiva, convém analisarmos os principais desafios desse fenômeno em nossa sociedade hodiernamente.
           Em primeira análise, na mesma proporção que a velhice é um fator natural do corpo perante o tempo, o crescimento dos problemas intrínsecos a essa conjuntura em consonância com a negligência do Governo brasileiro, são empecilhos paulatinamente enfrentados hoje por milhões de idosos. Sob essa óptica, Hannah Arendt, filósofa alemã, dizia que o velho aliado a espontaneidade dos eventos sociais corroboram com a ideia de acomodação e normalidade. Isto é, passam-se os anos e o crescimento da quantidade de idosos, infelizmente, não parece preocupar tanto as autoridades, o que é uma verdadeira desmoralização a essa população tão pouco amparada.
             Além disso, segundo pesquisa publicada no portal G1 de notícias, no Brasil, 6 em cada 10 pessoas da terceira idade diz já terem sofrido algum tipo de agressão ou terem sido alvos de preconceitos. É, pois, inaceitável que essa situação ainda possa permear e prevalecer em nosso meio, diante de tantas consequências que tais desavenças podem gerar, como a depressão e a segregação dessa minoria cada vez mais esquecida e menosprezada pelo grande público mais novo.
            Para que, portanto, o Brasil siga o modelo de ações eficazes da Alemanha em face do envelhecimento da população, é imprescindível, para isso, uma maior mobilização do Estado. Dessarte, o Governo Federal deve implementar políticas públicas que priorizem o direito da pessoa de mais idade de denunciarem malfeitores e a ampliação de um sistema de saúde especializado que atendam aos efeitos da velhice. Isso deve ser feito por meio de pesquisas que corroborem com as demandas dessa parcela, com ajuda de profissionais capacitados para tal. Espera-se, com isso, minimizar a discrepância da desigualdade entre indivíduos jovens e velhos.
VctMR
VctMR
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 11/05/2018
Idade : 23
Localização : Brasíla

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?  Empty Re: Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

Mensagem por Fabinho snow Seg 15 Jun 2020, 11:23

 países desenvolvidos como a Alemanha, ampliou, em 2019
países desenvolvidos, como a Alemanha, ampliaram em 2019
como alemanha é um aposto e 'em 2019' é uma locução adv de tempo e como o verbo é intransitivo está na ordem direta e, portanto, sem vírgula.
aumento do público de mais idade, são cenários configurados
 essa vírgula entre sujeito e verbo não existe

inobservância do Estado mas também pelo desrespeito
   eu não tenho certeza, os colegas podem confirmar aí depois se a vírgula antes desse 'mas' é facultativa ou obrigatória, não considerei como erro por isso, mas creio que seja obrigatória
agora quanto à estrutura, não entendi a relação de inobservância do estado com aumento da população idosa, é um fenômeno advindo do processo de diminuição da taxa de fecundidade, o que é observado em países desenvolvidos por exemplo, se você colocasse 'situação crítica de envelhecimento' seria outra coisa, mas aí você - no meu entendimento - ta culpando o governo da população estar envelhecendo.


 negligência do Governo brasileiro, são empecilhos
  novamente o problema da vírgula separando sujeito e predicado
 o direito da pessoa de mais idade de denunciarem
  a pessoa de mais idade denuncia, erro na conjugação do verbo.
 Isso deve ser feito por meio de pesquisa
   o correto seria isto, está se referindo a algo anteriormente dito
não achei sua proposta de intervenção completa, quando se fala em orgãos competentes espera-se que diga quem poderia fazer isso, o legislativo, executivo ou judiciário e como a partir de suas jurisdições fariam a diferença no problema. E você pôs outro agente para o problema, que são os profissionais capacitados, eu sugiro que ponha apenas 1 agente, no caso seria o governo, pois se não você vai ter que fazer uma análise completa de todas as suas soluções: agente, ação, modo e resultado
você teve muitos erros de português e isso afeta na coesão e, consequentemente, na coerência.
bom, essa é minha opinião, no enem talvez sua nota poderia ser maior dependendo da análise do corretor
competências
1 - língua portuguesa:  50
2 - tema e gênero dissertativo: 140
3 -  defesa do ponto de vista/coerência: 100
4 - coesão e articulação: 100
5 - proposta de intervenção: 120
NOTA: 510

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?  Empty Re: Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

Mensagem por VctMR Seg 15 Jun 2020, 11:52

Muito obrigado pela correção. Realmente preciso melhorar. Qual a nota máxima que você já tirou na redação do Enem?
VctMR
VctMR
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 11/05/2018
Idade : 23
Localização : Brasíla

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?  Empty Re: Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

Mensagem por Fabinho snow Seg 15 Jun 2020, 15:14

não fiz enem ainda, minha base de redação é de concursos militares; única mudança drástica entre eles é a proposta de intervenção, há outras mudanças também, mas são um pouco mais sensíveis.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?  Empty Re: Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

Mensagem por _Arthur_ Ter 16 Jun 2020, 07:38

Dica de repertório: Franz Kafka diz, em seu livro "A Metamorfose" - ainda que de forma implícita, que um indivíduo, ao envelhecer, para de produzir, por conseguinte, perde sua função no corpo social marcadamente capitalista e, por fim, perde também seu valor enquanto ser humano. Desse modo, o idoso fica alheio à sociedade e sofre, em última análise, com o ageísmo, já que o simples aparecimento de rugas pode afastar pessoas.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?  Empty Re: Redação ENEM sobre Envelhecimento: me dê uma nota?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos