PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ENEM] Atribuam nota a essa redação

Ir para baixo

[ENEM] Atribuam nota a essa redação Empty [ENEM] Atribuam nota a essa redação

Mensagem por benicl Sáb 24 Ago 2019, 20:58

Tema: Desafios para a educação da população indígena no Brasil.

O Segundo Pacto

"Jean-Jacques Rousseau, filósofo contratualista, afirmou que as sociedades surgiram a partir da desigualdade. Esse Primeiro Pacto, assim nomeado pelo pensador, dividiu os seres humanos entre fortes e fracos. Analogamente, o Brasil principiou-se nesse contexto, pois a população indígena é, desde 1500, desvalorizada. Isso faz com que os povos autóctones brasileiros, por residirem majoritariamente em locais remotos, não tenham acesso à educação de qualidade e suas consequências positivas.

Em primeiro plano, é imperioso destacar a importância da educação para a inclusão social. Conforme "The Knowledge", canção da artista estadunidense Janet Jackson, o conhecimento concede poder àquele que o detém. Assim, os indígenas, ao terem acesso à aprendizagem formal, podem conhecer acerca de seus direitos, e, por conseguinte, conquistarem relevância dentro da sociedade. Portanto, infere-se as consequências positivas da educação para a população autóctone brasileira.

Entretanto, esse acesso à aprendizagem formal pelos índios ainda não é pleno, porque, em sua maioria, as populações autóctones estão localizadas em áreas remotas. Isso impossibilita a ida dos índigenas às escolas e às universidades. Tal desafio, principal envolvendo a educação desse grupo, pode ser contornado por meio da EaD - Educação à Distância -, modalidade de ensino que leva, por meio da internet, o saber a qualquer lugar, independentemente de sua localização.

Dessarte, assim como Rousseau propôs no século XVIII, é preciso elaborar um Segundo Pacto, que objetive a igualdade entre os indivíduos. Compete ao Governo Federal criar e manter, por meio da internet, escolas e universidades virtuais voltadas para os indígenas, com o intuito de aumentar as oportunidades educacionais desse grupo, e, consequentemente, promover sua inclusão social. Então, com a realização de tal intervenção, tornar-se-ão diminutos os desafios para a educação da população indígena no Brasil."

Pessoal, essa redação foi escrita no caderno, todavia, eu a corrigi no bloco de notas do meu celular. Tenho dificuldades em passar a limpo meus textos pois borro muito meus rascunhos e me atrapalho. Eu acredito que cometo mais erros na hora de transcrever os textos do que enquanto os crio na folha de rascunho. Essa é a minha primeira redação com título e a escrevi por partes, iniciando pela conclusão.

Desconsidere qualquer letra duplicada ou erro grosseiro na grafia das palavras se houver, foi erro de digitação.

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Atribuam nota a essa redação Empty Re: [ENEM] Atribuam nota a essa redação

Mensagem por benicl Dom 25 Ago 2019, 17:13

Alguém poderia corrigir a redação? Acho que elas estão diminuindo de nível.

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos