PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

2 participantes

Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por benicl Ter 30 Jul 2019, 17:22

.


Última edição por benicl em Dom 04 Ago 2019, 18:47, editado 1 vez(es)

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty Re: [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por Hume_Mascarenhas Qui 01 Ago 2019, 18:58

1 Urgir é um verbo impessoal cujo sujeito é a oração seguinte e, neste caso, ela não pode começar pela preposição a, que tornaria o Ministério da Saúde num complemento indireto. Pode-se dizer: cumpre ao Ministério da Saúde fazer..., mas não: "urge ao *SUJEITO* fazer..." 

2 A automedicação não deve ser ''demonizada'' pois, embora seja um grave problema de saúde pública, ela é um mecanismo que protege a superlotação dos Hospitais e das clínicas. (Ou melhor, que dificulta o agravamento da saturação já constatada dos prestadores de serviços de saúde). Portanto o caminho a ser tomado para com esse hábito é, do meu ver, educativo e não plenamente opositivo - ''extinta'' como você disse na conclusão.
3 Achei estranho você afirmar que a evolução da indústria farmacêutica proporcionou situações ainda desconhecidas e dar como exemplo as situações referidas logo em seguida... não seria melhor trocar esse ''desconhecidas'' por outro adjetivo de valor disfórico ou então acrescentar ''situações de efeitos até então pouco conhecidos''?
4 Sobre a proposta de intervenção, "proibir a publicidade de remédios", não seria melhor adicionar um termo restritivo a esse trecho? Proibir publicidades abusivas de remédios, proibir publicidades de certo medicamentos... algo nesse sentido? Ou você quis mesmo dizer proibir qualquer tipo de publicidade de remédios?
É uma boa redação, acho que conseguiria algo entre 860pts e 920pts modelo Enem.
Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty Re: [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por benicl Qui 01 Ago 2019, 19:01

Obrigado pelas dicas e correção. Eu quis dizer proibir todo o tipo de propaganda de remédios, como já acontece com o cigarro.
Essas notas seriam de uma correção bem rígida? Pois se for, estaria extremamente satisfeito com elas.

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty Re: [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por benicl Qui 01 Ago 2019, 21:36

Mas nenhum ponto de vista está a salvo de contrapontos. Até as redações nota 1000 do ano passado "demonizam" coisas que nem são tão graves assim. Não têm como, a automedicação é sim desincentivada por muitos médicos, pois muitas pessoas podem ter reações fatais a um simples paracetamol, dipirona, entre outros. Ou até mesmo fazer um mau uso.

Acho que seu comentário lá na outra correção se aplica aqui, pois a solução não é para extinguir o tema, e sim para amenizá-lo.

Mas 920 estaria bom demais para mim, não tenho essa meta de tirar nota 1000. Só o fato de você ter feito apenas duas observações significa que estou no caminho certo.

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty Re: [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por benicl Qui 01 Ago 2019, 21:38

E também o "até então", antes de "desconhecidos", significa o surgimento daquele problema, pois antes da evolução da farmacêutica não haviam problemas desse tipo na sociedade. O

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 10/07/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty Re: [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por Hume_Mascarenhas Sex 02 Ago 2019, 13:18

Tem razão, li o trecho fragmentado, até então pode significar ainda ou até o momento citado, no caso: " ao decorrer do século xx"
Enfim! Bons estudos  Laughing
Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação? Empty Re: [ENEM] Alguém pode atribuir nota a essa redação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos